{"id":3692,"date":"2021-07-08T00:00:00","date_gmt":"2021-07-08T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/submarino\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:33","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:33","slug":"submarino","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/submarino\/","title":{"rendered":"Submarino: conhe\u00e7a uma das pioneiras do e-commerce no Brasil"},"content":{"rendered":"\n

O Submarino \u00e9 uma das pioneiras do e-commerce brasileiro. 100% digital e com foco no p\u00fablico “heavy user”, conhe\u00e7a tudo sobre a marca!<\/em><\/h2>\n\n\n\n

O pontap\u00e9 do e-commerce no Brasil foi em 1996, com o lan\u00e7amento da livraria virtual Booknet. A novidade era tamanha que a inaugura\u00e7\u00e3o foi not\u00edcia<\/a> em jornais de circula\u00e7\u00e3o nacional. Em 1999, por\u00e9m, ela foi vendida para o projeto TBL S.A. E naquele momento nascia o que viria a ser um dos maiores e-commerces do pa\u00eds: o Submarino<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Antenado, jovem, moderno, aberto ao novo\u2026 Todos esses s\u00e3o adjetivos que descrevem muito bem a marca Submarino e est\u00e3o presentes e vis\u00edveis na sua trajet\u00f3ria. Quem diria que a primeira loja on-line brasileira evoluiu, se aperfei\u00e7oou, cresceu e se tornou uma das maiores representantes do mercado virtual no Brasil?<\/p>\n\n\n\n

Neste ano, a marca completa 22 anos, sempre oferecendo os mais variados produtos e a melhor experi\u00eancia para o cliente. Al\u00e9m, \u00e9 claro, de cultivar uma rela\u00e7\u00e3o sincera e pr\u00f3xima com seu p\u00fablico. <\/p>\n\n\n\n

Para entender como o Submarino chegou at\u00e9 aqui com um p\u00fablico fiel, nada melhor do que entender todos os passos dessa jornada. Confira a seguir!<\/p>\n\n\n\n

1999: de Booknet a Submarino<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Com a aquisi\u00e7\u00e3o da Booknet, a nova empresa abarcou os ativos da livraria, bem como a marca, o site de dom\u00ednio da empresa, uma carteira de 50 mil clientes cadastrados e a experi\u00eancia de trabalho no varejo on-line de mais de tr\u00eas anos. <\/p>\n\n\n\n

Em 3 de novembro de 1999, o Submarino foi lan\u00e7ado e j\u00e1 era considerado o maior site de vendas de livros, CDs e brinquedos do pa\u00eds. <\/p>\n\n\n\n

Uma das coisas \u00e0 qual a marca se prop\u00f4s foi trazer valor para os clientes, oferecendo mais do que produtos. Com isso, a marca entregava conte\u00fados exclusivos, como not\u00edcias di\u00e1rias, entrevistas, resenhas e sinopses de livros e de CDs.<\/p>\n\n\n\n

O e-commerce  foi constru\u00eddo utilizando a mais moderna tecnologia dispon\u00edvel, em parceria com a Microsoft. E todo o processo de armazenagem, prepara\u00e7\u00e3o e despacho eram informatizados e utilizavam os melhores padr\u00f5es internacionais. Isso resultou em agilidade e precis\u00e3o no atendimento de pedidos.<\/p>\n\n\n\n

O sucesso e a recep\u00e7\u00e3o do p\u00fablico foi tanta que, j\u00e1 no primeiro m\u00eas de atua\u00e7\u00e3o, a empresa obteve um faturamento superior a um milh\u00e3o de reais. No Natal, a empresa n\u00e3o conseguiu atender a demanda e foi preciso comprar produtos em lojas f\u00edsicas para honrar os pedidos on-line. Ao final dos primeiros seis meses, contava com uma base de 500 mil clientes em todo o territ\u00f3rio nacional.<\/p>\n\n\n\n

Em 2003, o site j\u00e1 disponibiliza cerca de 700 mil produtos diferentes, divididos em 17 categorias, com mais de um milh\u00e3o de clientes atendidos e um faturamento de mais de R$ 211 milh\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\"submarino<\/figure>\n\n\n\n

Submarino aqui, ali, acol\u00e1!<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Junto com o lan\u00e7amento da marca no Brasil, o Submarino inaugurou seu site na Espanha. Inclusive, esse fator foi importante e decisivo para a escolha do nome da empresa, pois era preciso um nome que fosse f\u00e1cil de memorizar, funcionasse nas duas l\u00ednguas e que tivesse dom\u00ednio dispon\u00edvel nos dois pa\u00edses.<\/p>\n\n\n\n

Ainda em 1999, passou a atuar em outros dois pa\u00edses (Argentina e M\u00e9xico) e adquiriu a empresa argentina de material de escrit\u00f3rio, a Officenet. A transa\u00e7\u00e3o era ben\u00e9fica para ambas: o Submarino aumentaria suas vendas para um IPO na bolsa americana Nasdaq,e a Officenet entraria no mercado brasileiro.<\/p>\n\n\n\n

Mas em abril de 2000, com a mudan\u00e7a de diretrizes da Nasdaq, o Submarino precisou suspender as vendas no exterior, concentrando seus esfor\u00e7os no Brasil.<\/p>\n\n\n\n

Submarino: sin\u00f4nimo de tecnologia<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Por ser considerada a evolu\u00e7\u00e3o da primeira loja on-line do Brasil, que era uma livraria, o Submarino, desde o in\u00edcio, tem uma liga\u00e7\u00e3o especial com os leitores \u00e1vidos. Tanto \u00e9 que, h\u00e1 um tempo, o site possui uma p\u00e1gina toda dedicada \u00e0 Bienal<\/a>, que \u00e9 atualizada com novidades do universo dos livros atrav\u00e9s de diversos formatos.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

E como junto com os livros, os primeiros itens a serem vendidos eram relacionados \u00e0 tecnologia, como gadgets, videogames e itens da cultura geek, esse \u00e9 um p\u00fablico fiel da marca! E essa rela\u00e7\u00e3o foi sendo constru\u00edda ao longo dos anos. <\/p>\n\n\n\n

E toda a identidade visual da marca, suas campanhas e comunica\u00e7\u00f5es s\u00e3o pensadas para abra\u00e7ar, tamb\u00e9m, este p\u00fablico. Aqui, as m\u00e3es s\u00e3o gamers, os filhos modernos, pais antenados, o amor \u00e9 um direito de todos! E voc\u00ea pode conferir isso nas redes sociais da marca, como o perfil no Instagram<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Evolu\u00e7\u00e3o: Submarino > B2W Digital > B2W Marketplace<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O ano de 2006 foi marcante na hist\u00f3ria do Submarino. Foi nesse ano que aconteceu a fus\u00e3o com a Americanas, que deu origem \u00e0 B2W Digital, a companhia l\u00edder no segmento de vendas on-line no mercado brasileiro. <\/p>\n\n\n\n

A nova empresa se tornou uma das gigantes do com\u00e9rcio eletr\u00f4nico no mundo, ficando atr\u00e1s apenas da Amazon e da Barnes & Nobles, ambas americanas. No ano seguinte, a B2W Digital adquiriu, tamb\u00e9m, o Shoptime<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Em 2013, a B2W Digital deu um passo al\u00e9m na sua estrat\u00e9gia e lan\u00e7ou o B2W Marketplace, um novo modelo de neg\u00f3cios que visava impulsionar as tr\u00eas marcas que compunham a empresa. <\/p>\n\n\n\n

O marketplace<\/a> pode ser caracterizado como um grande shopping on-line, onde o cliente encontra de tudo. Ele \u00e9 ben\u00e9fico para quem adere e para quem abre espa\u00e7o para novos vendedores. Para se ter uma ideia, a B2W Marketplace registrou, apenas em 2020, 1 bilh\u00e3o de visitas, mais de 31 milh\u00f5es de itens vendidos e R$16 milh\u00f5es em faturamento pelos parceiros que vendem ali.<\/p>\n\n\n\n

A <\/strong>plataforma<\/strong><\/a> nasceu para possibilitar que lojistas de todo Brasil pudessem vender seus produtos no Submarino, Americanas e Shoptime. A novidade acompanhou uma tend\u00eancia que j\u00e1 se consolidava no mercado internacional e chegava, ainda meio t\u00edmida, \u00e0s terras brasileiras.<\/p>\n\n\n\n

O que s\u00f3 o Submarino tem!<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Cart\u00e3o de cr\u00e9dito Submarino<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Ainda em 2006, o Submarino foi uma das primeiras lojas a criar o seu pr\u00f3prio cart\u00e3o de cr\u00e9dito. Com ele, os clientes podiam realizar financiamento em parcelas com juros para compras no site, al\u00e9m de ter acesso a um exclusivo programa de recompensas e promo\u00e7\u00f5es especiais.<\/p>\n\n\n\n

Com pouco menos de seis meses de opera\u00e7\u00e3o, foram emitidos mais de 50 mil cart\u00f5es. Hoje, ele oferece ainda mais vantagens, como o parcelamento em at\u00e9 15x sem juros, descontos exclusivos e limite de cr\u00e9dito diferenciado e o Programa L\u00e9guas, que permite o ac\u00famulo de l\u00e9guas para trocar por produtos no site.<\/p>\n\n\n\n

Submarino Viagens<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Com o Submarinos Viagens, voc\u00ea viaja tranquilo! O servi\u00e7o oferece aos usu\u00e1rios reservas de passagens a\u00e9reas, hospedagem, pacotes tur\u00edsticos, cruzeiros mar\u00edtimos, seguro viagem, traslados e atra\u00e7\u00f5es tur\u00edsticas. <\/p>\n\n\n\n

A ideia para este servi\u00e7o surgiu com a compra da Travelweb Viagens e Turismo, ainda em 2006. Atrav\u00e9s da novidade, o cliente tem acesso on-line a:<\/p>\n\n\n\n