Como escrever uma biografia para Instagram que destaca a sua loja

por Alex Vargas - Núcleo Expert

31 de maio de 2021

*Guest post por Alex Vargas.

Uma boa biografia para Instagram pode valorizar o perfil de sua marca nesta rede social. Veja como criar uma bio que se destaca!

Se você quer saber como escrever uma biografia para Instagram que descreva, de forma clara, o que a sua loja oferece, chegou ao lugar certo.

Neste artigo você vai saber tudo sobre a bio do Instagram, o que é, qual a importância de uma biografia bem feita para sua loja no Instagram e como criar uma para a sua loja através de dicas valiosas.

Se você quer saber como criar uma biografia que destaca a sua loja nessa rede social cheia de oportunidades, então leia todo este artigo. Ao final da leitura você vai saber tudo o que precisa para criar a bio perfeita para a sua loja.

O que é biografia para Instagram?

A biografia no Instagram é o espaço no topo do perfil do usuário, onde devem ser preenchidas informações relevantes sobre ele ou sobre a empresa, como foto (ou logo), nome do perfil, nome de usuário, etc.

A bio, onde você vai preencher o que quiser, é um espaço que fica abaixo do seu nome, contendo 160 caracteres disponíveis.

É nesse espaço que o Instagram permite que você adicione um link clicável, portanto, escolha bem o que vai colocar.

Uma dica aqui é criar um Linktree (árvore de links), que consiste em uma plataforma onde é possível colocar vários links dentro dele. Ou seja, você restringe a divulgação de um único link, conforme a orientação do Instagram, mas dentro desse Linktree estarão vários outros links direcionando para diferentes URLs que você deseja divulgar como seu e-commerce, blog, etc. 

A biografia é um ótimo local para aplicar estratégias de marketing. Quer saber como?

Considerando que a plataforma só permite que você insira um link clicável na bio, podendo ser um Linktree, você também pode aproveitar para substituí-lo quando for necessário, como, por exemplo, sempre que você precisar divulgar um evento, uma novidade, uma landing page ou alguma promoção.

Qual a importância de uma biografia bem feita para sua loja no Instagram?

Criar uma biografia bem feita para sua loja no Instagram é muito importante, pois ela é a porta de entrada do seu potencial cliente. 

É através dela que a sua loja vai causar uma boa ou má impressão nos usuários.

Além disso, a biografia bem feita é tão importante, que ela é capaz de atrair o usuário para continuar em seu perfil ou desistir e passar para o próximo rapidamente.

A biografia do Instagram é um resumo das atividades da sua empresa e é onde os seus seguidores saberão mais sobre o seu nicho de mercado.

A biografia da sua loja no Instagram deve ser bem feita, pois ela faz parte da estratégia de marketing digital de toda marca que deseja estar no topo.

Como criar uma biografia para sua loja?

Agora que você já sabe o que é uma biografia para Instagram e qual a importância dela para a sua estratégia de marketing, você vai conferir como criar uma biografia para a sua loja.

Para te ajudar nessa tarefa, vou listar 8 dicas de como criar a sua bio perfeita, confira.

1 – Crie uma descrição

Cria uma breve descrição sobre quem é você ou fale um pouco sobre o seu negócio e o nicho de mercado no qual ele está inserido.

É importante lembrar que essa descrição precisa ser bem resumida, pois o Instagram permite que você utilize apenas 160 caracteres, no máximo.

Aproveite para falar sobre o que a sua marca representa, qual a solução que a sua loja oferece, etc.

2 – Faça uma lista dos seus interesses

O Instagram, assim como as outras redes sociais, é um local para encontrar pessoas e interagir com elas e com o conteúdo publicado.

Pensando nisso, listar seus principais interesses é uma forma de atrair outros usuários que possuem interesses em comum com os seus, o que gera engajamento e aumenta o número de seguidores em seu perfil.

3 – Inclua palavras-chave

Incluir palavras-chave na descrição da sua biografia do Instagram faz parte das estratégias de SEO para posicionar bem o seu perfil no momento em que os usuários realizarem uma pesquisa utilizando as mesmas palavras-chave que você incluiu em sua bio.

Use palavras-chave relacionadas com o seu negócio, com a solução que você oferece, além daquelas que o seu público-alvo já busca no Google.

biografia para instagram - interna

4 – Adicione suas informações de contato

Incluir informações de contato permite que os seus seguidores entrem em contato com você utilizando outros meios.

Deixar o endereço de e-mail da sua loja, o número de telefone, WhatsApp e o perfil de outras redes sociais aumenta a visibilidade da sua loja e o alcance da sua marca.

5 – Adicione um link clicável

Como você já sabe, o Instagram permite que o usuário adicione apenas um link clicável na biografia. 

Para quem possui mais de 10 mil seguidores, a rede social também permite incluir links clicáveis nos Stories.

Mas, se você ainda não atingiu esse número, você pode recorrer ao Linktree na bio, como já foi citado aqui no artigo.

Você pode inserir o link da sua loja diretamente na bio, ou criar a sua árvore com links que direcionam os seguidores para o seu blog, perfil em outras redes sociais, para a página de vendas de algum produto, etc.

6 – Utilize fontes diferenciadas

Usar fontes diferenciadas em sua biografia do Instagram é uma excelente forma de chamar a atenção das pessoas.

Por isso, aproveite esse recurso e escolha fontes que combinem com o tipo de negócio que você possui e com o perfil do seu público-alvo, sem exagerar e sem misturar muitas fontes.

Para fazer isso, você precisa utilizar uma ferramenta externa, como o Font Get ou o IG Fonts, por exemplo.

7 – Insira emojis

Outra forma de chamar a atenção dos usuários para a sua biografia é inserindo emojis no início de cada frase.

Escolha um emoji relacionado à descrição, como um envelope para o e-mail e o telefone para o número de contato, por exemplo.

É importante não exagerar, pois pode poluir a bio da sua loja e deixar tudo confuso para o usuário.

8 – Inclua uma Chamada para Ação

O uso de CTAs (call to action) em sua biografia do Instagram têm o poder de aumentar o tráfego da sua loja, gerando mais conversões.

Sabendo disso, não deixe de incluir um CTA na biografia da sua loja, pois, com ele você está “induzindo” o usuário a realizar uma ação que você espera dele, que vai gerar o resultado que você planejou.

O CTA que você vai utilizar em sua bio vai depender do seu objetivo de marketing e você poderá modificá-lo, de acordo com a estratégia aplicada e com o objetivo traçado.

Alguns exemplos de CTA’s que você pode incluir na bio da sua loja são:

  • Acesse o site;
  • Assine a nossa newsletter;
  • Participe do evento;
  • Inscreva-se para o webinário;
  • Baixe o e-book grátis.

Conclusão

Agora que você já sabe como escrever uma biografia para Instagram que destaca a sua loja, é hora de aplicar todas as dicas que você aprendeu aqui no artigo e aproveitar as oportunidades que essa rede social tem a oferecer para o seu negócio.

Você tem todas as ferramentas necessárias para escrever uma excelente biografia para o Instagram da sua loja.

Portanto, se você deseja aumentar o alcance da sua marca e gerar mais conversões, basta aplicar tudo o que aprendeu aqui no artigo.

Além disso, você pode utilizar estratégias de marketing digital para potencializar os resultados da sua loja, como estratégias de tráfego pago, e-mail marketing e entre outros.

Leia também:

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Telegram: como usar essa ferramenta na sua estratégia de marketing digital?

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Alex Vargas - Núcleo Expert

Especialista em Marketing Digital e Negócios pela Internet, com mais de 16 anos no mercado digital. Um dos maiores Infoprodutores do Brasil.

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