{"id":4233,"date":"2021-12-03T00:00:00","date_gmt":"2021-12-03T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vitrinismo\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:20","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:20","slug":"vitrinismo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vitrinismo\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 vitrinismo e como fazer isso?"},"content":{"rendered":"\n

Conhe\u00e7a o vitrinismo, saiba como montar uma vitrine que encanta o cliente e incremente as vendas de sua loja f\u00edsica<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Quantas vezes sa\u00edmos de casa sem inten\u00e7\u00e3o de fazer compras at\u00e9 que, no caminho, uma vitrine desperta nossa aten\u00e7\u00e3o? Em pouco tempo, estamos dentro da loja, comprando algo que n\u00e3o t\u00ednhamos planejado!<\/p>\n\n\n\n

Esse comportamento n\u00e3o \u00e9 obra do acaso, mas de uma t\u00e9cnica chamada vitrinismo<\/strong>, uma das estrat\u00e9gias do visual merchandising<\/a>, que busca oferecer a melhor experi\u00eancia de compra ao cliente, por meio de est\u00edmulos variados como aromas, cores e texturas.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Dados do Sebrae<\/a>, Servi\u00e7o Brasileiro de Apoio \u00e0s Micro e Pequenas Empresas, d\u00e3o bem a import\u00e2ncia da vitrine para o sucesso do neg\u00f3cio: 80% das compras s\u00e3o decididas enquanto o cliente est\u00e1 diante dela. O tempo m\u00e9dio que a vitrine tem para conquist\u00e1-lo \u00e9 de 2,5 segundos, portanto, \u00e9 fundamental dar toda aten\u00e7\u00e3o ao seu planejamento.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

As primeiras vitrines, ainda bastante rudimentares, surgiram no in\u00edcio do s\u00e9culo XIX. N\u00e3o havia qualquer cuidado com o aspecto est\u00e9tico, o objetivo era, apenas, mostrar o m\u00e1ximo de itens. <\/p>\n\n\n\n

Foram as grandes lojas de departamento europeias e americanas, como a Harrods, em Londres, e a Macy\u2019s, nos Estados Unidos, que come\u00e7aram a dar import\u00e2ncia \u00e0 apresenta\u00e7\u00e3o das vitrines e ao trabalho de vitrinismo. Hoje, pesquisas demonstram que, se bem planejadas, elas podem aumentar as vendas em at\u00e9 25%!<\/p>\n\n\n\n

No vitrinismo, cada detalhe conta<\/strong>!<\/h3>\n\n\n\n

P\u00fablico<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Muitos aspectos devem ser considerados no trabalho de vitrinismo. Um dos primeiros \u00e9, sem d\u00favida, com quem queremos falar: com adolescentes, jovens, m\u00e3es ou consumidores maiores de 60 anos? Que imagem pretendemos passar da nossa marca, arrojada, cl\u00e1ssica ou contempor\u00e2nea? <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 fundamental que voc\u00ea conhe\u00e7a muito bem o p\u00fablico da sua loja antes de qualquer defini\u00e7\u00e3o da sua vitrine. E al\u00e9m de saber quem s\u00e3o esses clientes que compram produtos da sua marca, \u00e9 importante que voc\u00ea conhe\u00e7a seu costume de compra. <\/p>\n\n\n\n

Um p\u00fablico mais jovem provavelmente ser\u00e1 impactado por uma vitrine mais moderna, que conversa com as tend\u00eancias do momento. Enquanto um p\u00fablico mais maduro dar\u00e1 sua aten\u00e7\u00e3o para um vitrine mais arrojada e moderna.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Entenda tamb\u00e9m o que leva esse grupo de pessoas a comprar na sua loja e use isso como vantagem na sua estrat\u00e9gia de vitrinismo. Se o pre\u00e7o dos seus produtos \u00e9 o que chama aten\u00e7\u00e3o, deixe isso em evid\u00eancia na vitrine. J\u00e1, se o que o seu sortimento variado \u00e9 o que atrai o p\u00fablico, aposte em uma vitrine que destaque essa variedade de itens na sua loja. <\/p>\n\n\n\n

Com um p\u00fablico-alvo<\/a> bem definido, \u00e9 hora de ver a disponibilidade de or\u00e7amento que voc\u00ea tem para investir na sua vitrine e escolher um tema.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Temas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Al\u00e9m das festas, que naturalmente mobilizam todo o com\u00e9rcio, como Natal, P\u00e1scoa e Dia das M\u00e3es<\/a>, outras datas tamb\u00e9m podem servir de inspira\u00e7\u00e3o. Na Semana do Meio Ambiente, por exemplo, folhas e outros elementos da natureza podem ser incorporados \u00e0 decora\u00e7\u00e3o da sua vitrine.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Qualquer que seja o motivo ou tema selecionado, \u00e9 importante que o resultado final esteja de acordo com o esp\u00edrito da marca e que mantenha a ess\u00eancia da sua loja. <\/p>\n\n\n\n

Produtos<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Outra pergunta fundamental \u00e9: que produtos ir\u00e3o para a vitrine? O primeiro crit\u00e9rio para essa escolha \u00e9 a qualidade, afinal, voc\u00ea vai querer chamar a aten\u00e7\u00e3o do consumidor para o que voc\u00ea tem de melhor na sua loja. <\/p>\n\n\n\n

Lembre-se de n\u00e3o encher demais ou de menos a vitrine e de eleger um item para ser o destaque, como uma novidade do mercado, por exemplo. Pode ser um livro que acaba de ser publicado, um brinquedo<\/a> novo ou um aparelho eletr\u00f4nico de \u00faltima gera\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Espa\u00e7o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

E para garantir que a sua vitrine n\u00e3o fique lotada ou vazia demais, conhe\u00e7a muito bem o seu espa\u00e7o dispon\u00edvel. Com esse entendimento, fica ainda mais f\u00e1cil preencher a sua vitrine de forma inteligente, isto \u00e9, garantindo o preenchimento dela com uma boa dist\u00e2ncia entre os produtos, para que um n\u00e3o se sobreponha ao outro e os clientes consigam visualizar tudo de forma clara. <\/p>\n\n\n\n

Estrat\u00e9gia<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Se o destaque do vitrinismo estiver alinhado com um tema , nesse caso, o pre\u00e7o n\u00e3o importa muito. Mesmo se o item for caro, sua posi\u00e7\u00e3o na vitrine \u00e9 capaz de torn\u00e1-lo mais interessante aos olhos do consumidor. <\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, um bom plano para impulsionar as suas vendas \u00e9 alinhar suas a\u00e7\u00f5es promocionais com as estrat\u00e9gias de vitrinismo. Assim, se a sua loja estiver fazendo uma promo\u00e7\u00e3o imperd\u00edvel, que merece destaque na sua vitrine, n\u00e3o perca tempo! Crie uma vitrine focada nessa a\u00e7\u00e3o, chame a aten\u00e7\u00e3o dos consumidores e veja os seus resultados crescerem! <\/p>\n\n\n\n

\"vitrinismo<\/figure>\n\n\n\n

Ilumina\u00e7\u00e3o d\u00e1 o clima<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Em busca da luz mais adequada<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Escolhido o destaque, que pode ser mais de um \u2013 formando um conjunto de produtos \u2013 surge outra quest\u00e3o: como fazer para que esses produtos se sobressaiam frente aos demais itens?<\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o muitos os recursos dispon\u00edveis e um dos mais eficientes \u00e9, sem d\u00favida, a ilumina\u00e7\u00e3o. H\u00e1 muitas possibilidades, desde os cl\u00e1ssicos focos de luz, at\u00e9 l\u00e2mpadas de cores variadas, como azul e amarelo, que criam uma ambienta\u00e7\u00e3o especial, ou at\u00e9 as famosas l\u00e2mpadas de LED para criar uma ilumina\u00e7\u00e3o diferenciada. <\/p>\n\n\n\n

A verdade \u00e9 que a ilumina\u00e7\u00e3o chama a aten\u00e7\u00e3o dos consumidores e potencializa a presen\u00e7a dos produtos expostos na sua vitrine. Por exemplo, o item mais importante da sua vitrine pode ser colocado em um foco de luz, dando uma \u00eanfase maior nele. <\/p>\n\n\n\n

Posi\u00e7\u00e3o dos produtos<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Como complemento da ilumina\u00e7\u00e3o, pense muito bem na posi\u00e7\u00e3o dos seus produtos. O produto de destaque da sua vitrine tamb\u00e9m pode ser colocado sobre um apoio que o deixe mais alto e, consequentemente, mais vis\u00edvel para os clientes que passam pela sua loja. <\/p>\n\n\n\n

E al\u00e9m da vitrine, o mesmo produto pode ser destacado dentro da loja, em espa\u00e7os vazios transformados em vitrines montadas especialmente para ele. Assim, o cliente que entra para comprar esse produto pode encontr\u00e1-lo facilmente no seu estabelecimento. <\/p>\n\n\n\n

Na hora de pensar na posi\u00e7\u00e3o dos produtos, lembre-se dessa regra b\u00e1sica: nunca exponha mercadorias no ch\u00e3o! Isso diminui o valor dos produtos aos olhos dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

Cores<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A cor \u00e9 outro aspecto essencial e que pode ser definida de diferentes maneiras: pode recair sobre a cor do logo ou at\u00e9 variar conforme as esta\u00e7\u00f5es do ano ou de acordo com datas festivas, como o Dia dos Namorados<\/a>, quando o vermelho e o rosa s\u00e3o dominantes.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Tons quentes e vibrantes, como amarelo e laranja, podem ser uma boa op\u00e7\u00e3o para o vitrinismo voltado para o p\u00fablico jovem. Tons frios, como o cinza e o azul, s\u00e3o relaxantes. Tudo depende da sua estrat\u00e9gia de vitrinismo e do clima que voc\u00ea pretende criar e passar aos seus clientes. <\/p>\n\n\n\n

Vale lembrar que muitos especialistas recomendam n\u00e3o utilizar somente tonalidades de uma mesma cor, pois isso deixa o espa\u00e7o uniforme e pouco atraente aos olhos dos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Uma dica importante para lojas de roupas \u00e9 lembrar sempre que o objetivo \u00e9 fazer o cliente se imaginar vestindo as pe\u00e7as. Por isso, a escolha do manequim \u00e9 importante. Ele deve ser o mais \u2018humanizado\u2019 poss\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

Magia no ar: como montar uma vitrine de Natal<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Cores natalinas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A vitrine de Natal \u00e9 uma das mais importantes do ano e merece um planejamento cuidadoso. Mesmo com um or\u00e7amento pequeno \u00e9 poss\u00edvel criar algo m\u00e1gico e que atraia a aten\u00e7\u00e3o de quem passa pela sua loja.<\/p>\n\n\n\n

As cores da festa s\u00e3o o verde, o vermelho e o dourado ou prateado, mas voc\u00ea tamb\u00e9m pode sair do tradicional e criar algo diferente. Montar uma \u00e1rvore com os produtos da loja, como livros, cart\u00f5es ou mesmo caixas, \u00e9 uma op\u00e7\u00e3o legal para incluir os seus produtos nessas festas. <\/p>\n\n\n\n

Decora\u00e7\u00e3o para a vitrine na data<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Usar somente objetos reciclados pode ser uma maneira de se destacar e, com uma imagem positiva, de preocupa\u00e7\u00e3o com o meio ambiente  \u2013 se essa iniciativa fizer sentido para a sua marca, \u00e9 claro!<\/p>\n\n\n\n

Suspender os produtos, recurso bastante usado em feiras e mercados populares, d\u00e1 um lindo efeito tamb\u00e9m ao trabalho de vitrinismo. Combine caixas de presente a fios com bolas de Natal, estrelas ou miniaturas de Papai Noel. Uma boa ilumina\u00e7\u00e3o dar\u00e1 os efeitos especiais desejados e, se o seu or\u00e7amento permitir, inclua m\u00fasica e movimento ao cen\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o muitas as possibilidades para montar uma vitrine de Natal, o importante \u00e9 passar a magia da data e encantar o consumidor.<\/p>\n\n\n\n

Vitrine bonita, mais vendas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Renova\u00e7\u00e3o \u00e9 a chave<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Independentemente do tamanho do seu neg\u00f3cio, uma boa vitrine pode ser um grande diferencial competitivo, fazendo com que a sua loja se destaque da concorr\u00eancia e chame a aten\u00e7\u00e3o de todos os consumidores que passam por ela. <\/p>\n\n\n\n

Lembre-se de renovar a vitrine regularmente. N\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio mudar tudo, vale fazer algumas substitui\u00e7\u00f5es, trocar o item em destaque ou mesmo arrumar os produtos de outra maneira. Al\u00e9m disso, a agilidade para aproveitar tend\u00eancias, lan\u00e7amentos ou at\u00e9 um novo momento do mercado deve ser levada em conta sempre. <\/p>\n\n\n\n

Hoje, algumas lojas trabalham com per\u00edodos definidos previamente para renovar suas vitrines e manter esse ar de novidade na marca. Muitos neg\u00f3cios trabalham com mudan\u00e7as feitas a cada 15 ou 30 dias, por\u00e9m, lojas com alta rotatividade, \u00e0s vezes realizam essa renova\u00e7\u00e3o semanalmente. Assim, essa periodicidade pode ser definida de acordo com a necessidade e objetivos da sua marca. <\/p>\n\n\n\n

E qualquer que seja o tipo de neg\u00f3cio, exibir os pre\u00e7os dos itens \u00e9 obrigat\u00f3rio. Nada mais chato do que bater o olho na vitrine, gostar de algo e precisar entrar para saber quanto aquele produto custa. <\/p>\n\n\n\n

Vitrine para lojas pequenas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Embora o vitrinismo seja uma t\u00e9cnica bastante sofisticada hoje, que abrange v\u00e1rios aspectos e conhecimento especializado, se voc\u00ea tem um pequeno neg\u00f3cio e n\u00e3o pode pagar um profissional, siga as regras b\u00e1sicas: foque no seu p\u00fablico, mantenha um equil\u00edbrio entre espa\u00e7os cheios e vazios e procure manter, na vitrine, o estilo da sua loja. N\u00e3o tem como errar!<\/p>\n\n\n\n

Mais movimento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Uma boa vitrine tende a aumentar o movimento de sua loja, trazendo mais visitantes e clientes em potencial.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de uma vitrine atraente, outra maneira de aumentar o movimento da sua loja f\u00edsica, sem gastar nada, \u00e9 transform\u00e1-la em um Ponto de Retirada da Americanas Marketplace<\/a>. O cliente faz compras nos sites da Americanas, do Submarino e do Shoptime, e pode retirar o produto na sua loja.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Um bom atendimento e uma estrat\u00e9gia de vitrinismo bem feita podem conquistar qualquer cliente e fazer com que volte sempre!<\/p>\n\n\n\n\n