Afiliados e marketplace: quais são as principais diferenças?

por Americanas Marketplace

5 de dezembro de 2022

Saiba qual é a diferença entre o programa de afiliados e marketplaces e defina o que faz mais sentido para você 

O programa de afiliados cresceu bastante durante a pandemia da Covid-19 e se tornou ainda mais popular, sendo possível acompanhar divulgações de produtos em plataformas como o TikTok ou o Instagram, por exemplo. Com certeza você já passou por um story ou um post patrocinado que fala sobre isso.

Resumidamente, um afiliado divulga produtos ou serviços em canais digitais e, em troca, recebe uma “comissão” após a venda ser fechada. 

Esse não é um novo modelo de negócio e está bem longe disso, mas com o avanço da tecnologia, uma velha prática foi repaginada e adaptada para o online. Quem não se lembra daqueles revendedores de marcas de cosméticos, vestuário ou até mesmo de utensílios de cozinha que batiam de porta em porta para mostrar suas revistas e fechar novas vendas?

Pois é! Um afiliado faz algo bem próximo disso, atuando como um divulgador de produtos, mas nos canais digitais.

Já o marketplace é uma espécie de shopping virtual em que o empreendedor pode expor seus próprios produtos e fechar vendas ali mesmo.

Mas qual é a diferença entre um marketplace e o programa de afiliados?

Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é o programa de afiliados?

Basicamente o programa de afiliados conecta lojas que ofertam ou produzem produtos físicos, digitais ou prestam algum serviço com pessoas que estão dispostas a divulgá-los, impulsionando suas vendas. Em troca, a pessoa que divulgou o item, e influenciou o cliente a fazer uma compra na loja, poderá receber uma comissão por cada venda fechada por seu incentivo.

Uma loja famosa, por exemplo, pode investir no marketing de afiliados e oferecer uma comissão pela divulgação dos seus produtos. Afinal, além do marketing digital por anúncios, pessoas que exercem algum poder de influência possuem um papel essencial para ajudar lojistas e prestadores de serviço a alcançarem o sucesso nas vendas.

E é aí que um afiliado entra! Cada um possui o seu próprio link direcionado para a aquisição do item. Toda vez que uma compra é fechada a partir desse link traqueado, o papel do afiliado nesta venda é automaticamente identificado, via sistema, e ele já recebe uma notificação do valor da comissão.

Tudo o que um afiliado precisa saber é como entender e conquistar a sua própria audiência e principalmente: garantir que os produtos afiliados sejam de qualidade e confiança, afinal, a imagem da pessoa estará atrelada a ele.

E o que é um marketplace?

Antes de entender a diferença entre afiliados e marketplace, é importante saber também o que é um marketplace. Esse é um assunto que você já pode estar familiarizado, mas de forma resumida, um marketplace é um canal criado para conectar lojistas e clientes através de uma mesma plataforma, uma espécie de shopping virtual.

Esse é o caso da Americanas Marketplace, onde os parceiros podem vender seus produtos nas maiores marcas da internet: a Americanas, o Submarino e o Shoptime. E o melhor: não importa o tamanho do negócio!

Sem falar que vender em um marketplace facilita os processos logísticos para sua loja, como por exemplo: entrega, atendimento, pagamento, publicidade, etc.

Tudo isso sem precisar pagar comissão para uma pessoa divulgar os seus produtos, afinal, o próprio marketplace já funciona como uma vitrine que você pode expor o que deseja vender. Outra opção também é investir em ADS (publicidade) e criar os melhores anúncios para atrair os clientes.

Qual é a diferença entre o programa de afiliados e um marketplace?

Existem algumas diferenças entre os dois modelos e compreender quais são elas é essencial para definir qual faz mais sentido nesse momento.

Enquanto o marketplace possibilita trazer a sua loja para o virtual e reunir todos os seus produtos em um só lugar, o programa de afiliados funciona completamente diferente.

Nesse segundo, o foco é no próprio profissional autônomo que divulga os produtos em que é afiliado de diversas maneiras, nas redes sociais ou em anúncios pagos, por exemplo.

No marketplace, você não precisa de um investimento inicial, basta possuir o seu estoque e anunciá-lo dentro da plataforma. A cada venda realizada, você paga uma comissão para o marketplace, já no caso do programa de afiliados, essa comissão é paga ao profissional afiliado depois dele vender o seu produto através de um link próprio.

Mas qual eu devo escolher?

Se você chegou até aqui é normal que esteja fazendo essa pergunta. Você já sabe o que é cada um, quais as diferenças e agora, precisa definir qual faz mais sentido para você.

E isso depende de muitos fatores, como experiência, planejamento, estratégia e tempo disponível.

Ao vender em um marketplace, você aumenta a visibilidade do seu negócio, divulga os produtos de seu próprio estoque, sem investimento inicial, em uma plataforma de e-commerce completa, que os cliente já conhecem, confiam e onde já costumam comprar. Você só paga uma comissão por venda, pelo uso do serviço e estrutura do marketplace. 

É uma ótima opção para quem já é varejista ou pretende se tornar, sem precisar investir em uma loja física ou e-commerce próprio para isso – você pode ou não ter um. O marketplace irá oferecer toda a estrutura que você precisa para vender: plataforma, segurança, marketing, etc. Um exemplo é a Americanas Marketplace onde você pode se cadastrar e vender seu estoque nos sites Americanas, Submarino e Shoptime..

Já no programa de afiliados, você não precisa ter um estoque próprio, comprando itens para vender. Se você optar por vender como afiliado, sua única preocupação será em divulgar os produtos de uma loja que você decidir representar e acompanhar o cliente até o fechamento da venda.

É claro que isso inclui construir uma estratégia de venda, autoridade nas redes sociais, aumentar a audiência dos seus perfis ou investir em anúncios pagos, quando o afiliado não deseja “colocar a sua cara” na hora de vender.

Para te ajudar a decidir qual o modelo seguir, responda a essas perguntas:

  • Analisando as diferenças, em qual formato você se imagina prosperando?
  • Você se imagina divulgando produtos no digital ou prefere algo com menos exposição?
  • Você cumpre os requisitos para vender em qual modelo?
  • Você prefere ser um profissional autônomo ou construir o seu próprio negócio?
  • Você prefere empreender na venda de produtos ou atuar como um promotor destes itens?

Depois de responder cada uma delas, você pode saber se combina mais com empreender em um marketplace ou ser um afiliado.

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Bônus: dicas!

Decidiu vender seus produtos em um marketplace ou investir o seu tempo e seu trabalho como um afiliado?

Ótimo! Agora vamos te dar algumas dicas para que tudo corra bem e você tenha sucesso em sua escolha.

1 – Como me cadastrar em um marketplace?

Vai digitalizar o seu negócio? Que bom! Para começar existem alguns requisitos que você precisa cumprir e que variam a depender da plataforma escolhida.

Aqui na Americanas Marketplace, por exemplo, você precisa atender apenas a seis critérios:

  • Possuir CNPJ ativo e sem restrições
  • CNAE de varejista
  • Inscrição no Sintegra (exceto MEI, que não é obrigado a ter inscrição estadual)
  • Conta corrente associada ao CNPJ cadastrado para receber os repasses financeiros
  • Capital Social igual ou superior a R$ 1.000,00
  • Emitir nota fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos vendidos. 

Viu como é fácil? Você não precisa nem ter uma loja física ou um e-commerce 

próprio, basta se cadastrar e começar a vender seus produtos no marketplace!

2 – Como me tornar um afiliado?

Agora, se você decidiu ser afiliado de uma plataforma como a Hotmart ou a Udemy, por exemplo, você precisa atender a alguns requisitos próprios que também variam de acordo com o site escolhido.

Normalmente você precisa apresentar:

  • Um documento de identificação com foto
  • Comprovante bancário com o número da conta corrente e agência 
  • Dados pessoais, como: nome completo, data de nascimento, endereço, telefone, etc.

Você também pode vender nas marcas da americanas s.a. como um afiliado, promovendo itens de nosso estoque ou de nossos parceiros. Neste caso, deverá se cadastrar neste link

E aí? Agora que você já sabe qual a diferença do programa de afiliados e do marketplace, que tal investir no que faz mais sentido para você e aproveitar ao máximo para aumentar seus ganhos e até fazer aquela graninha extra no final do ano? 

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

D2C: o que é esse modelo de venda?

Cohort: como traçar o comportamento dos clientes

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

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