Acelere na Black Friday: como escolher o canal para vender na internet?

por Americanas Marketplace

24 de setembro de 2020

E-commerce, marketplace ou redes sociais? Saiba como e onde começar seu negócio com dicas de Alexandre Nogueira, da Universidade Marketplaces e Geisa Alves, do Artesanato em Cobre

Na terça-feira, 22, o B2W Marketplace realizou mais uma live da programação especial “Acelere na Black Friday”. Após ensinar o passo a passo para montar uma loja na internet, foi a vez de apresentar os diferentes canais de venda e as possibilidades trazidas por cada um.

A conversa foi intermediada por Weidrian Brito, especialista de Treinamentos do B2W Marketplace, e contou com as presenças de Alexandre Nogueira, CEO da Universidade Marketplaces e Geisa Alves, fundadora e CEO da loja Artesanato em Cobre.

O que é um canal de venda?

Antes de escolher o modelo ideal para o seu negócio, é preciso entender o que é um canal de venda. “É qualquer meio que você use para vender”, definiu Alexandre. “Se você vende pelas redes sociais, em um e-commerce ou pelo marketplace, esse é o seu canal de venda”.

Existem canais para lojas de todos os tamanhos, e, de acordo com o seu segmento e o perfil do público que você busca, seus produtos podem ter desempenhos melhores de acordo com o canal em que forem anunciados. “Por isso, conhecer o consumidor é um passo fundamental”, avisou ele.  

Cada canal tem suas peculiaridades

Os participantes foram unânimes: todos os canais têm seus pontos positivos e podem trazer bons resultados para o lojista.

Para Alexandre, a grande quantidade de visitas recebidas pelo B2W Marketplace todos os meses, as diversas formas de pagamento oferecidas e os diferentes perfis de clientes de cada loja – a Americanas, a Americanas Empresas, o Submarino e o Shoptime – são diferenciais a se considerar.

Geisa disse que o marketplace é o lugar mais seguro para se vender, e, por experiência própria, afirmou que as redes sociais têm a seu favor a possibilidade de se relacionar e se aproximar do seu público. “Você consegue ir para um nível de relacionamento muito mais profundo com o cliente e a possibilidade de vender para ele de novo aumenta”, disse. “Ele se torna um cliente que vai divulgar o seu negócio”.

Os canais podem se complementar

“Nós não focamos em um só canal, porque o consumidor não compra em um só canal”, disse Weidrian. O consenso é que combinar os diferentes pontos de venda pode ser positivo. “Os canais precisam estar conectados e, em quanto mais canais que façam sentido você estiver, melhor para o seu negócio”.

Alexandre reforçou a importância de conhecer bem o seu público para escolher onde vender. “Por onde esse cara navega? O que ele gosta de comprar e o que é um fator decisivo de compra para ele? Frete grátis, parcelamento, cashback…”

Ao entender o comportamento do consumidor, seus hábitos e o que o motiva a fechar uma compra, fica mais fácil decidir em qual canal – ou quais – apostar.

”Mas simplesmente replicar o que você faz no marketplace em uma rede social, por exemplo, não dá”, alerta Geisa. “São comportamentos diferentes”.

Os influenciadores falaram que a jornada do consumidor pode envolver vários passos. Ele pode, por exemplo, começar pelo marketplace para pesquisar valores, ir até o perfil da loja no Instagram para tirar dúvidas, pesquisar por opiniões sobre o produto no YouTube e fechar a compra no e-commerce. “Eu aprendi a lição de que é importante estar em vários canais”, disse ela. “Aí, você trabalha todos e vai crescendo”.

Escolha a tempo da Black Friday

Alexandre garantiu que dá tempo de deixar tudo pronto para a Black Friday. “Mas é importante começar agora e seguir o passo a passo para chegar lá”. Geisa aproveitou para reforçar a importância de caprichar em todas as etapas desde o começo. “O cliente não está comprando só o produto, mas a experiência”.

“Arrume tempo, dedique-se, tenha foco”, aconselhou Alexandre. “Se você não colocar a mão na massa, o negócio não vai acontecer”.

O “Acelere na Black Friday” continua!  Hoje, às 18h, no canal do B2W Marketplace no YouTube, tem mais informação para você sair na frente. Confira a programação completa e faça sua inscrição gratuitamente clicando aqui. Além das lives, você terá acesso a conteúdos exclusivos!

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

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