Close friends no Instagram: o que é e como usar o recurso

por Americanas Marketplace

15 de agosto de 2022

Descubra como utilizar o close friends de maneira estratégica para aumentar os resultados do seu negócio com o Instagram

Todo usuário do Instagram já deve ter percebido o contorno verde em algum story por aí ou até já utilizou no seu próprio perfil o recurso da plataforma. Embora o uso do close friends seja mais comum em perfis pessoais, a ferramenta também pode ser uma aliada para o marketing do seu negócio, quando utilizada estrategicamente.

De maneira resumida, o close friends é uma forma de compartilhar conteúdos exclusivamente para um público pré definido, mais conhecido como “melhores amigos”. Mas existem outras possibilidades para o uso da ferramenta, inclusive monetizar o perfil e com isso, aumentar os resultados com o Instagram.

Quer saber mais? Neste post, você vai entender o que é o close friends e como aproveitar todas as possibilidades do recurso!

O que é o close friends?

O Close Friends, ou melhores amigos, como se tornou conhecido aqui no Brasil, é uma funcionalidade do Instagram que permite compartilhar stories durante 24 horas para uma lista de pessoas selecionadas.

Na hora de publicar o story, é possível compartilhar para apenas um usuário, para todos os seus seguidores e também para a lista de amigos próximos, que você pode adicionar e remover seguidores sempre que precisar e a configuração é bastante intuitiva.

E o melhor: a plataforma não notifica a inserção ou exclusão das pessoas. Além disso, desperta um sentimento de exclusividade, o que é interessante para o marketing do seu negócio, já que se torna um bom mecanismo para fidelizar quem acompanha o seu perfil, potenciais clientes e até mesmo, criar estratégias para lucrar com o recurso.

Como configurar o close friends?

Como dito anteriormente, a configuração do close friends é bastante intuitiva e para te ajudar com esse processo, preparamos um passo a passo para configurar o seu perfil e já começar a aproveitar a funcionalidade do Instagram:

  • Abra o aplicativo e faça login no perfil do seu negócio
  • Na sua própria página, selecione as três linhas horizontais que estão no canto superior direito
  • Ao abrir o menu, selecione “Amigos Próximos”
  • Agora, basta selecionar quem você deseja inserir no seu close friends
  • Para finalizar, clique em “criar lista”

Para editar a lista o passo a passo é o mesmo, basta inserir ou remover seus seguidores e salvar novamente.

Como selecionar quem vai fazer parte do close friends?

Existem diversas maneiras para selecionar as pessoas que irão compor a lista de melhores amigos do Instagram da sua loja e depende muito de qual a estratégia que você está buscando.

Por exemplo, se for aumentar a taxa de recompra da sua loja, o foco será em clientes que já efetuaram a primeira compra e você deseja oferecer subsídios para incentivar uma próxima compra.

Outra forma é selecionar os seguidores que mais interagem com a sua marca na rede social, por exemplo, que mais comentam nas fotos do feed, reagem aos stories e compartilham suas publicações. Seria uma espécie de recompensa pela interação e engajamento com a marca.

Mas você também pode criar uma campanha aberta no Instagram, buscando quem tem interesse em fazer parte de um grupo exclusivo e mostrar quais são os benefícios.

Como publicar no close friends?

Seguindo o passo a passo, você já pode começar a publicar conteúdos exclusivos para a lista de seguidores que você inseriu nos close friends da sua loja.

Basta criar os stories e na hora de publicar, ao invés de selecionar “em seu story”, como é feito quando compartilhamos com toda a rede, selecione “Amigos Próximos”. É aquele ícone verde com uma estrela no meio.

Assim, a foto do perfil ficará contornada com uma tonalidade verde, alertando os seguidores que há um conteúdo exclusivo para ser visualizado.

Mas por que investir no close friends?

Agora que você já sabe o que é o close friends, como configurar e como publicar stories apenas para o grupo selecionado, é importante saber quais os benefícios que o close friends pode trazer para o marketing do seu negócio.

O maior de todos, com certeza, é uma interação maior com o público alvo de maneira mais estratégica. Afinal, você seleciona pessoas que poderão visualizar os conteúdos e busca ter um engajamento maior, certo?

Isso aumenta a autoridade da sua loja, já que é possível entregar conteúdos relevantes aos seguidores, além de oferecer as famosas “iscas” para gerar uma nova compra e aumentar as vendas.

Mas além disso, é um canal da sua marca que gera um pertencimento, destacando ainda mais a imagem da sua empresa no mercado e fidelizando os seus clientes, o que é muito importante, sobretudo em relação às taxas de recompra.

Por esse motivo também podemos dizer que o close friends pode sim trazer mais lucro para a sua loja, basta alinhar as estratégias e planejar os conteúdos que serão publicados. 

Agora, vamos ver quais são as melhores práticas de marketing que podem ser levadas em consideração na hora de produzir conteúdos para o close friends.

close friends - interna

7 dicas para usar o close friends de maneira estratégica

Não há nada melhor do que produzir conteúdos de divulgação da sua marca pensando estrategicamente em cada etapa e com o close friends não é diferente.

O recurso tem sido cada vez mais utilizado por perfis comerciais no Instagram e é claro que existem algumas dicas que você pode seguir para que a presença da sua loja no Instagram seja notada.

Confira as dicas que separamos e já comece a pensar em como colocar em prática e aproveitar ao máximo o close friends:

1 – Um bom conteúdo precisa ter relevância e mostrar que é exclusivo

A primeira dica é essencial para que o uso do close friends traga resultado para o marketing da sua marca. Como o intuito é prospectar e entregar conteúdos que atraiam e fidelizem os seus potenciais clientes que estão na lista exclusiva, é importante publicar conteúdos originais e diferentes dos que são publicados no feed ou em outros canais abertos.

A conta é simples: um cliente em potencial gosta de se sentir único, quando nota que faz parte de uma lista com nomes selecionados e que por isso, consegue consumir conteúdos especiais. Isso desperta um gatilho mental nos clientes: o de exclusividade.

A dica é simples: conheça o mercado de e-commerce, seus potenciais clientes e procure saber o que eles gostariam de ver!

Com isso, além de estreitar a relação entre a sua marca e seu público alvo, também aumenta as chances de uma possível compra e fidelização.

Na hora de criar os conteúdos, é importante lembrar que tudo precisa fazer sentido com a proposta, ou seja, que entreguem valor ao cliente e que sejam um diferencial.

Por exemplo, em uma data comemorativa, é comum que o perfil poste conteúdos com foco na data, além de campanhas promocionais. Mas no close friends, a sua loja pode oferecer uma dica de uso do produto e um cupom de desconto exclusivo.

2 – Ofereça recompensas e ofertas especiais

Assim como um cupom de desconto, você pode oferecer também ofertas especiais para a sua lista de clientes selecionados.

Além disso, presenteie seus clientes com brindes exclusivos, conteúdos aprofundados, pré-venda e testes de produtos, por exemplo.

Isso não é só interessante para quem já faz parte do close friends, como também, incentiva que seguidores que ainda não estejam inseridos na lista, sintam-se atraídos e busquem fazer parte.

Uma boa estratégia para divulgar o close friends é avisar os seus seguidores que o grupo existe e quais são os requisitos para participar, como engajar com a marca ou já ter comprado alguma vez, por exemplo.

O importante é ter isso como um diferencial do seu negócio!

3 – Mantenha um bom relacionamento com os seus seguidores

O close friends pode ser um ótimo recurso para melhorar o relacionamento da sua loja com os seus clientes. Isso porque, com a praticidade da plataforma, os seus seguidores podem interagir com os seus conteúdos, curtirem os stories, reagirem e até mesmo responderem, iniciando um diálogo com a sua loja.

Aqui, você pode oferecer uma boa experiência de atendimento ao cliente, o que com certeza será levado em conta na hora de fidelizar o cliente.

Coloque em prática o tom de voz da marca e comece a construir o relacionamento com os seguidores que acompanham o close friends. 

Aproveite para utilizar outros recursos do Instagram na hora de criar seus stories. Isso pode ajudar a aumentar o engajamento das redes e tornar a relação mais dinâmica entre a sua empresa e o público alvo.

Por exemplo, na dúvida sobre o lançamento de uma campanha promocional para o Dia dos Pais, crie um story propondo uma enquete e pergunte aos seus seguidores o que preferem. Crie uma enquete com duas opções: cupom de desconto e ofertas exclusivas e peça para que votem, no final, compartilhe o resultado nos stories e ofereça o benefício ganhador.

4 – Ofereça suporte no close friends

Apesar do Instagram não ser a melhor ferramenta para oferecer suporte aos clientes, o close friends pode auxiliar nesse processo, permitindo que a sua empresa ofereça um atendimento personalizado.

Isso acontece porque o sentimento de proximidade que a lista de melhores amigos oferece, pode aumentar o número de mensagens solicitando suporte e quanto melhor for o atendimento, melhor será a experiência do cliente.

Então, na hora de produzir conteúdos para o close friends, lembre-se de mostrar que a sua empresa está aberta para oferecer suporte e ajudar no que for preciso.

5 – Deixe nítido os diferenciais do close friends

Outra prática importante para garantir o sucesso do close friends é deixar nítido quais são os diferenciais de fazer parte dessa lista de pessoas.

Por isso, não esqueça de mostrar aos seguidores que o close friends existe e quais os benefícios de fazer parte. Ou seja, você convida o seu público alvo para fazer parte de um grupo exclusivo e oferece em troca novidades em primeira mão, conteúdos relevantes, promoções e descontos, por exemplo.

6 – Planeje estratégias de engajamento

Quando uma ação de marketing dá certo, é muito comum ver o público engajar com a marca nas redes sociais. 

Por isso, na hora de criar a lista de close friends e começar a publicar com conteúdos exclusivos, saiba a importância de planejar quais serão as estratégias utilizadas para manter os seguidores engajados e incentivá-los a curtirem, responderem e reagirem ao story.

Invista na estratégia que mais fizer sentido para o seu negócio, o importante é sentir o feeling do seu nicho e se jogar com a criatividade, mostrando ao público sempre o diferencial que é estar nessa lista de pessoas.

7 – Acompanhe as métricas do perfil

Com o close friends também é importante saber quais são os resultados e como tem sido o alcance das publicações do perfil da sua loja.

Por isso, tenha o costume de analisar como tem sido as visualizações dos seus stories, as respostas e o número de curtidas, por exemplo.

Isso porque quando as pessoas visualizam seu story e interagem com ele, o algoritmo entende que é um conteúdo que as pessoas gostariam de ver, então a taxa de entrega é maior e o seu perfil fica mais em evidência na plataforma.

Como a sua conta é comercial, você pode visualizar todos os dados de uma publicação, basta consultar o “insights” no seu perfil.

Mas não é só desse tipo de métrica que estamos falando, entender quais são as reações do público ao interagir com os conteúdos do close friend é importante para ter um “termômetro” e compreender se a proposta tem sido alcançada.

Assim é possível entender o que agrada de fato o seu público alvo, quais os conteúdos que mais engajam, desde o formato ao assunto e entender o que de fato você deve investir na hora de planejar a criação de conteúdo.

E aí, entendeu o que é o close friends e como usar estrategicamente esse recurso para o marketing do seu negócio? Agora coloque em prática todas essas dicas e aproveite!

Leia também:

Vender no Instagram ou no marketplace: como começar sua loja?

Como escrever uma biografia para Instagram que destaca a sua loja

5 marcas no Instagram para inspirar o seu e-commerce

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]

google analytics - destaque

Google Analytics 4: como funciona o GA4?

Descubra como funciona o Google Analytics 4, a nova versão da ferramenta do Google! O Google Analytics 4, também chamado de […]

dia dos namorados - destaque

Dia dos namorados: como se preparar para vender na data?

O Dia dos Namorados é uma boa oportunidade para a venda de itens de diferentes categorias. Veja como se organizar […]