Canva: usando templates para otimizar sua loja

por Americanas Marketplace

2 de agosto de 2021

O Canva é uma ferramenta que ajuda na criação e edição de templates básicos que podem ser usados em posts, flyers e outros materiais

Você sabe como usar o Canva como um aliado no seu negócio?

Quem trabalha com varejo sabe a importância de estar presente na internet – mesmo que você não venda on-line. Campanhas, anúncios, redes sociais… Tudo isso faz parte do dia a dia de quem tem um negócio. 

Mas a verdade é que nem todo lojista tem uma equipe especializada, com profissionais de marketing e design para realizar esses trabalhos. Muitas vezes, ele mesmo estuda um pouquinho aqui, ali… E encontra maneiras de produzir um conteúdo interessante e com uma qualidade aceitável. E é nessa parte da história que entra o Canva!

O que é o Canva?

Canva é uma das ferramentas mais utilizadas para a criação e edição de templates e imagens. Lançada em 2007, ela é de fácil uso e intuitiva e não requer conhecimentos prévios de design, podendo ser usada por qualquer um. 

Um dos seus pontos fortes é que ela possui uma versão gratuita com muitos recursos e que pode servir para muitos lojistas, sem a necessidade de migrar para a versão paga. Outro ponto de destaque é a quantidade de templates prontos que a ferramenta possui. O catálogo é extenso e bem organizado, o que facilita a busca por parte do usuário.

canva - interna

E o Canva é útil tanto para quem trabalha sozinho, quanto para equipes, já que você pode convidar outras pessoas para colaborarem na criação dos projetos.

No computador, você pode usá-lo diretamente no browser, acessando a internet através do www.canva.com. No computador, a versão web é a mais indicada, pois funciona com todos os recursos diretamente no navegador, sem precisar instalar nada. O programa para PC, que pode ser baixado no Windows ou macOS, é exatamente igual e não oferece diferenciais.

Como usar o Canva

Ao acessar o dashboard do Canva, ou a página inicial, logo após o cadastro ou login, você poderá ver os templates de designs disponíveis. Lá, você pode selecionar algumas opções pré-configuradas ou criar suas próprias artes do zero, fazendo o upload das suas próprias imagens.

Se você precisa criar imagens para timeline do Instagram, story, ou uma capa para o Facebook, por exemplo, a página consegue te ajudar com os padrões de tamanho. Assim, você evita artes com imagens pixeladas, fora de foco… 

Também é possível trabalhar com dimensões específicas para cabeçalhos de e-mails, flyers, cartões de visitas, posts em blogs, convite, infográficos e logotipo. Mas um fator interessante do Canva e que poucas pessoas sabem, é que ele também pode ser usado para questões internas da empresa, na organização de ideias e processos, por exemplo, com a criação de mapas mentais.

E para além das configurações relacionadas a tamanho, a ferramenta também oferece artes para campanhas focadas, como vendas, atendimento etc. Além de temas específicos como: Natal, Dia das Mães

Após selecionar o seu projeto, é hora de colocar a mão na massa! E por incrível que pareça, no Canva, esta parte também é fácil! Isso porque os recursos de edição são bem intuitivos e objetivos. 

A tela mostra a arte já pronta e o usuário pode movimentar livremente todos os objetos da peça, alterando a dimensão e o posicionamento de cada um deles como bem entender. E em cada objeto também é possível realizar alterações como cor, texto e efeitos visuais.

Além disso, um menu lateral facilita a adição de elementos na arte, oferecendo opções de outras formas gráficas, fontes de texto, upload de imagens, entre outras opções.

Apresentar artes de qualidade e que conversem com a sua marca e seu público, são essenciais para sua relevância no on-line. Elas transmitem profissionalismo e ajudam a aumentar a confiança no seu negócio.

Leia também:

10 dicas para um e-mail marketing impossível de ser ignorado

WhatsApp Business: o que é e como utilizar

O que é TikTok e como a sua marca pode usar esse canal?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]

google analytics - destaque

Google Analytics 4: como funciona o GA4?

Descubra como funciona o Google Analytics 4, a nova versão da ferramenta do Google! O Google Analytics 4, também chamado de […]

clientes insatisfeitos - destaque

Clientes insatisfeitos: o que fazer?

Clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da sua loja, e por isso é preciso saber lidar com eles. Veja como! […]