Como vender cortinas na internet?

por Americanas Marketplace

12 de maio de 2022

Descubra as principais dicas e as melhores práticas de como vender cortinas online 

A pandemia mudou a relação que temos com as nossas casas. Afinal, durante o período de distanciamento social, passamos a ficar mais tempo nos nossos lares, que acabaram ganhando novas funcionalidades para atender nossas rotinas. 

De acordo com uma pesquisa do Google, 42% dos brasileiros acreditam que, com a pandemia, passaram a dar mais valor para suas casas. E 57% afirmaram que vão seguir dando prioridade e investindo em seus lares após esse período.

Com esse cenário em vista, vender itens de casa na internet , como cortinas, por exemplo, se tornou uma grande oportunidade para quem deseja começar a empreender ou até para quem já trabalha no ramo e quer diversificar os canais de vendas.

Por que apostar no online? 

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais acostumados com o e-commerce, o que impactou positivamente os negócios que apostam no e-commerce para realizar as suas vendas. 

De acordo com o relatório Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, 38% dos consumidores costumam comprar itens de Casa e Decoração na internet.

No mesmo caminho, uma pesquisa do Google mostrou que, em 2021, houve uma alta de 55% nas pesquisas por itens de cama, mesa, banho e decoração. E as vendas devem continuar nesta direção: segundo projeções da Neotrust, a categoria de Cama, Mesa e Banho deve crescer 13% em 2022.

Tudo sobre como vender cortinas online 

Independentemente da categoria, vender online exige muita atenção por parte dos lojistas, afinal, nesse modelo, os consumidores não têm contato com o produto como eles teriam em uma loja física e dependem apenas das informações fornecidas nos seus anúncios para tomar uma decisão. 

Então, confira algumas dicas e melhores práticas de como vender cortinas online! 

Escolha os seus produtos 

Um sortimento bem variado pode aumentar as suas chances de conquistar ainda mais vendas e impactar o consumidor ao longo da sua jornada de compra. Então, o primeiro passo do seu negócio é determinar os produtos que farão parte da sua loja. 

São muitos nichos que podem ser explorados e o primeiro passo é definir em qual você

quer investir. Você pode escolher trabalhar com determinados tecidos, marcas ou até focar em algo mais específico, como cortinas de materiais sustentáveis, por exemplo. 

Com isso definido, você pode começar a fazer algumas pesquisas de mercado e a analisar melhor o seu público e as necessidades dele para escolher os itens da sua loja de forma mais assertiva e estratégica.

Agora, se você já vende cortinas em uma loja física ou online já possui um mix de produtos definido, você pode usar a Curva ABC para descobrir os seus produtos mais lucrativos e mais vendidos e começar a cadastrá-los no marketplace. Assim, você já começa as suas vendas na plataforma com um sortimento bem assertivo. 

Crie anúncios vendedores

O cadastro de produtos tem um papel importantíssimo quando você vende cortinas na internet, já que, ao comprar online, os clientes não têm contato com os produtos como em uma loja física e dependem apenas das informações fornecidas pelo seu anúncio.

Por isso, investir em um cadastro de produtos bem rico em detalhes pode ser um grande diferencial competitivo. Ao criar as descrições e ficha técnica dos itens, busque fornecer o máximo de detalhes, evitando possíveis dúvidas na hora da compra. 

Informações como material, cor e medidas são indispensáveis! Afinal, o consumidor precisa ter certeza de que o móvel irá caber no espaço disponível. 

As imagens ilustram a sua oferta e fazem com que o cliente tenha uma noção completa do produto. E já que estamos falando sobre como vender cortinas, as fotos em cenários variados são extremamente importantes para contextualizar o produto. 

Essa produção irá favorecer ainda mais a sua oferta, já que facilita o entendimento e escolha dos clientes, agilizando a decisão de compra e prevenindo possíveis casos de arrependimento de compra

Invista em diferenciais para a sua loja

A conveniência e a praticidade do e-commerce conquistaram os brasileiros, que agora podem comprar todos os produtos no conforto de suas casas e receber em poucos dias. 

Porém, diferente das compras em lojas físicas, no online, outros fatores acabam influenciando o valor final do pedido, como o valor do frete e o prazo de entrega, que são pontos muito importantes para os consumidores. 

Segundo o Market Review, da Bornlogic e Opinion Box, 94% dos consumidores já deixaram de comprar algo online por conta do valor do frete, enquanto 78% já desistiram pelo longo prazo de entrega. 

Por isso, ao vender cortinas online, busque diferenciar o seu negócio oferecendo um prazo de entrega mais rápido ou até um frete mais competitivo, que são pontos extremamente relevantes para os consumidores online. 

Entregas cada vez mais rápidas são uma grande tendência no e-commerce e devem ser um ponto de atenção para todos os lojistas. Então, invista também em uma boa operação logística para realizar os seus envios de forma eficiente e ágil. 

A diversidade dos meios de pagamento é outro diferencial do e-commerce e que acaba 

motivando muitos consumidores a optar pelo online. Então, oferecer formas variadas, como PIX, boleto bancário ou até algumas opções de carteiras digitais pode ser uma saída para conquistar ainda mais clientes e não perder nenhuma venda. 

como vender cortinas - interna

Integre os seus canais de venda

A 45ª edição do Webshoppers analisou os hábitos de compra dos brasileiros dentro da categoria de Casa e Decoração em 2021 e identificou como os clientes chegam até as lojas online.

Entre todos os meios, as redes sociais (22%), os sites de busca (21%) e a pesquisa pelo nome da marca ou loja (16%) foram os que mais se destacaram entre os brasileiros. 

Esses resultados destacam a importância do lojista estar posicionado em diferentes canais para ganhar mais visibilidade e alcançar ainda mais clientes. E os marketplaces, e-commerces consagrados da web onde você pode vender seus produtos, são uma ótima forma de começar! Na Americanas Marketplace, por exemplo, com um cadastro único é possível vender seus produtos para clientes da Americanas, Submarino e Shoptime. 

Já se você tem uma loja física e está entrando no online para diversificar as suas vendas, você pode aproveitar para criar uma estratégia omnichannel. Ou seja, ter as suas operações online e offline atuando de forma integrada. 

Essa integração é uma via de mão dupla, pois muitos consumidores têm o costume de procurar pelos produtos em um lugar e finalizar a compra em outro. Segundo o Market Review, 74% dos consumidores já pesquisaram online e compraram na loja física e 84% dos consumidores já pesquisaram na loja física e deixaram para comprar os produtos online. 

Ou seja, já que estamos falando sobre vender cortinas, os seus consumidores podem ir até a loja física conhecer o produto e entender se é exatamente o que eles buscam e finalizar a compra pela internet. 

Além de trazer essas oportunidades de compra diferentes ao consumidor, essa estratégia ainda reduz os custos operacionais e logísticos da loja, já que o cliente tem a opção de fazer as ações diretamente no estabelecimento. 

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Aposte em campanhas e promoções

Na internet, a busca e compra de produtos não acontece de maneira linear, já que os clientes chegam de diferentes formas até os produtos desejados. 

Para impulsionar a visibilidade e alcance da sua loja, lembre-se de separar uma parte do seu budget para investir em anúncios e até estratégias de marketing. Assim, você destaca os seus produtos e aumenta as suas chances de conversão.

O Market Review, realizado pela Bornlogic em parceria com a Opinion Box, identificou diversas motivações que levam os consumidores a comprarem online e muitas delas estão diretamente relacionadas aos valores dos produtos. 

Os preços mais baixos do que nas lojas físicas (61%), as promoções encontradas apenas na internet (58%), a facilidade para comparar preços (44%) e as promoções sazonais (24%) foram alguns dos motivos destacados pelos brasileiros.  

Então, para impulsionar os seus resultados e vender ainda mais cortinas, invista em campanhas e promoções, principalmente em datas comemorativas, como Black Friday ou Dia do Consumidor. Assim, você atrai diferentes clientes e incentiva a compra na sua loja. 

Invista em um pós-venda excelente 

A experiência de compra na internet também é bem diferente da oferecida no comércio físico. E quando o cliente finaliza a compra, chega o momento mais importante da jornada de compra no e-commerce: o pós-venda! 

O primeiro contato do cliente com o produto acontece apenas quando ele recebe o item comprado, por isso é muito importante que você tenha muito cuidado em todo o seu processo de pós-venda, pois ele também é o momento ideal para fidelizar os seus clientes. 

O cuidado com as embalagens é primordial – principalmente se o pedido conter itens quebráveis  –, pois queremos que o produto chegue inteiro e perfeito nas mãos dos clientes. 

Além disso, esteja preparado caso o seu cliente precise de algum atendimento após a entrega, seja para tirar dúvidas sobre o produto, ter algum auxílio na utilização ou até mesmo um caso de devolução com logística reversa

De acordo com a Ebit | Nielsen, 92% dos consumidores que realizam troca ou devolução de produtos, voltam a comprar na loja, caso tenham uma boa experiência no processo. Entendeu a importância do pós-venda para o desenvolvimento do seu negócio? Você cria reconhecimento de marca e fideliza os seus clientes! 

Agora que você já sabe tudo sobre como vender cortinas, você já pode começar o seu negócio com o pé direito. Boas vendas!

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