Criar uma marca vai além de nome e logo: ela carrega toda a identidade da sua empresa e deve traduzir isso para o mercado.
O cliente está cada vez mais exigente e, muitas vezes, busca mais do que um produto, ele também procura uma experiência e uma marca que carreguem valores e crenças com as quais ele possa se identificar. Por isso, o processo de criação de marca é tão complexo.
Dar os primeiros passos para criar a sua própria marca envolve diversas questões importantes, que vão além de escolher os produtos, o nome e um logo para ela. E caso você deixe alguns pontos de lado, eles podem acabar fazendo falta na hora de desenvolver melhor a sua empresa.
A marca é a identidade de um negócio e deve refletir no mercado toda a sua essência e os seus valores. Para que isso aconteça, existem alguns passos essenciais para criar uma marca. Confira:
1 – Conheça o seu público e os seus concorrentes
Fazer uma boa pesquisa de mercado é o primeiro passo!
Descubra quem é o seu público-alvo e conheça muito bem suas preferências, costumes e comportamentos durante as compras. Isso será essencial para saber exatamente como impactá-lo.
Além do público, você também deve conhecer muito bem os seus concorrentes. O que os outros negócios do seu segmento estão fazendo? Como eles chegam até o público? Pesquise os seus concorrentes diretos e indiretos e entenda o que você pode fazer para se diferenciar deles.
2 – Defina a sua personalidade
A personalidade de uma marca é o conjunto das características que fazem ela ser única, como o seu tom de voz, identidade, valores e propósito.
Definir a sua personalidade é extremamente importante para unificar a forma como a marca se comunica. Todos os seus colaboradores devem saber muito bem “quem é” a sua marca para garantir que os consumidores também entendam isso claramente.
3 – Escolha o foco do seu negócio
No que a sua marca irá focar? O que você quer passar para o seu público? Esse posicionamento reflete o diferencial da sua marca e deve estar bem claro tanto internamente, quanto para o seus consumidores.
Com a personalidade e o posicionamento da sua marca definidos, você assegura que ela irá se posicionar no mercado da maneira exata que você busca.
4 – Escolha um nome
Tudo o que você entendeu e aprendeu sobre a sua marca até aqui, como personalidade, posicionamento e público, será combinado para a criação do nome dela.
O nome carrega a identidade da sua marca, então, ao criá-lo, você pode experimentar algumas possibilidades, como: combinar palavras, usar abreviações, criar uma nova palavra ou até fazer alguma associação aos seus produtos. Tudo isso sempre tendo em mente o impacto que esse nome irá trazer para o seu público e para o seu negócio.
Ao escolher um nome, não esqueça de verificar se ele já não existe e de registrar a sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), essa é a única forma de protegê-la de ser copiada.
5 – Crie um slogan
O slogan é uma frase curta e direta que posiciona a sua marca rapidamente e passa a principal mensagem do seu negócio.
Apesar de não ser obrigatório, o slogan pode ser um elemento fácil e bastante atrativo para você incluir nas suas comunicações. Então, se você escolher criar um, aposte em uma frase que passe o lema da sua marca e cause um impacto positivo no seu público.
6 – Defina a sua aparência
Chegou o momento de pensar no visual da sua marca. Comece estabelecendo cada elemento que será aplicado na sua identidade visual, como as cores, fontes, formas e símbolos. São esses detalhes que irão ficar na cabeça dos seus consumidores, facilitando a lembrança da sua marca e diferenciando-a dos concorrentes.
Além disso, com uma identidade visual bem definida, fica mais fácil aplicá-la em todas as suas comunicações, criações, site e canais de venda, unificando a aparência de tudo que está relacionado a sua marca.
7 – Crie um logo
Que tipo de mensagem você quer passar? Essa é a primeira pergunta a se fazer antes de definir o seu logotipo, pois assim como a identidade visual, o logo irá facilitar que o público se lembre da sua marca.
O logo funciona como o rosto da sua marca, por isso, pense em algo que represente bem o seu negócio. Além disso, leve em consideração os lugares onde esse logo será aplicado e pense em algumas variações de tamanho para trazer uma maior flexibilidade de uso.
8 – Formalize o seu negócio
Com todos esses pontos definidos, chegou a hora de colocar a marca em ação!
Criar um CNPJ é um passo importante para formalizar a sua empresa. Além de abrir algumas portas no mercado, ter um CNPJ pode te trazer alguns benefícios bem legais no trabalho.
Neste texto, nós trazemos algumas vantagens de profissionalizar o seu negócio criando um CNPJ MEI.
Agora que você já tem todas as ferramentas estabelecidas, comece a desenvolver a sua marca, faça ela ser vista e crie um relacionamento com o seu público. Tudo isso fará a sua marca crescer cada vez mais e facilitará o seu progresso ao longo dos anos.
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