Confira os principais momentos do Americanas Summit 2021 e todas as novidades e tendências do varejo apresentadas durante o evento.
Trazendo o tema “O Futuro é agora”, o Americanas Summit 2021 apresentou ao público algumas reflexões sobre os principais desafios do mercado e como essas transformações atuais impactam o nosso futuro.
Em um evento totalmente online e gratuito, o Americanas Summit, maior encontro de negócios do ano, aconteceu no dia 15 de outubro de 2021 e buscou proporcionar uma experiência interativa completa. Através da Área Interativa, os participantes puderam trocar experiências e gerar networking ao vivo.
O Americanas Summit 2021 contou com 5h de conteúdo e uma programação recheada de palestras e convidados especiais. A cerimônia ainda foi conduzida por Ana Clara e Davi Lopes e contou com um encerramento marcante: uma apresentação de Linn da Quebrada.
Confira tudo que rolou no Americanas Summit 2021 e fique por dentro de todos os insights, tendências e aprendizados para o seu negócio.
Novidades apresentadas no Americanas Summit 2021
“Para nós, parceria não tem tamanho, tem resultado. Aqui, somamos expertises e todos são bem-vindos” – Marcio Cruz (CEO Plataforma Digital Americanas S.A)
Logística de ponta a ponta na Americanas Marketplace
O Diretor da Americanas Marketplace, Walmir Andrade, subiu ao palco do Americanas Summit para contar algumas novidades das soluções de entrega e logística da plataforma.
A fim de explorar novas possibilidades e criar novas possibilidades de vendas, a Americanas Marketplace oferece soluções que potencializam a entrega dos produtos dos parceiros, aumentando a satisfação dos clientes. Com o Fulfillment, por exemplo, o parceiro deixa a operação nas nossas mãos e vai se preocupar apenas com as próximas decisões de negócio.
Já a Coleta da Americanas Entrega e a Agência de postagem da Americanas Marketplace oferecem diferentes opções para facilitar a rotina de envio dos parceiros. “Com a Coleta da Americanas Entrega, a nossa transportadora vai até o parceiro e entrega para todo o Brasil”, explicou Walmir.
Compromisso com o meio ambiente
Pensando em melhorias que visam proporcionar um futuro mais sustentável, o novo programa da americanas s.a., o Americanas + Clima, auxilia os clientes na identificação de produtos que possuem uma ou mais certificações sustentáveis confiáveis, contribuindo para a redução dos impactos das mudanças climáticas.
“Temos responsabilidades muito grandes em relação aos pilares de sustentabilidade. Assumimos os compromissos públicos de neutralizar as emissões de gases do efeito estufa derivados da nossa operação até 2025 e de utilizar 100% de energia de fontes renováveis na operação até 2030” – Timotheo Barros (CEO Plataforma Física e CFO Americanas S.A)
O futuro exige a coragem da esperança
O primeiro convidado do Americanas Summit 2021 foi Leandro Karnal, historiador e escritor, que subiu ao palco para falar sobre a coragem de ter esperança. Segundo Karnal, a esperança é aquilo que nos mantém no foco da transformação e faz com que a gente comece a preparar o futuro. “Se eu não tiver esperança, eu jamais me tornarei algo, jamais empreenderei. Não é possível fazer algo sem esperança. Por isso a esperança é um ato de coragem”, afirmou o historiador.
‘Por isso eu substituí reclamação por crítica. Reclamação é quando você diz: está muito quente aqui. Crítica é quando você diz: esta temperatura está muito alta para trabalhar, o que poderemos fazer para melhorar isso?” – Leandro Karnal
O futuro inexplorado: como manter a inovação no seu negócio
O segundo painel do Americanas Summit 2021 abriu uma conversa sobre inovação entre Camila Farani, Presidente da G2 Capital e investidora Shark Tank; Peter Kronstrøm, Head na Instituto de Copenhagen de Estudos Futuros; e Milena Leal, Diretora de vendas do Google Cloud.
Camila iniciou o papo reforçando que a inovação não é um processo, mas sim um resultado que nem sempre está relacionado com tecnologia. “Eu acho que a inovação cada vez mais passa a ser agenda das empresas como uma cultura”, afirmou a participante.
Peter completou dizendo que é necessário pensar na inovação além da tecnologia e que as empresas devem ter coragem de pensar fora da caixa e fazer algo diferente.
“Não adianta você querer ter uma empresa inovadora se a cultura que está por trás não é uma cultura de inovação.” – Camila Farani
Porém, apesar da inovação não estar diretamente relacionada à tecnologia, esses dois podem aparecer juntos. Para Milena, podemos usar a tecnologia ao nosso favor para trabalhar a peça chave da inovação: as pessoas!
Com as pessoas como ponto focal da inovação, os participantes reforçaram a importância de conhecer muito bem o consumidor e seus comportamentos de compra para realizar mudanças inovadoras no mercado. “Mais do que ter o cliente comprando o produto ou serviço, as empresas devem trabalhar a experiência e o encantamento a fim de ter esse consumidor indicando a empresa”, indicou Camila.
Quando perguntados sobre como pequenos e médios empreendedores podem se manter inovadores, os convidados concordaram que o mais importante é entender e gerir as prioridades do negócio a fim de alcançar os seus objetivos.
Camila também sugeriu que os negócios menores utilizem a regra do 70/20/10, “70% do tempo você dedica ao que você faz naturalmente no dia a dia, 20% você dedica às atividades estratégicas da empresa e 10% você dedica à inovação”.
O caminho até a conquista
Você sabe o que negócios e esportes têm em comum? O painel “O caminho até a conquista” trouxe ao Americanas Summit o Campeão Olímpico de Canoagem de Velocidade, Isaquias Queiroz, e Rachel Maia, CEO RM Consulting, para mostrar como esses dois exercícios requerem superação, coragem e inovação para alcançar os objetivos.
Isaquias contou como o esporte foi fundamental em sua vida para que ele se tornasse uma pessoa melhor. “Desde que eu comecei, eu queria me tornar um atleta diferenciado. E o esporte me ensinou muito”, lembrou o medalhista.
“É necessário dedicação o tempo todo. Ser atleta é cansativo, mas é igual a dedicação de um trabalho comum.” – Isaquias Queiroz
Já Rachel destacou a importância de se ter uma mentalidade vencedora para alcançar seus objetivos e sobre a responsabilidade dos líderes de inspirar outras pessoas, “a responsabilidade de plantar aquela sementinha no próximo para que ele também queira, para que ele também supere seus limites”.
“Fiquei 30 anos no corporativismo e com a oportunidade de sentar na cadeira de presidência em empresas globais tive a certeza de que um time engajado faz toda a diferença” – Rachel Maia
Empreendedorismo que melhora a vida das pessoas
Para falar sobre empreendedorismo, o Americanas Summit 2021 recebeu Daniela White, Gerente de E-commerce da Móveis Linhares, e Raul Prado, Fundador da Lojas Mineiras.
Raul, que já tem a sua loja há 10 anos, conta que começou o negócio em uma época em que não havia muita informação e, hoje, com o crescimento do mercado e da concorrência, afirma que o maior desafio é se diferenciar.
“Sobrevive quem se adapta e evolui”, afirma o empreendedor, que hoje utiliza todo o ecossistema de soluções oferecidas pela Americanas Marketplace para fazer o seu negócio chegar mais longe. “Essa parceria é muito importante pra gente”, concluiu Raul.
“O empreendedor precisa enxergar que só inovação e rápidas mudanças do mercado não são suficientes. Só sobrevive quem acompanha e ajusta suas estratégias” – Raul Prado
Para Daniela, levar a empresa para o universo online foi o maior desafio. Mais do que implantar o digital, foi necessária uma mudança cultural para transformar o negócio. Hoje, ela afirma que a sua empresa dá um passo após o outro. “A cada crescimento que temos, criamos novos desafios para ampliar novas possibilidades de parceria”, contou a gerente.
No final, Alexandre Nogueira, que é CEO da Universidade Marketplaces e estava na plateia do evento, perguntou aos empreendedores que dicas eles dariam para quem quer participar da Black Friday.
“Participe de todas as campanhas”, afirmou Raul, que ressaltou a importância de participar das promoções oferecidas pela Americanas Marketplace para potencializar o negócio. Além disso, ele também destacou a importância de ter atenção a reputação da loja e utilizar o Analytics para ganhar ainda mais visibilidade, “a Americanas [Marketplace] entrega, nos Termos Mais Buscados, informações muito úteis para se destacar da concorrência”.
A revolução monetária: o futuro do dinheiro e o dinheiro do futuro
Marcelo Sampaio (CEO da Hashdex), Thiago Barreira (COO da Ame Digital) e Paula Zogbi (Analista de Investimentos da Rico) começaram este painel do Americanas Summit com uma pergunta bem relevante: o dinheiro de papel vai acabar?
Todos concordaram que o dinheiro físico está e continuará perdendo relevância, porém é uma mudança que ainda tomará tempo. Para Paula, o dinheiro de papel ainda passa segurança para o público, então essa mudança passa a ser uma questão cultural.
Os participantes também falaram um pouco mais sobre a os novos pagamentos digitais e todas as oportunidades que eles estão trazendo para o varejo. “Essa evolução vai tornar o pagamento mais simples e fácil”, destacou Thiago.
Para Marcelo, o segredo para manter seu negócio relevante é se atualizar e trabalhar com toda tecnologia que existe. “Relevância vem de fazer algo muito bem”.
Conexão na desconexão: como as marcas ativam suas comunidades
O painel Conexão na desconexão destacou a relevância das marcas durante o distanciamento social causado pela pandemia. Para falar sobre o assunto, o Americanas Summit recebeu Liliah Angelini (Gerente de conta e especialista de tendências na WGSN Brasil), Mariana Sá (CCO da WMcCann), Marcelli Valle (Gerente de Marketing e Branding Americanas), Kim Farrell (Diretora de Marketing da América Latina, TikTok/ByteDance) e Liliah Angelini (Gerente de contas e especialista de tendências na WGSN Brasil).
Lilliah iniciou o bate-papo destacando as mudanças que esse período trouxeram para o público, “vivemos um período de grandes ressignificados e isso impactou a forma do consumidor enxergar tudo ao seu redor”.
Para Mariana, hoje, as marcas têm uma responsabilidade muito grande perante seus consumidores. Ela ainda lembrou a importância de ter um propósito por trás do seu negócio. “O consumidor está disposto a gastar mais com uma marca com a qual ele se identifica do que com outras”, afirmou a CCO.
“Vale muito a pena perfurar a bolha do varejo e gerar conexões” – Marcelli Valle
As participantes também debateram sobre o papel dos influenciadores e Kim Farrell afirmou que apesar das marcas serem feitas por pessoas, muitas não colocam essas pessoas à frente, então, hoje, os influenciadores têm esse papel. “As comunidades de influenciadores de conteúdo são tão fortes que essas pessoas viram um espelho e representam os valores das marcas com as quais fazem colaboração”, destacou a participante.
“As marcas hoje tem uma função de ter um propósito e gerar um valor de conexão com esse consumidor. É também um oportunidade para as marcas” – Mariana Sá
O bem como modelo de negócio: empreendedorismo de impacto
Você já ouviu falar sobre empreendedorismo de impacto? O termo se tornou pauta deste painel do Americanas Summit, que recebeu Gustavo Fuga (Fundador e CEO 4YOU2), Lavinia Hollanda (Diretora executiva e Sócia fundadora da Escopo Energia), André Biselli (Gerente de operações na Americanas S.A.) e Sérgio Serapião (Co-Presidente do conselho Sistema B e CEO Labora).
Gustavo iniciou a conversa explicando que o empreendedorismo de impacto é aquele que busca resolver um problema social relevante. “O objetivo final não é o lucro e sim resolver esse problema social”, destacou o CEO.
O fórum também abordou o tema ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), sigla em inglês que se refere às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio.
“O ESG faz uma conexão com o lado financeiro dos investidores. A ideia por trás é de que o papel da empresa vai muito além do que dar lucro” – Lavinia Hollanda
Para André Biselli, esse tipo de certificação é fundamental para que exista garantia das práticas ESG. “Futuramente, as empresas precisarão viver essas boas práticas”, completou o gerente de operações da americanas s.a.
O Brasil como agente da transformação na sustentabilidade
Para falar sobre sustentabilidade, subiram ao palco do Americanas Summit, Maria Gadú, artista e ativista sócio ambiental, e Alice Pataxó, líder indígena e ambientalista.
As participantes destacaram a importância de inserirmos mais práticas sustentáveis dentro de todos os ambientes, seja em casa, nas escolas ou nas empresas.
Para Alice, o primeiro passo para nos tornarmos um agente dessa transformação é questionar! As empresas e pessoas devem se responsabilizar pelo lixo que produzem e quem consome também deve cobrar essa transformação dos locais que produzem. “A prática diária cabe em todos os cotidianos”, completou Gadú.
“Não só nós quanto pessoas que compramos precisamos mudar, mas as empresas precisam iniciar novas práticas de consumo” – Alice Pataxó
O futuro só será se for para todos
Para encerrar o Americanas Summit 2021, a apresentadora Astrid Fontenelle e a cantora Linn da Quebrada subiram ao palco para uma conversa com Ana Clara sobre o futuro.
“Eu acredito que o futuro já acontece há muito tempo. Proponho a construção de um olhar não fragmentado, e acompanhar esse desenrolar” – Linn da Quebrada
Segundo as convidadas, para falarmos sobre o futuro, devemos pensar no presente. “Não adianta ficar projetando o futuro, o que adianta é a gente construir agora” , afirmou Astrid.
“Para saber onde eu estou indo, eu preciso saber onde eu estou, como eu cheguei até aqui e de onde que eu vim”, completa a cantora.
“A construção do futuro depende do saber” – Astrid Fontenelle
Para encerrar o evento com chave de ouro, Linn da Quebrada realizou um show ao vivo no palco do Americanas Summit 2021.
O Americanas Summit continua: participe dos talks e oficinas!
O evento do dia 15 de outubro foi apenas o início da jornada de conhecimentos e experiências oferecidos pelo Americanas Summit 2021. Agora, daremos início a uma programação completa de Talks e Oficinas com diversos nomes do mercado.
Essa é uma oportunidade única para você interagir com outros negócios, criar networking e agregar valor profissional e pessoal.
O Summit Talks irá reunir marcas e especialistas que irão compartilhar suas experiências sobre inovação, logística, consumo, empreendedorismo digital e muito mais. Eles acontecem em formato de live no youtube e são gratuitos.
Enquanto isso, as Summit Oficinas focam na capacitação, reunindo especialistas do mercado com temas práticos e soluções para o dia-a-dia dos profissionais da área. Elas acontecem em salas fechadas de forma gratuita e online.
Você pode conferir a programação completa e se inscrever nesses encontros clicando aqui. Não perca essas oportunidades de conferir conteúdos exclusivos feitos por quem mais entende do negócio.
Leia também:
Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?
Multicanais: como manter uma estratégia de vendas integrada?
Americanas Marketplace: conheça o manifesto, o propósito e as oportunidades da marca