Descrição de produtos: requisitos e dicas para um cadastro vendedor

por Americanas

26 de abril de 2018

O texto da descrição de produtos deve trazer detalhes do item ofertado, mas em texto corrido com início, meio e fim

A descrição de produtos traz informações relevantes para o consumidor conhecer mais profundamente o item que irá comprar. Estes dados podem ajudá-lo a entender melhor os materiais de confecção, ficha técnica, aplicação do item e outros dados importantes para que, mesmo virtualmente, ele consiga entender exatamente o que está comprando.

Por causa disso, é importante se atentar ao preenchimento desse campo na hora de cadastrar os produtos que você vende. Existem fatores que podem interferir na experiência de leitura/compra pelo cliente e, por isso, são motivos de reprovação de cadastro.

Fique atento para escrever todos os detalhes que o cliente precisa conhecer, fornecendo a melhor experiência de leitura, com informações relevantes para ele!

Qual o tamanho ideal da descrição de produtos?

Não existe uma regra, mas o campo de descrição de produtos da Americanas Marketplace, por exemplo, é limitado a 4.000 caracteres. Esse é um tamanho que consideramos o suficiente para descrever os detalhes de seu produto, fornecendo informações relevantes ao consumidor, mas sem tomar um tempo desnecessário de leitura.

Caso seu produto não tenha tantos detalhes, não há nenhum problema em escrever uma descrição menor que o limite.

O único ponto de atenção aqui é destacar todos os dados relevantes do produto, que podem interferir na decisão de compra pelo cliente, e sem extrapolar a limitação de caracteres.


Posso usar tags para destacar trechos do texto descritivo?

Sim. Algumas tags como negrito e itálico são permitidas na descrição de produtos. Se a tag desejada for uma das que estão na lista a seguir você poderá usá-la sem correr risco de ter o cadastro reprovado:

  • <p> – um simples parágrafo
  • <ol> – uma lista ordenada
  • <ul> – uma lista não ordenada
  • <li> – um item da lista
  • <strong> – maior ênfase em negrito
  • <b> – texto em negrito
  • <i> – texto em itálico
  • <br> – uma quebra de linha

Se a tag desejada não está nesta lista, então isso significa que ela não é permitida e seu uso poderá gerar uma reprovação do cadastro.

Após a inserção, certifique-se de fechar todas as tags utilizadas. Caso contrário, elas saíram como texto sem sentido na descrição e o cadastro será reprovado como “informação ilegível”.

Posso usar caracteres e símbolos especiais?

Aqui na Americanas Marketplace não. O nosso sistema fará uma reprovação automática de textos descritivos que contenham caracteres como %, $ e @, por exemplo.

Além disso, estruturas que se diferenciam do restante do texto – ex: Cop, nbsp, quot e Ndash  – também serão interpretadas como um caractere especial e, portanto, reprovadas.

Dicas para escrever uma descrição de produtos vendedora:

  • Forneça todos os detalhes importantes sobre o produto;
  • Use espaçamento, dividindo o texto entre parágrafos e facilitando a leitura;
  • Revise o português: ortografia errada também pode gerar reprovação – isso inclui falta de acentuação, falta de espaço e palavras e textos escritos inteiramente em caixa alta;
  • Não use a descrição para colocar informações sobre sua loja, condições de frete, prazo de entrega, estoque, política de venda e/ou links. A descrição deve se ater ao produto;
  • Utilize apenas tags HTML permitidas;
  • Não use caracteres especiais;
  • Seja claro e redija textos com uma linha de raciocínio de começo, meio e fim;
  • Não faça menção a itens sortidos: o produto vendido deve ser exatamente como o da imagem cadastrada;
  • Não faça menção a itens isolados e brindes: é proibido condicionar a venda do item a um brinde;
  • Não faça menção à promoção, pré-vendas, lançamentos e datas de vencimentos
  • Tenha a certeza que o texto está coerente com a imagem utilizada – nosso sistema irá checar a compatibilidade entre texto e imagem e, se não estiverem de acordo, o anúncio será reprovado e voltará para correção.
descrição de produtos - interna

Principais erros no seu descritivo

Segundo a área de conteúdo da Americanas Marketplace, estes são os erros mais comuns na hora de fazer uma descrição de produto!

1 – Não ter uma descrição

Mais comum do que se pode imaginar, o número de e-commerces sem descrição em seus anúncios de produto é grande; esse é o primeiro erro – por sinal, gravíssimo.

Os clientes buscam tirar dúvidas e também conhecer todas as características do produto pela descrição. Por isso é tão necessário que todos os produtos tenham esse campo preenchido, com informações que sejam pertinentes para todos os tipos de público, desde uma pessoa que saiba exatamente do que o produto se trata, até uma que não seja tão familiarizada assim.

Na hora do cadastro, procure por referências e busque descrever seu item o melhor possível, de forma agradável a qualquer um que leia esse texto. Veja como fazer uma descrição vendedora, clicando aqui.

2 – Apresentar erros ortográficos

Errar na gramática ou ortografia pode passar a imagem de amadorismo para a sua loja online, por isso ficar atento é importante. Desde os mais simples aos mais complexos, os erros textuais não são bem vistos e podem até mesmo resultar no abandono do produto.

Para evitar, é ideal que a descrição seja revisada, tanto na parte de estrutura, como na ortografia e gramática. Uma dica é usar o revisor de ortografia e gramática do próprio editor de texto (Microsoft Word, por exemplo), além de ler o conteúdo em voz alta ou enviá-lo para outra pessoa revisar. 

3 – Usar uma descrição igual a dos fabricantes

Geralmente, o fabricante do produto disponibiliza algumas informações mais básicas para que os clientes possam saber do que o produto se trata, mas usar apenas esse texto não é o suficiente para despertar o desejo de compra de um cliente.

Além do mais, isso não irá diferenciar o seu e-commerce dos demais e deixará o seu produto com informações duplicadas nos buscadores (como o Google) e até mesmo atrapalhará o SEO do conteúdo. Então, seja criativo e escreva uma descrição que apresente tudo sobre o produto, diferenciais e que seja única na internet. 

4 – Não utilizar palavras-chaves

Todos os sites da internet necessitam de uma excelente otimização com as técnicas de SEO, para aparecerem bem posicionados nas pesquisas dos buscadores, e com o descritivo dos produtos não é diferente. 

É exatamente no descritivo onde você vai garantir que, quem está atrás do item que você comercializa, o encontre com mais facilidade. Realize uma busca por palavras relacionadas com o produto em ferramentas gratuitas, como o Ubersuggest e as insira ao longo do texto, mas sem deixar a produção robótica ou repetitiva. 

Além da descrição do produto, é muito importante otimizar o título, o deixando o mais vendedor possível, pois esse é o primeiro contato que o cliente terá em seu site ou nos buscadores. As duas informações poderão mostrar que seu produto é o que o consumidor está buscando.

5 – Redigir um texto curto ou sem estrutura

Seguir um raciocínio na hora de escrever um texto é essencial, e fica muito mais fácil de encaixar todas as informações necessárias e importantes. O ideal é que o texto seja objetivo, mas não significa que em apenas 5 linhas você poderá concluí-lo. 

Encante e desperte o desejo do cliente em ter o produto em mãos. Fale sobre as características, use adjetivos, verbos e tire dúvidas. Leia todas as informações dos produtos antes de começar a escrever e revise ao final.

Um bom descritivo de produto tem que ser o mais completo possível e transmitir ao consumidor a ideia de ter o produto em mãos, ao apenas ler a página. 

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