Dia do Cliente: 6 dicas para vender na data

por Americanas Marketplace

9 de agosto de 2021

O Dia do Cliente, celebrado em setembro, tem se popularizado a cada ano e precisa estar no calendário do varejista. Veja como se destacar!

No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente. A data tem se popularizado entre os consumidores, uma vez que o próprio mercado vem utilizando-a como chamariz para elevar as vendas em um período sem grande apelo comercial.

A data foi criada em 2003 e já é comemorada em 14 estados e 167 municípios brasileiros. Já se tornou uma característica dela a grande variedade de ofertas e promoções; e é isso que atrai os clientes e dá aquele empurrãozinho para as famosas compras de oportunidade. Além, claro, de ajudar a estreitar laços com o público. 

Ao contrário de outras datas, no Dia do Cliente não é preciso focar em um único perfil. Aqui, todo mundo é público-alvo. Essa data, visa celebrar a relação entre empresas e consumidores. Por isso, as estratégias devem ser focadas na valorização dos clientes.

Um levantamento feito pela Social Miner e Opinion Box, em 2019, revelou que 43% dos consumidores pretendiam aproveitar os descontos e promoções do Dia do Cliente naquela ocasião.

A seguir, veja algumas ideias para aproveitar o Dia do Cliente e alavancar suas vendas em mais uma data promocional importante:

1 – Crie ofertas imperdíveis

O Dia do Cliente é o momento ideal para promover suas melhores ofertas e fazer o seu estoque girar. Crie estratégias com o apelo para a data, propiciando a compra de oportunidade e de urgência.

Baixar os preços daqueles produtos que serão atualizados em breve, ou que você deseja liberar do estoque são ótimas estratégias. Criar kits também é uma boa opção, agregando itens de muita procura com aqueles de menor saída.

Se você vende em um marketplace, observe a estratégia adotada pela plataforma. Ela certamente tem uma equipe dedicada a estudar a data e analisar as melhores formas de atrair clientes, aumentando as chances de conversão. Na Americanas Marketplace, por exemplo, os parceiros têm uma série de campanhas às quais eles podem aderir em cada data comemorativa. 

2 – Invista em descontos progressivos

Oferecer descontos progressivos é uma estratégia que traz bastante retorno. A mecânica é simples: o cliente ganha mais desconto à medida que compra mais quantidade de um mesmo item.  

Por exemplo, o primeiro produto sai pelo valor normal, o segundo tem 5% de desconto, o terceiro 10% e assim por diante… Aqui, o objetivo é aumentar o ticket médio da compra. 

3 – Envie brindes e deixe o seu cliente saber disso!

Brindes continuam sendo um recurso eficiente para cativar clientes. Você pode trabalhar com a ideia de que compras a partir de um determinado valor serão acompanhadas de um brinde. Assim, você consegue aumentar o ticket médio da compra.

Amostras grátis também funcionam, principalmente para fazer com que o cliente experimente um novo produto e venha a se tornar consumidor assíduo. 

dia do cliente - interna

4 – Não se esqueça do frete grátis

Quem trabalha com e-commerce sabe que frete grátis atrai e conquista o cliente, sendo um fator decisivo no momento da compra. Por isso, entenda, dentro da sua estratégia de precificação, como é possível oferecê-lo para itens de maior saída e concorrência. 

Você pode ofertá-los ou em itens específicos ou em comprar a partir de determinados valores, ajudando no aumento do ticket médio. 

5 – Crie promoções segmentadas

Além das ofertas para o público geral, você pode trabalhar, também, com promoções segmentadas para diferentes grupos de clientes.

Para clientes mais antigos, você pode criar promoções que buscam fidelizar ainda mais. Ou descontos para quem compra pelo aplicativo, ou para a sua base de e-mail…

Você também pode usar estratégias de upselling (que é quando você oferece produtos superiores aos que o cliente já comprou) ou cross selling (produtos complementares aos adquiridos). Isso vai ajudar a aumentar as vendas na sua base de clientes atual.

E todas essas bases podem ser estruturadas com uma boa ferramenta de CRM.

6 – Use as redes sociais como aliadas

Pensou e estruturou toda sua campanha para o Dia do Cliente? É hora de divulgá-la! E mais do que criar anúncios, você pode usar suas redes sociais a seu favor. 

Divulgue sua campanha para a data, as promoções definidas, traga avaliações de clientes que já adquiram seus itens e produza materiais atrativos e que condizam com suas ofertas imperdíveis. 

Aproveite que ainda dá tempo de criar uma campanha para o Dia do Cliente do zero e utilize nossas dicas para te guiar nessa estruturação. Não perca mais esta chance de alavancar suas vendas e levar seu negócio para outro patamar. 

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