Como e por que comprimir imagem no e-commerce?

por Americanas Marketplace

12 de janeiro de 2023

Saiba como comprimir as imagens de seu site para aumentar seu tráfego, sua taxa de conversão e seu posicionamento no Google

Você sabia que o simples fato de comprimir imagens do seu site pode ajudá-lo a alcançar as primeiras posições de buscas? Isso se explica porque a velocidade de carregamento de um site é um dos principais critérios de SEO que o Google leva em consideração para o rankeamento. Para entender melhor tudo isso, continue lendo este artigo que vamos te explicar melhor esse assunto.

Afinal, o que é comprimir imagem?

Comprimir imagem é torná-la um arquivos mais leve, sem que para isso ela tenha que perder a qualidade. Isso porque, uma imagem, seja ela JPG, JPEG, PNG, GIF ou outra extensão, é um conjunto de dados e pixels, com informações repetidas. Dentro delas, existem informações repetidas e, dessa forma, comprimi-la, tira esses dados redundantes, tornando a imagem menos pesada e mais adequada para o seu site. 

Para ficar mais claro o entendimento, imagine o pixel de qualquer imagem. Provavelmente, a cor ou o valor desse pixel será igual a de vários outros elementos dentro da mesma imagem. Então, quando a imagem é comprimida, ela deixa de ter esses vários pixels iguais e repetidos, e passa a guardar apenas um valor desse pixel, que é reproduzido para os outros semelhantes, otimizando assim o tempo de carregamento. No entanto, existem duas formas de comprimir imagens, confira quais são:

Lossless (sem perda de dados)

Ao comprimir imagem em lossless, você estará escolhendo a opção perfeita para quem precisa da qualidade máxima a todo custo. Geralmente, a compressão de imagens lossless é usada por fotógrafos e é feita com arquivos de extensões com mais recursos, como TIFF e PNG.

Lossy (com perda de dados)

O Lossy, formato de comprimir imagens mais indicado para web, impacta em uma pequena queda da qualidade, que é tão mínima que quase nem é notada. Em lossy, é possível otimizar a imagem em até 90% de seu tamanho original, dependendo dos casos. Os formatos de imagens JPG, JPEG e GIF são os mais populares com esse tipo de compressão.

E agora, qual formato escolher? Será que o tipo de compressão vai impactar tanto assim na qualidade da imagem?

Para escolher o formato ideal para comprimir suas imagens, o primeiro passo é levar em conta para qual fim você vai utilizá-la. Por exemplo, se você for usar uma imagem em alta resolução para impressão, sim, a compressão vai afetar na sua qualidade. Então, o melhor é deixá-la no formato original. 

Entretanto, se o seu foco for apenas para o uso em website ou blog de sua empresa, o melhor a se fazer é comprimir, afinal, a redução de qualidade é quase que imperceptível a olho nu. Dessa forma, você pode apostar no formato lossy. 

Mas por que a velocidade das páginas merece tanta atenção?

Se a velocidade de carregamento de uma página já era um requisito muito importante para a navegação no desktop, no cenário atual, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas por meio de seus smartphones e dispositivos móveis, ela é essencial.

Com a internet móvel, o usuário pode fazer uma busca em qualquer lugar que esteja, seja no trânsito, no elevador, no meio da rua e por aí vai. Sendo assim, a expectativa é que a resposta para aquilo que o usuário busca venha o mais rápido possível.

E tem mais: de acordo com o Official Google Webmaster Central Blog, há tempos que a velocidade é um fator relevante para os sites. Desde 2010, os sites com carregamentos mais ágeis conquistam os melhores rankeamentos nos celulares e outros dispositivos móveis. Antes disso, essa premissa só se fazia básica para as buscas no desktop.

Além do mais, vale mencionar que o Google trabalha constantemente para que os sites do mundo inteiro fiquem cada vez mais rápidos. E temos um exemplo muito claro que comprova isso. Dá só uma olhada! 

O Google lançou um projeto chamado Accelerated Mobile Pages (AMP), que é uma iniciativa de código aberto para criar páginas que possam carregar em menos tempo nos dispositivos móveis. Assim, os sites que contam com esse modelo, ganham destaque nas buscas e, consequentemente, têm um aumento considerável na taxa de cliques.

Por esse e outros motivos, é mais do que natural que o Google, considerado o maior mecanismo de busca da Web, dê preferência para os sites com páginas velozes. Dessa forma, o Google mesmo dispõe de ferramentas onde você testar a velocidade do seu site, como o Page Speed Insights.

Opções para você comprimir imagem e fotos online

Como você pode perceber, reduzir o peso das imagens é um fator essencial para rankear bem o seu site. Então, para começar essa missão, o primeiro passo é ficar por dentro de algumas ferramentas que vão te ajudar nessa tarefa. Para tornar tudo ainda mais simples, listamos algumas opções online para você comprimir suas fotos e imagens. Confira!

WP Smush

O WP Smush é uma plataforma muito interessante para sites em WordPress que disponibiliza o modelo freemium. Assim, você pode escolher entre uma versão gratuita ou optar por modalidades pagas. Além do mais, a plataforma funciona como plugin, que se encaixa ao WordPress, adicionando essas funções de compressão de imagens. 

A principal vantagem dessa opção é que você pode otimizar todas as imagens com o auto compressor, incluindo as antigas que já estão em seu diretório há tempos. Sem contar que tudo isso pode ser feito em alguns cliques. Assim, o site inteiro fica mais rápido, e não só  as novas páginas que você começar a criar quando adquire a plataforma. 

Na versão, o benefício principal é o auto compressor ilimitado, enquanto, na versão gratuita, você trabalhará com limite de 50 imagens de até 1 MB por vez.

comprimir imagem - interna

TinyPNG

Essa é uma opção muito escolhida por vários usuários. 100% gratuita, a plataforma TinyPNG é a escolha certa para quem trabalha com imagens de fundo transparente e precisa de boa qualidade, como no casos arquivos PNG. Apesar do nome, a boa notícia é que nesse site você também consegue comprimir imagem em outros formatos de arquivo.

Na TinyPNG, você pode fazer o upload de até 20 imagens simultâneas, com peso máximo de 5 MB cada, o que ajuda a agilizar e muito todo o processo. Para completar, a plataforma também conta com plugins para WordPress e Magento, o que te permite integrá-la com seu blog ou e-commerce, caso estejam nestas estruturas.

JPEGmini

A JPEGmini é mais uma plataforma que te ajuda a compactar imagens online de maneira gratuita. O grande destaque é que, com essa opção, você consegue comparar o arquivo comprimido com o original antes de baixar. Por isso, é uma opção ideal para quem ainda não sente muita confiança em relação à qualidade.

Além disso, a JPEGmini também oferece um plano pago que permite o upload de arquivos maiores (até 50 MB). Sem contar que essa versão premium tem integração com o Adobe Lightroom, um software muito usado por quem é fotógrafo.

Compress PNG

Assim como as outras opções que já citamos nessa lista, o Compress PNG tem uma interface Web para que te permite comprimir imagem online. Nela, você pode subir até 20 arquivos de uma só vez. Então, depois da compressão finalizada, você pode baixar todas as imagens em um arquivo compactado. Além do formato “PNG”, o software possibilita compactar arquivos JPG, JPEG e até PDF.

iLoveIMG

As ferramentas anteriores são bastante minimalistas e vão direto ao ponto, focando simplesmente na compactação da imagem. Mas, se você quiser editar um pouco a foto antes de comprimir, o iLoveIMG oferece essa opção.

Com ele, além de compactar, você pode recortar e redimensionar imagens. A plataforma ainda traz a opção de converter o arquivo de outros formatos de imagem para o JPG, ou ainda do JPG para os demais.

Outro ponto interessante é a possibilidade de fazer upload de imagens via Google Drive e Dropbox. Ou seja, é uma boa alternativa para quem usa esses serviços e ainda quer dar um “toque final” antes de comprimir imagens.

Compressnow

Você sabia que existem vários níveis de compressão que podem ser utilizados? É isso mesmo. E a ferramenta Compressnow tem seu ponto de destaque, exatamente, por permitir que você escolha o percentual de compactação que você deseja aplicar em uma escala que vai de 0% a 100%. E ainda tem mais: a plataforma também te mostra uma prévia de como a imagem ficará após comprimida.

Kraken

Diferentemente de todas as opções da lista, para finalizar, a plataforma Kraken permite que você trabalhe com os dois tipos de compressão, os quais citamos e explicamos as diferenças anteriormente: a Lossless, sem perda de dados, e a Lossy, com perda de dados. 

Além de disponibilizar um plugin para WordPress, o Kraken também permite otimizar imagens direto no navegador. Com essa ferramenta, você consegue fazer otimizações em massa, mesmo em imagens já publicadas.

A única ressalva é que o plano gratuito do Kraken só permite o upload de imagens com, no máximo, 1 MB. Agora, se você optar pelos planos pagos, você contará com diferenciais como armazenamento na nuvem e redimensionamento de imagens.

Mãos à obra!

Agora que você já conhece boas opções para comprimir suas imagens, basta testar e escolher aquela que está mais de acordo com as suas necessidades, porém, o importante é não deixar essa tarefa de lado. 

Como você pode perceber, compactar imagens pode diminuir consideravelmente o tempo de carregamento do seu site e, consequentemente, fazer com que seus consumidores permaneçam nele.

Então, da próxima vez que for subir algumas fotos para anunciar seus produtos no e-commerce, não esqueça de comprimi-las primeiro. Esse, pode ser um passo que vai te ajudar a vender mais e alcançar melhores resultados.

Leia também:

Instagram Stories: o que é e como funciona esse recurso?

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

7 dicas para criar títulos de produtos na Americanas Marketplace

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

clientes insatisfeitos - destaque

Clientes insatisfeitos: o que fazer?

Clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da sua loja, e por isso é preciso saber lidar com eles. Veja como! […]

cross sell - destaque

O que é cross sell e como criar ações desse tipo?

Descubra o que é cross sell e como criar ações que vão ajudar a aumentar seu número de vendas! Você […]

dia do motorista - destaque

Dia do motorista: quando é, e como se posicionar?

O dia do motorista é um reconhecimento aos habilitados e, especialmente, profissionais. Veja quais ações você pode fazer na data!  […]