O que é desconto progressivo e como ele pode impulsionar seu negócio?

por Americanas

16 de janeiro de 2023

O desconto progressivo pode incentivar o cliente a comprar mais por menos. Veja como usá-lo em sua estratégia!

O desconto progressivo é uma estratégia criativa e diferenciada de chamar a atenção do usuário e tornar as suas ofertas mais atrativas. A ideia é estimular o consumidor a comprar cada vez mais, acumulando descontos.

Essa ação impacta os resultados de curto e médio prazo, tornando a loja mais competitiva. No contexto da internet, essa é uma vantagem importante, considerando a grande diversidade de opções que os consumidores podem encontrar.

Antes de começar a aplicar o desconto progressivo nos seus itens, é importante saber como funciona, quais são os cuidados e quais são os melhores momentos de usar.

Como funciona o desconto progressivo?

Você já viu aquele tipo de promoção que oferece desconto na compra de um terceiro item? Essa é uma das formas de aplicar o desconto progressivo. Esse método de venda estimula o aumento da quantidade de produtos por venda e ajuda a aumentar o ticket médio.

De forma simples, podemos dizer que quanto mais o cliente comprar, maior vai ser o desconto no valor final. São muitas as formas de usar essa estratégia e, ao invés de copiar a concorrência, é importante que você analise qual será a mais vantajosa para o seu negócio.

Desconto na compra de um mesmo produto

O primeiro tipo de desconto progressivo que vamos abordar é na compra de um mesmo produto. Nesse caso, a redução de valor será realizada por unidade, por exemplo:

  • 1 unidade custa R$100
  • A segunda unidade custará R$85
  • A terceira unidade R$75

Os descontos podem ser crescentes por quantas unidades fizerem sentido para o seu negócio. É importante que os descontos sejam muito bem planejados e proporcionais à quantidade de produtos.

Para que essa estratégia dê certo e os clientes realmente vejam vantagem na oferta, é importante que os produtos participantes sejam selecionados de acordo com a demanda e interesse do seu público.

Desconto na compra de produtos de categorias diferentes

Essa é uma opção mais abrangente e pode ajudar a atrair clientes interessados em produtos diversos. Um exemplo de como o cálculo pode ser feito:

  • Na compra de 3 produtos: 5% de desconto
  • Na compra de 4 produtos: 10% de desconto
  • Na compra de 5 produtos: 15% de desconto

Essa opção pode ser uma excelente escolha para conseguir vender aqueles produtos presos no estoque e promoções que têm o objetivo de abrir espaço para novos produtos.

Quando usar o desconto progressivo?

Essa é uma estratégia muito atrativa, mas como qualquer decisão e ação, precisa ser bem planejada, de acordo com a realidade do seu negócio. Antes de estabelecer o formato e escolher os itens que entrarão em promoção, é necessário fazer uma pesquisa com o público-alvo, entender suas dores e necessidades. Dessa forma, as ações poderão ser planejadas de acordo com essas oportunidades.

É importante que, com base na pesquisa de mercado, as promoções beneficiem tanto à loja quanto ao consumidor e essa vantagem precisa ficar clara, para que não gere insatisfação ou até uma migração para a concorrência.

Para aumentar as chances de sucesso, uma boa estratégia é mapear a jornada de compras dos usuários e analisar os melhores períodos, produtos e até os melhores argumentos para a comunicação.

Além disso, para definir as porcentagens e descontos, é fundamental colocar no papel os custos, despesas variáveis e margem de lucro, para não gerar prejuízos ou resultados ineficientes.

Conhecer o público-alvo

Esse passo é fundamental para qualquer ação, lançamento e comunicação que uma marca planeje realizar. Deve sempre ser o primeiro passo. Especialmente no contexto da internet, não conhecer o seu público implica em não saber como vender o seu produto ou serviço, como criar ações de comunicação e, principalmente, como atingir as pessoas mais propensas a consumir na sua loja.

Determinar objetivos claros

A melhor forma de avaliar os resultados de uma ação ou campanha é ter métricas de sucesso estabelecidas desde o início. Para estabelecer essas métricas é importante avaliar o histórico do negócio, as tendências de mercado, a sazonalidade e outros fatores que podem interferir no processo. Alguns exemplos de resultados chave são:

  • Aumento de X% no número de itens vendidos no comparativo com o mesmo período no ano anterior
  • Aumento de X% no ticket médio no comparativo com o mesmo período no ano anterior
  • Levar X novos clientes a fazerem a primeira compra
  • Resgatar X clientes que já não realizavam compra há determinado tempo

Definir os produtos que farão parte da promoção

Depois de conhecer o público, fica muito mais fácil entender os produtos mais buscados, desejados e também aqueles que não têm um grande apelo. Depois, será necessário definir a sua estratégia. O objetivo é limpar o estoque? Estimular o consumo de algum item ou categoria específica? Vender produtos empacados? Esse passo é importante inclusive para definir em quanto tempo você precisa alcançar os resultados desejados e o preço que vai te ajudar a chegar lá.

Criar a sua própria tabela de preços e prazos

Essa tabela será o guia base dessa ação. Com ela você também poderá determinar o período da promoção: ela terá uma data de fim ou será enquanto durarem os estoques? Essa informação precisa ser comunicada para o público de forma clara e pode até ser usada como argumento de marketing.

desconto progressivo - interna

Quais são as principais vantagens de aplicar o desconto progressivo?

O desconto progressivo é aquele tipo de estratégia que oferece vantagens para os clientes mas também gera uma série de benefícios para o seu negócio. Alguns deles são:

Aumento do ticket médio

O ticket médio aumenta como uma consequência direta do aumento de itens por compra de cada cliente. Se eles percebem que há uma oportunidade que realmente vale a pena de comprar mais produtos pagando menos, eles provavelmente se sentirão mais confortáveis para gastar mais do que o valor inicialmente planejado.

Aumentar o ticket médio vai gerar um impacto positivo no seu faturamento e poderá facilitar investimentos, como publicidade, logística e também ampliar seu poder de negociação com o fornecedor, ou seja,você poderá investir em  fatores que vão ajudar a manter os resultados mais altos.

Captação e fidelização de clientes

A adoção dessa estratégia, além aumentar o apelo dos seus produtos, gera no consumidor uma sensação de oportunidade única, o que pode ampliar a  afinidade e preferência dele pela sua loja.

Outra consequência que pode ajudar na fidelização dos clientes é a percepção de que a sua loja oferece os melhores preços e condições. Dessa forma, ao procurar por um produto, se tornará natural que eles busquem diretamente no seu catálogo.

Vantagem competitiva e destaque da concorrência

Observar os movimentos da concorrência e ficar de olho nas mudanças e tendências de mercado é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas sair na frente e oferecer as melhores condições para os seus clientes antes das outras marcas é ainda melhor!

Descontos planejados e bem aplicados são incentivos especiais e ainda têm o poder de melhorar seu relacionamento com os consumidores atuais e potenciais.

Aumento da presença digital

Com o passar dos anos, a presença digital se tornou cada vez mais uma característica indispensável para qualquer negócio. Estar bem posicionado na internet é a melhor forma de ser visto e atrair o público certo.

O desconto progressivo é uma forma de aumentar a participação do canal digital nos seus resultados e promover a sua marca nesse mercado, aumentando o engajamento e o retorno sobre as suas ações. Tudo isso se traduz diretamente na potencialização do seu faturamento.

Fique atento aos cuidados importantes na hora de aplicar o desconto progressivo

Apesar de ser uma estratégia que pode gerar grandes resultados pro seu negócio, é importante que ela seja bem organizada e cuidadosa, para evitar qualquer tipo de problema. Alguns cuidados indispensáveis são:

Considere o perfil dos clientes

Não adianta oferecer os melhores valores e condições imperdíveis em produtos ou serviços que o seu cliente não tem interesse. Por isso, é importante fazer um mapeamento dos itens com maior percentual de consumo nos últimos meses e no mesmo período do ano anterior.

Outra possibilidade é avaliar as novidades e tendências desse público para trazer novidades e aumentar o grau de interesse na sua promoção.

Tenha uma comunicação clara e verdadeira

Na hora de divulgar uma promoção e tentar chamar atenção para os valores e vantagens da compra, é comum que algumas lojas acabem exagerando ou não sendo transparentes sobre os reais benefícios para os clientes.

Esse erro pode atingir diretamente a confiança que o consumidor tem na loja e gerar grande insatisfação, podendo causar crises com marketing negativo e até compartilhamentos nas redes sociais, prejudicando a imagem da marca.

É fundamental que, apesar de usar uma linguagem atrativa e comercial, todas as informações sejam verdadeiras, claras e diretas.

Fique atento aos cálculos e evite prejuízos

Toda promoção, ação de marketing e campanha de divulgação tem o mesmo objetivo final: ajudar no crescimento e aumento do lucro do negócio. É importante ter em mente que apesar de querer causar impacto com grandes promoções, argumentos e valores de impacto, o negócio não pode ser prejudicado.

Preste muita atenção no momento de calcular as promoções e definir as margens de lucro.

Mensure os resultados

Com os objetivos traçados desde o início, a etapa de mensuração é muito mais simples e rápida, mas tome cuidado com as métricas de vaidade e com resultados que não se traduzem em lucros e benefício direto para a sua empresa.

Por isso, foque em resultados mais concretos, que podem ser diretamente relacionados a aumento no faturamento, conquista de novos clientes e aumento da base de leads.

Desconto progressivo: um aliado do seu negócio

Agora que você já sabe o que é desconto progressivo e já entendeu como usar, quando aplicar e quais são os principais cuidados, chegou a hora de colocar em prática no seu negócio, atrair novos clientes e impulsionar o seu faturamento.

Não se esqueça que essa é uma das estratégias possíveis para se diferenciar da concorrência e quando somada a outras ações, como publicidade, sortimento variado, variedade de opções e boas condições de pagamento, ela pode gerar resultados ainda melhores. 

Confira cada detalhe, defina objetivos que façam sentido para o crescimento da sua loja, entenda as maiores necessidades dos seus clientes, pesquise sobre tendências e sazonalidade e invista no futuro do seu negócio.

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