5 dicas de SEO para sua loja aparecer bem na busca

por Alex Vargas - Núcleo Expert

30 de dezembro de 2021

Com estas dicas de SEO você vai aprender a otimizar sua loja virtual para se destacar nas buscas do Google! Confira!

Sua loja virtual depende exclusivamente de anúncios no Google Ads para vender? 

Então você precisa começar a investir e concentrar sua energia em conteúdo e estratégias de SEO para sua loja virtual.

Mesmo que você não seja um especialista em SEO, provavelmente sabe que a otimização de mecanismos de pesquisa pode ser a diferença entre um site ser notado ou não nos resultados de pesquisa.

Neste conteúdo, vamos ajudá-lo a compreender melhor o universo do SEO para lojas virtuais e quais as principais dicas de SEO para você realmente ranquear a sua loja no algoritmo do Google.

O que é SEO para e-commerce?

E-commerce SEO, ou otimização de mecanismo de pesquisa, é a estratégia responsável por fazer com que várias páginas do seu site tenham uma classificação elevada em mecanismos de pesquisas como o Google.


O grande diferencial de posicionar suas páginas de forma orgânica no Google, é que você não está disputando lances para aparecer para um determinado termo de pesquisa em anúncios no Google.

Por mais que o SEO seja algo reconhecido como extremamente técnico, existe um limite até onde um profissional da área consegue atingir um determinado resultado.

Portanto, mesmo que você seja um expert em SEO, no final das contas o que irá determinar o seu posicionamento é o próprio algoritmo.

Cabe a você estudar e observar as melhores práticas de SEO para conquistar o seu espaço nos resultados orgânicos.

Vale lembrar que ao longo de vários anos o Google desenvolveu melhorias e evoluiu seu mecanismo de pesquisas. Atualmente é sabido que o buscador possui mais de 200 fatores de ranqueamento. Porém, não se assuste, vamos listar aqui as dicas de SEO para sua loja que realmente fazem a diferença.

Checklist de SEO para comércio eletrônico: 8 dicas para melhorar o rankeamento da sua loja virtual

1 – Pesquisa de palavras-chave

O grande segredo que está por trás das palavras-chave é a intenção do usuário ao realizar uma determinada pesquisa.

Através dela é possível compreender o que um usuário deseja ter acesso na busca do Google e que está dentro do contexto da sua marca e do que ela pode comunicar.

Para que você consiga criar o conteúdos certos para o público alvo, você pode contar com ferramentas de pesquisas de palavras-chave, como:

  • Google Trends
  • Sugestões de pesquisa do Google Ads (keyword planner)
  • SEMRush – pesquisa de palavras-chave
  • Ahrefs Keyword Generator
  • Ubersuggest

2 – Otimize o SEO das páginas de produto da sua loja virtual

Este é um outro princípio de SEO para quem vende produtos em lojas virtuais.

E isso vai além de fazer uma distribuição natural e contextual de palavras-chave ao longo da descrição dos produtos. Você precisa desenvolver e trabalhar pilares principais na sua loja virtual, como:

Meta Descrição


Refere-se ao texto abaixo do título da página da sua loja, nos resultados de pesquisas do Google.

Já em específico para uma página de produto, leve em consideração que a meta descrição será uma pequena prévia do que as pessoas terão acesso de informações ao clicar no link.

Busque escrever entre 280 a 320 caracteres, sem passar disso.

Títulos de Página

Estamos falando da linha principal em azul do título de página ao realizar uma pesquisa no Google. 

O nome da página precisa ser descritivo e otimizado para o seu público em potencial, ou seja, deverá conter palavras-chave para que a sua página seja indexada, categorizada e ranqueada no Google corretamente.

Lembre-se: em SEO devemos facilitar o máximo possível que o algoritmo entenda o que estamos falando e com quem desejamos nos comunicar.

Imagens:

Utilizar imagens já é de grande valia para portais e blogs de conteúdo que não vendem produtos físicos, pois servem para ilustrar uma ideia ou uma sequência de passos. Mas, para as lojas virtuais, a importância é ainda maior.

Afinal de contas, uma loja virtual precisa trabalhar boas imagens de seus produtos, fotos nítidas, com boa velocidade de carregamento e, ao mesmo tempo, com seus textos alternativos preenchidos adequadamente.

Como citado acima, precisamos facilitar a identificação do nosso conteúdo e imagens para o buscador.

Lembre-se de fazer o uso correto de palavras-chave e sempre que salvar a sua imagem no computador antes de adicioná-la ao site, certifique-se de que está nomeando o arquivo contendo a palavra chave principal.

dicas de SEO - interna

3 – Organize seu site de forma simples e lógica

A forma como suas páginas são organizadas dentro do domínio é chamado de arquitetura do site. E este é outro aspecto importante da otimização de SEO para comércio eletrônico.

Esta dica é fundamental para melhorar a performance orgânica da sua loja virtual e também para manter a experiência dos visitantes das suas páginas.

Uma arquitetura de site ideal, possui sua estrutura clara e lógica de como tudo é organizado e será encontrado.

Vamos a um exemplo de uma loja de roupas. Ela possui diversas sessões como:

  • Moda Masculina;
  • Moda Feminina;
  • Infantil 

E dentro delas há subdivisões de tipos de roupas como:

  • Calças;
  • Blusas;

E assim por diante…

Outro fator de ranqueamento importante são os links e URLs internos das páginas do seu site.

Use URLs limpas, em texto, e curtas, incluindo a palavra-chave correta, sempre que possível.

4 – Tenha um site rápido e otimizado para celular

Se hoje o centro das atenções do Google é a experiência do usuário, logo, estamos falando de velocidade e usabilidade.

Um dos principais fatores que determinam a compra de um produto em uma determinada loja é a sua velocidade de processamento e exposição de informações.

Quando você acessa um site pelo celular e ela leva tempo para carregar as imagens e demais elementos do site, normalmente clicamos no botão voltar e vamos para o próximo resultado da pesquisa do Google.

Ou ainda, em um outro cenário, quando você tenta realizar o acesso pelo celular e definitivamente todos os elementos estão quebrados, este é um problema grave de SEO e que você precisa prestar muita atenção.

Portanto, tenha um site otimizado para dispositivos móveis e também avalie a performance e velocidade de abertura do site. 

5 – Link building para e-commerce

Falando de estratégias de SEO off-page, ou seja, fora do seu site, os backlinks são determinantes para as lojas que procuram melhorar sua classificação no mecanismo de pesquisa. 

Backlink é quando um site inclui um link de referência para outro site em uma de suas páginas. Ou seja, é como uma espécie de voto ou indicação de um para o outro. Se por acaso o seu site recebe vários “votos” para uma determinada página, é natural que o Google classifique a sua página em boas posições do Google.

De um modo geral, quanto mais vezes o seu site for vinculado a outros sites, de boa autoridade, melhor será para o seu ranking de SEO.

Antes de aplicar na prática uma estratégia de construção de links, recomendo que você estude muito sobre o assunto para garantir que está construindo links relevantes que levem autoridade para a sua loja e façam a diferença no seu ranqueamento.

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Alex Vargas - Núcleo Expert

Especialista em Marketing Digital e Negócios pela Internet, com mais de 16 anos no mercado digital. Um dos maiores Infoprodutores do Brasil.

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