4 cores que induzem a compra

por Americanas

10 de agosto de 2023

Conheça as cores que induzem a compra e entenda como usar esse elemento para alavancar suas vendas  

Você sabia que existem cores que induzem a compra? Isso significa que você pode chamar a atenção dos clientes e impulsionar os resultados da sua loja apostando em certas cores para compor sua marca ou até as comunicações do seu negócio.   

Isso acontece porque os seres humanos são essencialmente visuais. Você sabia que se estima que 90% de todas as informações que chegam à nossa mente são dadas por estímulos visuais? 
 

Por isso, as cores acabam impactando como processamos todas as imagens e informações e, no varejo, acabam afetando a experiência de compra e o comportamento dos consumidores, tornando a jornada de compra mais agradável, ou, em alguns casos, causando um certo estranhamento nos clientes.  
 

O estudo de como o cérebro identifica e reage às cores é chamado de psicologia das cores, e esse conceito pode ser aplicado a diferentes momentos da nossa vida, afinal, ele entende como as cores são capazes de transmitir diferentes emoções.  
 

Sendo assim, a partir da psicologia das cores é possível identificar as cores que induzem a compra para alavancar a sua marca e os resultados do seu negócio. Assim, você utiliza as cores de maneira inteligente para transmitir uma mensagem aos consumidores, destacando a personalidade e os objetivos do seu negócio.  

Atenção: não existe uma cor ideal!   

Quer utilizar a psicologia das cores para induzir a compra na sua loja? O primeiro passo é entender que não existe uma cor ideal para todas as lojas ou para atrair vendas de forma geral. 
 

A escolha das cores de um negócio deve variar com o tipo de empresa, com o produto que ela oferece, com o segmento em que ela está inserida e até com o público que ela deseja impactar. Por exemplo, se você tem uma marca que deseja transmitir tranquilidade e calma, cores mais fortes, como o vermelho ou laranja, não são uma boa opção porque, apesar de chamarem atenção, elas não passam a personalidade da marca.  

A psicologia das cores deve ser utilizada para oferecer uma experiência de compra ainda melhor aos seus clientes, reforçando as características da sua marca e, consequentemente, impulsionando suas vendas por gerar uma proximidade maior com os consumidores.  

Como as cores influenciam a jornada de compra?  

Entendeu como as cores podem impactar a percepção dos seus consumidores frente ao seu negócio? Agora, vamos te mostrar como cada cor transmite uma mensagem diferente e tem suas próprias características. Assim, você pode identificar aquelas que se relacionam melhor com o seu negócio. Confira: 
 

Vermelho 

É uma cor que transmite muita energia, dinamismo e excitação. Muitas vezes também é associada à paixão e intensidade.  

Por ser uma cor forte e que chama atenção, no varejo, o vermelho é usado por muitas marcas de forma pontual, para destacar comunicações como descontos, promoções, entre outros.  
 

Laranja 

O laranja tem um efeito muito parecido com o vermelho, pois ele também traz essa sensação de agilidade e vitalidade. Muitos negócios utilizam o laranja para transmitir essa energia mais dinâmica e convidar o cliente a realizar uma determinada ação. 

Azul 

O azul transmite sentimentos de calma, confiança e segurança. Por isso, muitas vezes essa cor acaba sendo relacionada à saúde e bem-estar. Marcas que buscam ter uma cara mais profissional, robusta e confiável podem apostar no azul.  

Amarelo 

É uma cor que transmite otimismo, clareza e sabedoria, mas também é associada a momentos de calor e energia. Porém, por ser um tom bem vibrante e marcante, muitos negócios costumam utilizar o amarelo como uma cor complementar ou secundária em uma comunicação.  
 

Verde  

O verde muitas vezes representa sentimentos de esperança, paz e criatividade. Além disso, é uma cor bastante associada à natureza ou até a uma ação positiva, como um sinal verde do semáforo, indicando que o consumidor está no caminho certo. Por isso, muitas vezes vemos o verde sendo utilizado em botões sinalizando ações como “avançar”, “comprar” ou “finalizar”.   

Rosa 

O rosa é muito conhecido por ser a cor do amor, pois ele transmite romantismo, afeto e suavidade. Ele também é bastante associado à feminilidade, sendo muito utilizado em negócios que têm mulheres como o público-alvo.  
 

Roxo 

O roxo é muito associado à criatividade, sabedoria e inovação, além de trazer um sentimento mais artístico e moderno quando aplicado em alguns segmentos. Assim como o rosa, o roxo, às vezes, acaba sendo associado ao feminino, por isso aparece em muitas marcas direcionadas a esse público.  
 

cores que induzem a compra - interna

Preto 

Apesar de ser muito associado à tristeza e ao luto, quando consideramos identidade de marca, o preto é uma cor que representa poder e sofisticação. Por ser um tom mais sóbrio e sério, ele é bastante utilizado no mercado de luxo, passando uma sensação de exclusividade aos consumidores.  

Cinza 

O cinza é uma cor que transmite equilíbrio, estabilidade e neutralidade. Em alguns negócios, ele também é associado à inovação e conhecimento, sendo bastante utilizado em marcas mais corporativas.  

Branco 

O branco representa pureza, paz e suavidade. Muitas marcas apostam no branco como uma cor complementar para trazer essa sensação de harmonia na composição final.  
 

Quais cores que induzem a compra e como utilizá-las?  

Agora que você já sabe quais os sentimentos transmitidos por cada cor, você deve estar se perguntando: quais são as cores que induzem a compra? Afinal, é nelas que você quer apostar no seu negócio, não é mesmo? 

Mas, como vimos anteriormente, utilizar a psicologia das cores não é tão simples assim! Algumas cores realmente causam mais impacto do que outras, mas isso não quer dizer que você deve focar toda a identidade visual da sua marca e as suas comunicações em uma única cor.  

Para te ajudar, montamos uma lista das cores que induzem a compra e como você pode utilizá-las no seu negócio para potencializar os seus resultados. Confira:  
 

1- Vermelho 

Com certeza, o vermelho é a cor que mais chama atenção no varejo, pois ela transmite essa sensação de alerta, que impacta diretamente os consumidores. 

Porém, para não transmitir uma mensagem de emergência em todos os seus anúncios, o ideal é que o vermelho seja utilizado pontualmente para avisos, comunicados de promoções, ofertas exclusivas da sua loja ou em outros momentos em que é necessário chamar a atenção do público.  

2 – Laranja 

Assim como o vermelho, o laranja é ideal para complementar as suas comunicações e chamar a atenção dos consumidores de uma forma mais dinâmica. Se você quer passar um comunicado importante, porém com uma cor menos agressiva ou impactante que o vermelho, o laranja é a escolha certa.   

 
3 – Roxo 

O roxo é outra cor forte que pode ser um grande aliado do seu negócio quando o objetivo é apostar em uma comunicação que conquiste a atenção dos consumidores, principalmente em casos em que cores muito impactantes, como o vermelho ou laranja, não combinam com a identidade da sua marca ou não transmite a mensagem que você busca comunicar.  

 
4 – Verde 

Apesar de não ser uma cor muito forte, o verde é muito associado a um sinal positivo na jornada de compra do consumidor. Por isso, quando consideramos a psicologia das cores no e-commerce, o verde é uma cor bastante utilizada principalmente em botões de compra.  

Enquanto um botão verde pode transmitir ao cliente algo positivo e certeiro, um botão vermelho, por exemplo, pode ter o efeito contrário e fazer com que o consumidor entenda que aquele não é o caminho correto a seguir.   
 

Entendeu como algumas cores que induzem a compra podem impactar o seu negócio? Anote todas as dicas e atualize sua marca ou o seu site com cores que vão proporcionar uma experiência de compra ainda melhor. Boas vendas! 

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