Cadastro unitário de produto: como fazer?

por Americanas Marketplace

28 de maio de 2018

O cadastro unitário de produto é uma das formas de colocar o seu item para vendas na Americanas Marketplace

O cadastro de produtos na Americanas Marketplace pode ser feito de forma manual unitária, cadastrando um item por vez, manual massiva, via planilha, e de maneira automatizada. Neste caso, será preciso que você utilize um integrador de marketplace ou já tenha uma base de itens cadastrados em uma plataforma e-commerce ou ERP homologados com nosso sistema.

A integração automatizada é o processo mais rápido para cadastrar os itens que você vende, portanto, o mais recomendado. Mesmo assim, você sempre terá a opção de utilizar as opções manuais de cadastro se desejar. Esses processos podem ser feitos dentro do Portal Parceiro.

Neste artigo explicamos detalhes e como fazer o cadastro unitário de seu produto.

Como fazer o cadastro unitário de produto na Americanas Marketplace?

Veja um exemplo:

Sua loja deseja vender o seguinte computador:

ean do produto

O lojista já sabe que o EAN do item que deseja vender é: 7896904689747.

  • Será preciso acessar o Portal Parceiro;
  • Em seguida clicar na aba Produtos e Cadastro de Produtos;
  • No campo de busca, basta digitar, por exemplo, o EAN do produto desejado. Neste caso, o número: 7896904689747;
  • Vale lembrar que, além do EAN, o sistema também permite uma busca feita com base em dados como o nome do produto, código Americanas Marketplace e ISBN do produto;
  • Depois, clique no botão buscar (lupa).

Se o produto já estiver cadastrado em nosso site, o sistema retornará o resultado com o produto desejado. Se isso ocorrer, será possível clicar em “Vender esse produto”.

Você será redirecionado a uma página onde será preciso cadastrar as informações do produto que sejam próprias de seu negócio, como seu SKU, prazo de expedição, estoque, informações de preço e dimensões da embalagem (para cálculo do frete).

Já as informações de conteúdo para exposição de produto no site, ou seja, categoria, imagens, descrições e título do produto, serão replicados do cadastro principal, já existente em nossos sites.

E se o sistema não encontrar o produto?

Se o item ainda não estiver cadastrado na nossa plataforma,você ainda pode fazer o cadastro unitário de produto de outra maneita.

Neste caso, você poderá clicar no botão “Não encontrei, quero cadastrar um produto exclusivo”, ao lado do campo de busca.

Isso significa que o item ainda não foi cadastrado por nenhum outro seller em nosso site e você será responsável por fazer o primeiro e principal cadastro.

Título

O primeiro passo será especificar o item que você deseja vender. Essa será a informação do título do produto, por isso, é importante que o texto contido aqui não seja apenas uma identificação para você, mas siga uma estrutura padrão dos nossos sites e que ajude na compreensão pelo cliente.

Neste texto explicamos como criar bons títulos para seus produtos caso eles sejam únicos ou possuam variações por cor, tamanho, voltagem e sabor.

Por que é importante?

O título é um chamariz para que o cliente entenda as informações mais básicas do produto e decida ou não clicar e ler mais detalhes da oferta. É por isso que é fundamental que ele tenha uma nomenclatura com padrão de mercado que faça sentido para o consumidor sobre o que é o item, como: computador, smartphone, mouse, caderno, edredom, panela, livro e, além disso, traga algum outro dado com detalhes do produto, como marca, modelo, referência do fornecedor e características.

Outro ponto importante sobre o título é que ele pode ajudar os sistemas de busca a relacionarem o item que você vende com as pesquisas que os clientes fazem em nossos sites. Se eles pesquisarem por “computador Dell”, por exemplo, seus produtos apenas serão acionados se o texto contiver estas palavras.

Categorização

Neste caso, será preciso escolher onde o produto aparecerá em nossos sites, ou seja, a categoria e subcategoria correspondentes. Isso permitirá que os clientes que acessarem aquele departamento encontrem seu produto disponibilizado ali.

Por que é importante?

Para ficar mais claro, imagine que um cliente vá a um supermercado para comprar um saco de arroz. É importante que ao passar pelas prateleiras ele possa ver todas as opções disponíveis para ele. Caso um dos itens seja colocado na prateleira de doces, isso diminuirá as chances de que o cliente encontre e compre o produto.

Da mesma forma, a boa categorização permite que as pessoas encontrem seus produtos quando estiverem pesquisando dentro de um departamento. Por isso, deve ser criada com o maior cuidado possível.

cadastro unitário de produto - interna

Descrição

A descrição do produto é o terceiro passo do cadastro. É importante não a confundir com a ficha técnica, embora deva fornecer algumas informações mais detalhadas do item. Esse texto deve ser estruturado para a leitura dos clientes, portanto seguindo uma linearidade de começo, meio e fim. Ela pode ser escrita de forma mais envolvente, enquanto a ficha técnica tem perfil mais objetivo.

Neste texto explicamos como criar boas descrições para seus produtos.

Por que é importante?

A descrição ajuda o cliente a entender mais sobre o produto e se engajar com ele. Esse texto pode ser utilizado para aumentar o envolvimento com o item, trazendo um maior apelo comercial e diferenciais.

Dados para cálculo de frete

Neste campo será necessário fornecer as dimensões do produto com a embalagem que será utilizada na entrega. Isso inclui altura, largura, comprimento e peso.

Por que é importante?

Estes dados são necessários para o cálculo correto do frete. Por isso, é essencial conferir se as informações fornecidas estão realmente corretas, para que a simulação traga valores realistas para o cliente.

Variação do produto

Esse campo possui algumas informações de preenchimento obrigatório: o SKU, nome e ao menos uma foto principal do produto. Além disso, o preço, quantidade de estoque, prazo de expedição e cor, tamanho e voltagem do produto.

A variação funciona como um detalhamento do produto, neste texto explicamos mais sobre ela. Por isso, pode ser usada para segmentar seu produto caso ele tenha especificações de cor, tamanho e voltagem, por exemplo. Você apenas precisará passar informações separadas por campo e clicar em “Adicionar Variação” caso desejar colocar dados da variação do item vendido.

Por que é importante?

A variação do produto é uma forma do cliente identificar informações básicas de compra, além de poder selecionar características desejadas entre as opções disponíveis.

Ficha técnica do produto

Além das informações acima citadas, é possível e recomendado que você preencha a ficha técnica do produto. Ela facilita a leitura de informações do item de forma rápida e seus atributos podem ser usados como filtros de navegação dentro das categorias em que os produtos estão inseridos.

Os campos de atributos devem ser preenchidos com valores resumidos, sem abreviações e que sejam relevantes quanto às características e funcionalidades do produto. Evite usar frases explicativas, que devem ser inseridas no descritivo do produto.

Por que é importante?

Muitas vezes os clientes podem procurar por informações técnicas do produto, como ocorre com um celular, por exemplo. Enquanto a descrição pode valorizar o item, diferenciá-lo dos concorrentes e criar uma atmosfera aspiracional da compra, a ficha técnica irá fornecer dados básicos como memória, processamento, tamanho da tela do aparelho, entre outros.

Leia também:

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