Comprar seguidores vale a pena?

por Americanas Marketplace

27 de abril de 2023

Entenda porque comprar seguidores é uma solução imediata, porém negativa para o seu negócio 

Você já ouviu falar em comprar seguidores nas redes sociais? Sim, comprar seguidores é possível e se tornou uma ação bem comum entre marcas, empresas e influenciadores digitais que desejam aumentar suas presenças em canais como o Instagram, principalmente. 

Afinal, quem não quer ter as redes sociais lotadas de seguidores, não é mesmo? Um perfil com muitos seguidores parece ainda mais atrativo para aqueles que ainda não estão te seguindo e até para possíveis parcerias com outras marcas e negócios. 

Assim, comprar seguidores parece ser uma solução bastante simples e rápida, já que o seu número aumenta imediatamente, o que traz uma falsa ideia de que isso ajudará no engajamento e crescimento do perfil. Repare: falsa ideia! 

Comprar seguidores para crescer? Não é bem assim… 

Quem tem uma loja ou uma marca presente nas redes sociais sabe como o número de seguidores tem um grande impacto. Porém, comprar seguidores não é a melhor solução quando o que você precisa é de seguidores fiéis e engajados com o seu perfil. 

Ter uma grande audiência no Instagram é ótimo para atrair novos seguidores, mas é aí que está o segredo que ninguém te conta na hora de comprar seguidores: seguidores comprados não engajam! 

Isso mesmo! Os seguidores comprados, em sua maioria, são perfis falsos ou até robôs que realmente só aumentam a sua quantidade de seguidores, já que eles não curtem fotos, não comentam, não interagem com os seus conteúdos e, muito menos, compram os seus produtos – caso você seja uma loja. 

Além disso, é importante lembrar que o próprio Instagram não considera o número de seguidores como um fator relevante para identificar se o seu perfil está bombando ou não, o que a rede social considera é o seu engajamento. Então, comprar seguidores não vai te ajudar nesse quesito. 

Mais do que isso, comprar seguidores pode acabar tendo um efeito bem negativo no seu negócio… Continue lendo e entenda! 

Por que não comprar seguidores? 

1 – Vai contra as regras da rede social

Sim! Não pense que as redes sociais não estão de olho nos perfis que tentam burlar as suas normas. Comprar seguidores no Instagram, por exemplo, viola as diretrizes e termos de uso do canal. A rede social considera que qualquer prática de obtenção artificial de interações pode ser considerada uma violação às Diretrizes da Comunidade, aos Termos de Uso e às Políticas de Uso. Assim, se você decidir comprar seguidores para o seu negócio, prepare-se para assumir as consequências. 

Existem alguns tipos de punição que o Instagram estipula, algumas mais leves, como a remoção dos seguidores e das suas respectivas interações; outras mais complicadas, como o Shadowban – que é um tipo de bloqueio oculto do seu perfil, o que acaba afetando fortemente o alcance e, consequentemente, o seu engajamento – ou até o bloqueio oficial da sua conta. 

2 – Seguidores comprados não são seguidores reais

Como falamos no início, os seguidores comprados não são reais, mas sim perfis fakes e robôs. Então, você pode comprar e ver o seu número de seguidores aumentar, porém, assim como eles chegam rapidamente, eles também podem sumir na mesma velocidade. E no final, não há nada que você possa fazer, pois essa não é uma ação legal ou regularizada pela plataforma. 

Hoje, o próprio Instagram possui meios para identificar essas mudanças suspeitas, seja no número de seguidores ou de interações e também para reconhecer e eliminar esses perfis falsos, o que fará com que você perca esses seguidores e seja notado pela rede social também. 

3 – Taxa de engajamento baixa

Se o seu desejo é ter um conteúdo viral ou bem engajado, comprar seguidores com certeza não será a solução. Como vimos no item anterior, os seguidores comprados não são reais, sendo assim, eles não interagem com as suas publicações e não geram nenhum engajamento com o seu perfil. 

Ou seja, se você quer curtidas, comentários, compartilhamentos e outras interações que geram engajamento, o ideal é buscar criar conteúdos cada vez mais alinhados com o seu público e incentivar essas interações dos seus seguidores reais.  

A verdade é que não adianta você ter milhares de seguidores se eles não estão interagindo com as suas postagens. É melhor ter 500 seguidores que engajam com os seus conteúdos do que 5.000 seguidores falsos que não geram nenhum engajamento. Só assim o seu perfil irá realmente crescer! 

4 – Seu perfil perde relevância para o algoritmo 

Você já deve ter ouvido falar sobre o algoritmo do Instagram, não é mesmo? Ele atua analisando diferentes métricas de engajamento para identificar os posts que devem ser mais relevantes para os seguidores. Se os seus conteúdos não estão recebendo interações, você perde relevância para o algoritmo e o seu conteúdo passa a ser entregue para cada vez menos perfis. 

Assim, comprar seguidores além de não gerar engajamento, também faz com que o seu perfil seja menos relevante para o algoritmo, o que irá prejudicar a entrega dos seus conteúdos até para os seus seguidores reais. 

comprar seguidores - interna

5 – Métricas de desempenho irreais 

Trabalhar com as redes sociais exige uma análise constante de diversas métricas para entender como trabalhar de forma cada vez mais estratégica e alinhada com as necessidades e expectativas dos seus seguidores. 

Quando você compra seguidores, você não consegue mais analisar esses insights de maneira assertiva. Com muitos seguidores e pouco engajamento, seu alcance na rede social será impactado negativamente, assim como as suas estratégias de atuação no canal. 

6 – Seu perfil perde credibilidade

Se você pensou que ninguém ia notar a mudança repentina no seu perfil depois de comprar seguidores, você pensou errado. Na verdade, não é impossível e nem difícil notar quando um perfil compra seguidores, basta dar uma olhada rápida nos perfis dos seguidores e no engajamento das publicações. 

Sabe aquela conta com um alto número de seguidores, mas com postagens sem nenhum comentário? Há uma grande probabilidade dele ter comprado seguidores e, como você pode ver, o engajamento não é dos melhores. E agora, que credibilidade esse perfil passa para você?

Seguidores novos e atuais vão notar caso você compre seguidores e, logo, a confiança que eles tinham na sua marca e no seu negócio vai cair, pois eles sabem que essa não é uma prática legal. 

Como crescer nas redes sociais sem comprar seguidores? 

Bom, você já entendeu que comprar seguidores não é a solução para ter um perfil famoso nas redes sociais, não é mesmo? Se você quer chamar atenção, você precisa encantar o seu público com os seus conteúdos. E se você não sabe muito bem como fazer isso, as próprias redes sociais são a melhor forma de se comunicar com o público e entender a opinião dele. 

No Instagram, por exemplo, existem diversos meios para você interagir com o público, como os reels, as enquetes e outras ferramentas dos stories. Lá, você ainda pode criar um close friends para ter uma troca com um grupo mais seleto de seguidores.   

Busque referências, converse com os seus seguidores, faça testes, análise postagens antigas e leve um conteúdo de qualidade para o seu perfil. Estude sobre diferentes estratégias de marketing digital, descubra como gerar engajamento organicamente e logo você terá um perfil super bombado nas redes sociais, tudo sem precisar comprar seguidores. 

Leia também:

Qual o melhor horário para postar reels no Instagram?

Google Analytics: o que é e como analisar resultados do seu site

10 dicas pra você trabalhar pela internet e se destacar

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]

google analytics - destaque

Google Analytics 4: como funciona o GA4?

Descubra como funciona o Google Analytics 4, a nova versão da ferramenta do Google! O Google Analytics 4, também chamado de […]

clientes insatisfeitos - destaque

Clientes insatisfeitos: o que fazer?

Clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da sua loja, e por isso é preciso saber lidar com eles. Veja como! […]