O que é EAN e como criar um para seu produto?

por Americanas Marketplace

18 de novembro de 2019

O código EAN é fundamental para fabricantes de produtos. Saiba mais e veja como criar um

O código EAN (European Article Number) é o nome oficial do número de identificação global de produtos que vemos nos código de barras. Ele é um padrão que o mundo inteiro utiliza e que pode variar de 8 a 13 dígitos. As exceções são os EUA e Canadá, que utilizam o código UPC ao invés do EAN.

Um lojista pode vender muitos itens diferentes e cada um deles terá um EAN único. Este código vai funcionar como uma espécie de RG para identificar aquele item onde quer que ele esteja disponível para a venda.

Caso você venda camisetas, cada item e variação (de cor, tamanho, etc.) terá um EAN diferente. Mas após definir o EAN da camiseta da marca X, modelo Y, tamanho P e cor preta, por exemplo, esse número de identificação será o mesmo sempre, quer seja aqui no Brasil, na Itália ou no Japão. Ele permite saber coisas como o país de origem ou a marca fabricante do item, por exemplo. E, de qualquer lugar do mundo – tudo através daqueles números!

O uso do código EAN é fundamental para manter sua loja ou empresa legalizada. 

Quais informações estão no EAN?

Como falamos, o EAN traz um conjunto de números que ajudam a informar alguns dados dos produtos. Estes dados são:

  • Os 3 primeiros dígitos fazem referência à GS1 que atribuiu a numeração: Exemplo: os dígitos 789 e 790 indicam que a GS1 do Brasil liberou a numeração;
  • A empresa dona da marca do produto (próximos 4,5 ou 6 dígitos);
  • Produto produzido ao qual o código se refere (próximos 3,4 ou 5 dígitos);
  • Dígito verificador (1 dígito no final na sequência numérica)

Algumas curiosidades:

  • No código que vemos afixado nos produtos, há uma parte gráfica, em barras, que funciona como uma representação ilustrada da numeração. Esta parte obedece um princípio binário de 0 e 1, e é ela que pode ser identificada pelos leitores de supermercados;
  • O dígito verificador é usado para a validação dos leitores de código de barras. Ao terminar a leitura, os sistemas fazem um cálculo para conferir a informação e, com tudo correto, esse resultado será igual ao dígito verificador. Se der variação, o leitor tenta refazer a leitura ou apresenta o erro.

Como criar um EAN para seu produto?

Em primeiro lugar, você só precisa criar um EAN se você é dono da marca do produto, podendo ser um fabricante, distribuidor, etc. Caso você só atue na modalidade de revenda, certamente os itens que você comercializa já terão um código de barras fornecido pelo fabricante do item. 

Se você produz algum produto, aqui vão os passos para criar um EAN para ele:

Criando seu EAN com a filiação na GS1 Brasil

  1. Faça sua filiação na GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) aqui neste link.
  2. Você precisará informar se é Pessoa Física (artesão ou produtor rural) ou Jurídica (empresa LTDA., empresa S.A. ou empresário individual), além de seus dados pessoais e sobre a empresa, incluindo o CNPJ;
  3. Depois, precisará enviar os documentos da empresa via fax, Correios ou e-mail;
  4. Após a análise da documentação, será preciso pagar uma taxa de inscrição e posteriormente uma anuidade. Para estes pagamentos, serão enviados boletos para seu e-mail. Aqui neste link você pode conferir todos os documentos exigidos e os valores, que variam conforme seu faturamento anual.
  5. Depois, você precisará criar a identificação dos produtos e escolher o tipo de código de barras que irá utilizar. Você pode acompanhar todos os detalhes de como fazer isso aqui.

ean - interna

Pontos de atenção

  • Lembre-se de criar um EAN único para cada produto e variação de item que você fabrica. Não é possível compartilhar o mesmo código com vários produtos diferentes entre si – mesmo que essa diferença seja uma simples variação, como cor, tamanho, voltagem, sabor, etc.;
  • Portanto, se você produz copos nas cores verde e vermelha, nas dimensões de 200ml e 250 ml, deverá ter 4 EANS: um para o copo verde de 200ml, outro para o copo verde de 250 ml, outro para o copo vermelho de 200ml e finalmente, um para o copo vermelho de 250ml;
  • Também fique atento para atualizar seu EAN sempre que fizer alguma alteração em seu produto e/ou embalagem.

Por que vale a pena criar um EAN de seu produto?

  • O EAN ajuda a identificar as mercadorias, facilitando o rastreio, expedição e gestão logística;
  • O código também ajuda no controle de dados do produto, como, por exemplo, o prazo de validade de itens perecíveis;
  • O EAN também é fundamental para que seu produto cadastrado na internet seja indexado por canais de alto tráfego, como o Google Shopping, por exemplo;
  • O EAN melhora a relação com distribuidores e toda a cadeia de lojistas que vendem seu produto, pois além de transparência, ele oferece agilidade nas vendas, já que dispensa a necessidade de digitar cada detalhe sobre o produto na hora da venda nos caixas de supermercado ou na internet;
  • É possível vender produtos com EAN, de forma legal, em todo o território nacional/ internacional, Por isso, o código é uma vantagem e, mais do que isso, uma necessidade para as fabricantes. Outra vantagem é a possibilidade de criar uma oferta para ele dentro da Americanas Marketplace.

Com o EAN em mãos, não deixe de aproveitar para vender seu produto nos marketplaces e contar com todo o potencial deste canal!

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