O que é e como imprimir o DANFE Simplificado?

por BSeller

7 de dezembro de 2021

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica – DANFE Simplificado, modelo etiqueta, traz informações mais resumidas e facilidade na hora da impressão.

Presença obrigatória em todas as mercadorias vendidas através de e-commerce, o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica – DANFE ganhou uma nova cara: um modelo mais simples. O DANFE Simplificado, também chamado de modelo etiqueta, surgiu em 2020 como consequência da expansão do comércio eletrônico brasileiro (e-commerce).

O principal objetivo do novo modelo é facilitar para o comprador a visualização e interpretação das informações contidas no documento, além de agilizar o processo de emissão. As especificações de impressão do DANFE Simplificado estão dispostas na Nota Técnica 2020.004, mas uma das principais diferenças em relação ao modelo tradicional é a possibilidade de imprimir o DANFE em papel etiqueta.

Entenda abaixo o que é o DANFE Simplificado e como imprimir o documento modelo etiqueta.

O que é DANFE?

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica – DANFE é a representação do documento fiscal impresso. Nele deve conter a chave de acesso para consulta das informações da NF-e.

O DANFE deve ser emitido em todas as operações comerciais e ser fixado à mercadoria, acompanhando-a durante o trânsito até o destinatário, seja via transportadora, Correios ou frete próprio.

Qual a diferença do DANFE para o DANFE Simplificado?

O DANFE Simplificado é menor e contém informações mais resumidas do que o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica tradicional. O modelo surgiu em 2020, com a publicação da Nota Técnica nº 2020.004, como forma de facilitar o processo e diminuir a quantidade de papel utilizado para esse fim.

Diferentemente do DANFE tradicional, impresso em papel tamanho A4 e anexado à caixa dentro de um envelope plástico (conhecido como canguru) o DANFE Simplificado pode ser impresso em etiqueta adesiva e ser colado diretamente na caixa do produto.

Quem deve emitir o DANFE Simplificado?

Todo comércio eletrônico que realiza operações de venda ao consumidor final é obrigado a emitir o DANFE correspondente à Nota Fiscal Eletrônica.

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica deve ser impresso pelo emitente da NF-e antes da circulação do produto, e acompanhar a mercadoria durante todo o trânsito.

Dessa forma, todas as operações comerciais por comércio eletrônico que já utilizam o DANFE, podem utilizar o modelo Simplificado, também chamado de etiqueta.

Como imprimir o DANFE Simplificado?

O DANFE Simplificado possui algumas especificações de impressão que devem ser seguidas para garantir o fluxo de informações. A Norma Técnica 2020.004, de agosto de 2020, traz orientações sobre a emissão do documento e os campos obrigatórios da NFe.

Com o BSeller você consegue realizar a impressão correta e ágil do DANFE Simplificado, além de ter tudo integrado em um único sistema. Nossa plataforma oferece a conexão entre

o módulo de ERP, responsável pelo gerenciamento das vendas, e o módulo TMS, que reúne

o cadastro das transportadoras permitindo o rastreamento dos pedidos.

O BSeller também está integrado ao serviço Americanas Entrega, da Americanas Marketplace, que oferece a geração automática de etiquetas, o que otimiza o fluxo de expedição no canal.

Informações para a impressão do DANFE, modelo etiqueta

O DANFE Simplificado pode ser impresso em qualquer tipo de papel, respeitando a largura mínima de 55 milímetros, suficiente para que seja possível a leitura do código de barras.

Também as fontes devem obedecer a um padrão, sendo que o que o tamanho da fonte não

pode ser menor do que seis pontos e os títulos devem estar em negrito e caixa alta (letras maiúsculas).

Na impressão do DANFE Simplificado, alguns itens são obrigatórios como a chave de acesso, o código de barras no canto superior direito. Além deles, outros campos obrigatórios são os dados do emitente, os dados gerais da NF-e, dados de destinatário e valor total da Nota Fiscal.

Diferentemente do modelo tradicional, no DANFE Simplificado não há mais a exigência da descrição do produto fora da embalagem.

danfe simplificado - interna

Por que aderir a ele?

Utilizar o DANFE Simplificado, modelo etiqueta, é vantajoso tanto para o emitente quanto para o consumidor. Um dos principais motivos para o vendedor aderir ao modelo simplificado é a facilidade e agilidade de impressão, o que impacta diretamente nas entregas.

Além disso, o DANFE Simplificado reduz custos para sua emissão, por se tratar de um documento menor e mais resumido. Estudos apontam uma economia de até 40% nos custos operacionais para a impressão do DANFE Simplificado se comparado ao modelo tradicional em tamanho A4. A redução inclui desde o consumo de tinta da impressora a laser e de energia elétrica até o custo com o próprio envelope plástico que antes era obrigatório.

Já para o consumidor final, além de ter sua mercadoria em mãos em menos tempo, ele também se beneficia com o padrão de informações do DANFE Simplificado. Por ser um documento mais resumido, é mais fácil para o comprador fazer a leitura e interpretação dos dados contidos no DANFE.

Emissão do DANFE Simplificado e outras soluções

Se você busca otimizar processos e aumentar o faturamento do seu e-commerce, o primeiro passo é aderir a um sistema unificado e que está integrado com soluções que trazem menos custos e mais agilidade ao seu negócio.

A emissão do DANFE Simplificado é apenas uma das facilidades que o BSeller proporciona ao seu negócio. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções para as maiores lojas virtuais do país, como Americanas, Shoptime, Submarino, entre outras, nós oferecemos o suporte completo para o gerenciamento do seu e-commerce, sendo 100% em nuvem. Isso porque, o BSeller é um backoffice que reúne em um único sistema, os módulos de gestão (ERP), logística (WMS), atendimento (SAC) e transporte (TMS).

Fale agora com um de nossos especialistas e conheça todas as soluções que o BSeller tem para seu negócio. Basta inserir suas informações logo abaixo para nossa equipe entrar em contato com você.

Acompanhe mais atualizações e dicas sobre o setor de e-commerce aqui no blog e fique por dentro das principais novidades sobre o varejo online!

Leia mais:

Como começar a emitir nota fiscal para seu negócio?

O que é WMS e quais as vantagens em ter um em sua operação de e-commerce?

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

BSeller

BSeller é a solução integrada de ERP e backoffice da americanas s.a. É a única tecnologia completa para backoffice de e-commerce, com módulos nativamente integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS).

veja ainda:

recrutamento - destaque

Recrutamento: quais os tipos mais comuns e como fazer?

O recrutamento e seleção de novos funcionários é uma etapa que todo empreendedor vivencia ou irá vivenciar. Mas é preciso […]

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]

mrp - destaque

O que é MRP e como funciona esse sistema?

Conheça o sistema MRP e descubra como ele pode otimizar os resultados da sua empresa! Você sabe o que é MRP, […]