{"id":3712,"date":"2021-07-12T00:00:00","date_gmt":"2021-07-12T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/red-friday\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:34","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:34","slug":"red-friday","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/red-friday\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 Red Friday e como aproveit\u00e1-la?"},"content":{"rendered":"\n

A Red Friday \u00e9 uma \u00f3tima oportunidade para lojistas e clientes. Saiba mais sobre a Black Friday da Americanas<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Voc\u00ea conhece a Red Friday<\/strong>? Essa \u00e9 a \u201cvers\u00e3o Americanas\u201d da famosa Black Friday<\/a>. Adaptar o nome de um evento t\u00e3o importante, deixando-o com a carinha (e a cor) da marca, foi uma forma de trazer a data ainda mais para perto da empresa, dos lojistas parceiros e dos seus clientes.<\/p>\n\n\n\n

Foi em 2011 que a Americanas<\/a> levou pela primeira vez o conceito de Red Friday para o p\u00fablico. A estrat\u00e9gia tinha como objetivo consolidar ainda mais a marca no mercado digital.<\/p>\n\n\n\n

O sucesso n\u00e3o poderia ser maior: a novidade despertou a curiosidade do p\u00fablico, o novo nome trouxe uma exclusividade para a a\u00e7\u00e3o e aumentou ainda mais a visibilidade da Americanas na internet.<\/p>\n\n\n\n

A Red Friday acontece totalmente no ambiente digital e \u00e9 divulgada atrav\u00e9s do site da Americanas e seus perfis nas redes sociais. Bem como em a\u00e7\u00f5es on-line com parceiros e influenciadores atrav\u00e9s de lives e propagandas em sites como YouTube.  <\/p>\n\n\n\n

Nos \u00faltimos anos, por\u00e9m, a estrat\u00e9gia da Red Friday chegou at\u00e9 a TV. Personalidades como Fernanda Gentil<\/a>, F\u00e1bio Porchat e Ingrid Guimar\u00e3es j\u00e1 foram divulgar os grandes descontos da data no hor\u00e1rio nobre de alguns dos maiores canais de televis\u00e3o no Brasil.<\/p>\n\n\n\n

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Como o seu neg\u00f3cio pode aproveitar a Red Friday<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Em 2020, a Black Friday foi respons\u00e1vel por um faturamento de R$ 4 bilh\u00f5es<\/a> no varejo. Muitos lojistas j\u00e1 se acostumaram a vender em um fim de semana o que, normalmente, vendem em um ou dois m\u00eas. A verdade \u00e9 uma s\u00f3: para quem vende on-line, n\u00e3o d\u00e1 pra ficar de fora!<\/p>\n\n\n\n

Por isso, trouxemos algumas dicas para mostrar como voc\u00ea pode aproveitar a Red Friday, a maior Black Friday do Brasil, para alavancar suas vendas e levar o seu neg\u00f3cio para um novo patamar!<\/p>\n\n\n\n

Fa\u00e7a um bom planejamento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Um bom planejamento<\/a> precisa ser pr\u00e1tico, r\u00e1pido e f\u00e1cil de executar. E para participar da Red Friday, ter um \u00e9 essencial!<\/p>\n\n\n\n

Para come\u00e7ar, fa\u00e7a uma pesquisa de mercado para ter uma uma vis\u00e3o completa de itens em alta, o que tem demanda por parte do consumidor.<\/p>\n\n\n\n

A partir disso voc\u00ea saber\u00e1 em quais itens investir, como promocion\u00e1-los e a estrat\u00e9gia que voc\u00ea dever\u00e1 usar para cada um: gerar lucro, tr\u00e1fego, aumentar convers\u00e3o ou ticket m\u00e9dio dos clientes etc.<\/p>\n\n\n\n

Fique de olho no seu estoque!<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Red Friday \u00e9 sin\u00f4nimo de vendas. De muitas vendas! Por isso, a gest\u00e3o de estoque<\/a> deste per\u00edodo \u00e9 significativamente diferente das demais \u00e9pocas do ano. <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante que voc\u00ea tenha para entregar aquilo que vendeu, sem atrasar entregas, frustrar o cliente e, consequentemente, oferecer uma experi\u00eancia de compra abaixo do esperado. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, abaste\u00e7a o estoque antes de come\u00e7ar as vendas. E se voc\u00ea est\u00e1 come\u00e7ando, uma boa dica \u00e9: d\u00ea prefer\u00eancia ao estoque horizontal. Com ele, voc\u00ea, por exemplo, em vez de ter dez varia\u00e7\u00f5es de um mesmo produto, tem dez unidades dele.<\/p>\n\n\n\n

Entenda como voc\u00ea pode vender produtos complementares e trabalhar essa oferta para os clientes. Quanto mais ele achar tudo que precisa com voc\u00ea, melhor!<\/p>\n\n\n\n

Capriche no cadastro e descri\u00e7\u00f5es dos itens<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Os clientes precisam encontrar toda informa\u00e7\u00e3o relevante do item na p\u00e1gina do produto. Ent\u00e3o, dedique-se ao cadastro de produtos<\/a> e fa\u00e7a uma descri\u00e7\u00e3o que cite as principais caracter\u00edsticas do item. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m das t\u00e9cnicas (como material, tamanho, peso), fale como o cliente pode us\u00e1-lo, o que fazer para conservar mais, qual o diferencial do produto e porqu\u00ea ele seria a melhor escolha do cliente. Apresente, tamb\u00e9m, boas fotos, bem iluminadas, de todos os \u00e2ngulos poss\u00edveis, usando um fundo branco<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

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Trabalhe bem sua precifica\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

\u00c9 preciso criar uma estrat\u00e9gia inteligente de precifica\u00e7\u00e3o. Para isso, voc\u00ea n\u00e3o deve utilizar um \u00fanico markup para todos os seus produtos. <\/p>\n\n\n\n

O markup de um marketplace<\/a> n\u00e3o deve ser o mesmo da loja f\u00edsica, por exemplo. Cada canal destes tem um custo diferente para o seu neg\u00f3cio. Vendendo o mesmo produto, voc\u00ea pode ter margens de lucros diferentes, dependendo de onde voc\u00ea venda.<\/p>\n\n\n\n

Entenda qual o objetivo da sua loja com esse produto e outra dica importante \u00e9 n\u00e3o diluir o seu custo fixo no pre\u00e7o de venda.<\/p>\n\n\n\n

E voc\u00ea deve fazer, sim, uma pesquisa de mercado. Mas saiba que a melhor pesquisa de concorr\u00eancia que se faz \u00e9 aquela que s\u00f3 \u00e9 feita depois que voc\u00ea olhou para dentro do seu neg\u00f3cio e j\u00e1 a pr\u00f3pria estrat\u00e9gia montada. O objetivo \u00e9 comparar e n\u00e3o copiar.<\/p>\n\n\n\n

Fa\u00e7a parte das campanhas da Americanas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Gra\u00e7as \u00e0 expertise das equipes da Americanas e da B2W Marketplace, todo ano os parceiros t\u00eam uma s\u00e9rie de campanhas para aderir durante a Red Friday. S\u00e3o descontos em pre\u00e7os, frete, meios de pagamento e cashback. Tudo pensado para atrair mais clientes para o seu neg\u00f3cio e te ajudar a converter ainda mais!<\/p>\n\n\n\n

Ao aderir \u00e0s campanhas, voc\u00ea torna seus produtos mais competitivos, destacando-os dentro da Americanas e ganhando a aten\u00e7\u00e3o dos clientes. E al\u00e9m de aderir \u00e0s campanhas propostas pela plataforma, voc\u00ea pode criar as suas pr\u00f3prias. Se voc\u00ea decide as regras, o per\u00edodo de vig\u00eancia, para quais itens elas valem\u2026<\/p>\n\n\n\n

Vendi, e agora?<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O p\u00f3s-venda \u00e9 uma das partes mais importantes da experi\u00eancia de compra. Por isso, dedique-se a ele! O que voc\u00ea pode fazer para garantir um p\u00f3s-venda exemplar?<\/p>\n\n\n\n

  • Cumpra os prazos! Envie o item dentro do prazo estipulado e evite atrasos e insatisfa\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/li>
  • Tenha cuidado ao enviar o item, para que ele esteja em bom estado e limpo.\u00a0<\/li>
  • Mantenha o status do pedido sempre atualizado e fa\u00e7a isso o mais r\u00e1pido poss\u00edvel.\u00a0<\/li>
  • Caso aconte\u00e7a algum imprevisto, avise o cliente imediatamente. \u00c9 melhor que ele receba a informa\u00e7\u00e3o por voc\u00ea do que precisar ir busc\u00e1-la.<\/li>
  • Ao receber a notifica\u00e7\u00e3o de que o produto foi entregue, informe o cliente e pergunte o qu\u00e3o satisfeito ele ficou com todo o processo (compra e entrega).<\/li><\/ul>\n\n\n\n
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