6 dicas para aumentar as vendas de lojas físicas

por Ponto de Retirada

13 de abril de 2021

Aumentar as vendas de lojas físicas pode ser um desafio. Mas, com algumas ações é possível ampliar o movimento e conversões da sua loja

Conseguir aumentar as vendas de lojas físicas em meio ao cenário de pandemia tem sido um grande desafio para os varejistas. As medidas de restrição impostas ao varejo têm exigido muita criatividade dos empreendedores na hora de driblar a queda nas vendas no mundo off-line. 

Por isso, muitos precisaram se reinventar e buscar novas formas de trabalho e atendimento ao público, como ao apostar nas vendas no e-commerce. Migrar para o novo canal foi uma das soluções possíveis e rápidas que os lojistas encontraram para evitar uma possível crise.  

E ao que tudo indica, isso parece ter sido uma solução acertada. Segundo levantamento feito pela NZN Intelligence, 82% dos brasileiros com acesso à internet preferem realizar suas compras de forma on-line por conta da comodidade, menores preços e melhores condições de pagamento. 

Criar estratégias para que os dois canais cresçam e se ajudem, sem ofuscar nenhuma das frentes, é importante para um negócio saudável e sustentável a longo prazo. Por isso, separamos 6 dicas imperdíveis para ajudar a aumentar as vendas das lojas físicas ao se adaptarem melhor a esta nova realidade! 

Dicas para o varejo físico vender mais!

1 – Diversifique seus canais de vendas

Ampliar é necessário, então, não se limite a ter um ponto físico aguardando um cliente entrar pela porta. A sua loja física precisa entrar no mundo digital e buscar grandes oportunidades. Estar on-line é importante para todo negócio que almeja crescer, por isso, invista em um site próprio, feche parcerias com marketplaces, crie suas páginas oficiais nas redes sociais, ofereça atendimento via WhatsApp e crie um canal de televendas. A sua loja precisa estar pronta para receber o seu cliente independentemente da origem e seus funcionários precisam estar treinados para solucionar qualquer dúvida sobre um produto e possibilitar a venda por meio deste canal.  

2 – Use a força do marketing 

Os setores de marketing e do comercial possuem o mesmo objetivo, que é vender algum produto ou serviço. Alguns entendem que o marketing está limitado à parte visual. Mas ele é muito mais que isso! Com o marketing é possível  identificar quem são os seus possíveis compradores e os guiar através do funil de vendas. 

Logo, a missão do marketing é ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócio, como a captação de leads (contatos), o fortalecimento da marca, a divulgação de produtos, entre outros. Ele também é responsável por desenvolver uma percepção positiva em relação à empresa em diversas circunstâncias.

É crucial o investimento em estratégias de marketing digital que vão atrair tráfego, engajamento e gerar conversão. Esses três são os pilares a serem seguidos para um processo de vendas assertivo na Internet. Além disso, também é importante saber investir em canais que irão te trazer o retorno esperado.

lojas físicas - interna

3 – Inovação tecnológica

Em um mercado altamente competitivo e que sofre atualizações constantemente, é preciso estar por dentro do que há de novo. Trata-se de um dever de todo executivo, principalmente quando falamos em questões de tecnologia e inovação.

Conhecer esses pontos fará com que você consiga elaborar novas estratégias de marketing e vendas. E, a partir disso, se tornar referência para os seus consumidores e gerar ainda mais valor para a sua marca.

4 – Logística

O mercado atual é do imediatismo, onde consumidores desejam receber suas compras de forma quase que instantânea. Por este motivo, entregar o quanto antes será uma ótima forma de ganhar pontos com os seus clientes.

Busque parceiros e transportadoras que consigam oferecer um serviço de boa qualidade, com o menor prazo de entrega e por uma tabela de frete competitiva. 

5 – Experiência do consumidor

É muito importante que as lojas físicas prezem por uma boa experiência de compra em todas as frentes que puderem.

Pense no cruzamento de canais de vendas e em como implementar estratégias de omnichannel. Afinal, o novo consumidor quer transitar por diversos canais antes de comprar diretamente no e-commerce.

6 – Plataforma de marketplaces

Se você vende em um marketplace, saiba que eles costumam dispor de soluções omnichannel para sua loja. A B2W Marketplace, por exemplo, oferece o serviço chamado Click & Collect, no qual o lojista consegue integrar sua loja física à on-line, fazendo com que o ponto físico se torne um ponto de retirada do marketplace. Assim, quem realiza uma compra on-line, mas não tem como recebê-la em casa, pode optar por retirar o pedido em um dos nossos parceiros. 

Isso gera um tráfego maior para as lojas físicas, levando novos consumidores, que são leads qualificados e que tendem a realizar novas compras. 

O Click & Collect é uma solução gratuita, que dá maior visibilidade para a sua marca em nossos sites.

Se você tem uma loja física e deseja cadastrá-la como um ponto de retirada da B2W Marketplace, basta preencher o formulário abaixo:

hbspt.forms.create({ region: “na1”, portalId: “5261923”, formId: “7a91b5f9-c108-4e45-86af-38da4e79ed69” });

Leia também:

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Da loja física para as vendas online: como, quando e por que é hora de dar esse passo?

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Ponto de Retirada

O Ponto de Retirada da Americanas Marketplace permite que você transforme sua loja física em um local onde os clientes da Americanas, Submarino e Shoptime podem retirar os itens comprados nestes sites.

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