Check out: o que é e como funciona no e-commerce?

por Americanas Marketplace

13 de fevereiro de 2023

Entenda como funciona a etapa de check out em uma loja virtual e qual a importância dela para o seu negócio

Você já ouviu falar em etapa de check out? Nos últimos anos, com a crescente digitalização do varejo, a jornada de compra dos consumidores mudou bastante. 

Hoje, a experiência de compra no e-commerce conta com uma série de etapas e momentos decisivos para que o consumidor conclua a compra, e o check out é uma delas – e a mais importante de todo o processo. 

Sendo assim, entender o sistema de check out é fundamental para criar uma etapa mais simples e facilitada, que impulsiona a decisão de compra do consumidor e faz com que ele conclua a compra na sua loja rapidamente. 

O que é o check out? 

Check out é um termo em inglês que pode ser traduzido para “verificação de saída”, em português. Então, quando analisamos o check out de uma loja online, nos referimos a última etapa de compra, onde o consumidor confere seus dados pessoais e de pagamento para finalizar a aquisição e sair do site. 

Essa etapa também é conhecida como “página de check out”, pois é nela que o cliente determina todos os detalhes finais de compra depois de ter selecionado os produtos desejados.

Na página de check out de um e-commerce ou marketplace, o cliente confirma seus dados pessoais, endereço para entrega, tipo de entrega escolhido, frete e, claro, as formas de pagamento. Só depois que ele passa por essa última etapa que a compra é oficialmente concluída. 

Por que o check out é tão importante no digital?

Como citamos anteriormente, o processo de check out é um dos mais importantes da jornada de compra online, isso porque ele envolve uma série de informações que são pessoais dos clientes, então a questão da segurança é primordial. 

Além disso, um processo intuitivo e simples ajuda os clientes e também o seu negócio, pois, dessa forma, há menos possibilidade de erros no preenchimento das informações. 

Um processo seguro, facilitado e transparente, reduz ainda a sua taxa de abandono de carrinho, que é quando o cliente acessa o seu site, seleciona os produtos, clica no botão de compra e, no momento final, ou seja, na página de check out, ele desiste da compra. 

Isso pode acontecer por diversos motivos: valor total da compra, custo do frete, prazo de entrega, pouca variedade nas formas pagamento, entre outros motivos. Mas, independentemente do porquê, isso acontece na página de check out. Por isso, é tão importante pensar em todos os detalhes dessa etapa final da compra. 

Como funciona o processo de check out no e-commerce?

Imagine que você investe em uma plataforma de vendas online bem estruturada e em uma estratégia de marketing certeira para atrair clientes até o seu negócio, mas quando chega na finalização da compra o consumidor desiste de comprar, pois o processo é muito burocrático. 

A página de check out pode influenciar diretamente a taxa de conversão de vendas do seu negócio. Então, é essencial que o processo seja simples e passe bastante segurança para o cliente.

Algumas etapas que fazem parte do processo de check out são:

  • Revisão do carrinho de compras;
  • Cadastro na loja;
  • Escolha do meio de pagamento;
  • Cadastro de dados bancários;
  • Cadastro do endereço de entrega;
  • Seleção do frete.

Com isso, algumas burocracias que dificultam a finalização do processo e fazem com que a página de check out seja menos atrativa são:

  • Longos formulários de cadastro;
  • Formas de pagamento pouco variadas;
  • Frete com custos elevados;
  • Prazos de entrega muito longos; 
  •  Ambiente suspeito ou que não passa confiança para que o consumidor preencha os dados pessoais. 

Ou seja, quanto mais transparente for o processo de check out da sua loja, maiores serão as chances do cliente fechar a compra. 

Diferentes tipos de check out

Antes de determinar como funcionará o processo de compra na sua loja, é importante que você entenda que existem três tipos de check out: transparente, padrão e lightbox. Os três cumprem seus papéis na hora de finalizar a compra dos clientes, porém processam os pagamentos de forma diferenciada. Entenda: 

Transparente

No check out transparente, o processo de pagamento é feito dentro da própria loja virtual, sem a necessidade de acessar outra página para finalizar a compra. Assim, dentro do próprio ambiente da loja virtual, o cliente seleciona a forma de pagamento desejada, insere todos os dados pessoais e de pagamento, escolhe a melhor opção de frete e confirma o pedido. 

Uma boa forma de implementar o check out transparente é investindo em um gateway de pagamento, assim, esse processo fica completamente integrado ao site, diminuindo a taxa de clientes que desistem da compra por conta do redirecionamento de página, além de deixar o processo ainda mais seguro. 

Padrão

Diferentemente do check out transparente, no check out padrão o site utiliza um intermediador de pagamento, o que faz com que o cliente seja direcionado para uma nova página – fora da loja em que ele está comprando – para realizar o pagamento da compra. 

Para muitos consumidores, esse acaba sendo um modelo de check out bem desagradável, que passa até uma certa insegurança na hora do pagamento, podendo levar à desistência da compra.

Isso acontece pois muitos clientes ficam inseguros no momento em que são redirecionados para uma página fora da loja virtual para realizar o pagamento, causando um certo receio na hora de passar as informações bancárias e de cartão de crédito, por exemplo. 

Porém, é assim que os intermediadores de pagamento funcionam. Hoje, muitos deles já são mais conhecidos entre o público, o que pode diminuir esse estranhamento na hora da compra. No final, cabe ao lojista analisar todas as vantagens e desvantagens que esse sistema de pagamento oferece ao negócio. 

Lightbox

O check out lightbox pode ser definido como um meio-termo entre o check out transparente e o check out padrão, ou até uma junção dos dois. 

O lightbox consiste em um pop-up do intermediador de pagamento que abre dentro do site da loja virtual no momento final da compra. Dessa forma, não é preciso ser direcionado para um novo site, o intermediador permite que você realize o check out no mesmo site, porém por meio desse pop-up. 

Esse modelo de pagamento exige atenção por parte do lojista, isso porque o pop-up do intermediador pode não funcionar corretamente em alguns dispositivos, além de gerar dificuldades na conclusão do pagamento por parte dos clientes, que podem evitar a conclusão da compra por associar o pop-up a alguns tipos de anúncio. 

check out - interna

Como otimizar a sua página de check out?

A página de check out pode influenciar diretamente a experiência final do consumidor da sua loja. Por isso, investir na otimização e na melhoria contínua dessa etapa da jornada de compra é essencial para o crescimento do seu negócio.

Confira algumas dicas de como melhorar o check out da sua loja e melhores práticas para usar esse processo para impulsionar suas vendas: 

Solicite apenas as informações essenciais 

Para diminuir a burocracia desse processo, que é algo que dificulta ainda mais a compra, solicite apenas as informações que são essenciais para a confirmação do pedido. Quanto menos informações forem requisitadas, melhor!

Os dados básicos necessários para a confirmação de uma compra online são: os dados pessoais do consumidor (nome, e-mail e número de telefone), endereço de entrega (CEP, rua, bairro, cidade e os números necessários), informações bancárias e de pagamento e a definição da forma de envio e frete. 

Tente não ir muito além dessas informações essenciais. E se o site da sua loja tiver um sistema de login, aproveite para tornar o processo de check out ainda mais fácil, possibilitando que os usuários resgatem os dados de compras realizadas anteriormente. 

Ofereça meios de pagamento variados 

A variedade dos meios de pagamento é um dos grandes motivadores do e-commerce para os brasileiros. Sendo assim, quanto mais formas de pagamento você oferecer, maiores serão as chances dos seus clientes concluírem as compras.

Segundo um levantamento da Dito com a Opinion Box, 37% dos consumidores consideram que um motivo para comprar online é que o modelo oferece melhores formas de pagamento. E não para por aí: 30% também destacam a pouca variedade de meios de pagamento como um motivo que leva a desistência da compra. 

Além dos formatos tradicionais: cartão de crédito, débito e boleto bancário, outros meios estão caindo no gosto dos consumidores, como o PIX e outras opções de carteiras digitais. 

As opções de parcelamento variadas também podem ser um diferencial no momento do check out. Sendo assim, analise as possibilidades de oferecer isso aos seus clientes. 

Deixe os valores do frete e prazo de entrega bem claros

O valor do frete e o prazo de entrega são motivos definitivos na hora de comprar online. Na mesma pesquisa, os consumidores foram questionados sobre os motivos que fazem com que eles desistam de comprar online: 73% destacam o valor do frete e 54% evidenciaram o prazo de entrega longo.  

Isso acontece porque muitas vezes essas informações não são passadas de forma clara aos clientes ou apenas são mostradas no momento do check out, então, quando os valores e prazos não atendem as expectativas dos consumidores, isso leva ao abandono de carrinho. 

Sendo assim, deixe essas informações bem claras desde o início, antes mesmo da página de pagamento. Uma opção interessante é inserir um campo de pesquisa de CEP ao lado dos produtos, dessa forma, o cliente pode calcular esses detalhes antes mesmo de selecionar o produto de interesse. 

Além disso, oferecer opções de entrega com preços e prazos variados pode trazer um grande diferencial competitivo para o seu negócio. Assim, você atende tanto os clientes que querem os produtos com urgência e estão dispostos a pagar mais por isso, quanto aqueles que estão dispostos a esperar mais e pagar menos pela entrega ou até contar com um frete grátis. 

Tenha uma página organizada e leve

Um site que disponibiliza suas informações de forma organizada e leve – sem muitos anúncios, pop-ups e outras funcionalidades que possam dispersar o cliente no momento da compra – tem ainda mais chances de ter o cliente concluindo o pedido. 

Na pesquisa da Opinion Box com a Dito, 47% dos consumidores afirmaram que já desistiram de comprar online por conta de experiências ruins de navegação em sites e aplicativos. 

Por isso, foque sempre na experiência do seu cliente, considerando toda a jornada de compra, ou seja, desde o primeiro contato dele com a sua página até o momento do check out. 

Garanta o certificado SSL e ofereça um ambiente seguro de compra

Você já reparou que, ao acessar alguns sites, a barra de endereços do navegador mostra um pequeno cadeado ao lado esquerdo do site? Isso quer dizer que esse ambiente possui o certificado SSL, que garante um ambiente seguro para o compartilhamento de informações, como os dados pessoais necessários para a conclusão de uma compra.

O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que criptografa todas as informações de um site, garantindo a segurança da sua página e de todos os dados dela ou que são compartilhados ali dentro. Ou seja, os dados da loja ficam seguros, assim como os dados de todos os clientes. 

Entendeu como o check out é uma etapa crucial para qualquer operação online? Anote todas as dicas e melhores práticas para garantir uma página de check out ideal e potencialize o seu negócio. Boas vendas!

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