Varejo tem alta de 6,3% no faturamento nominal na Black Friday

por Americanas Marketplace

13 de dezembro de 2021

Setor com maior avanço no faturamento nominal foi o de Turismo e Transporte, com alta de 54,4% 

Ano após ano a Black Friday se mantém como a maior data do varejo, e em 2021 não foi diferente! A Cielo-ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) comparou os resultados das vendas do dia 26 de novembro deste ano com o dia 27 de novembro de 2020, datas oficiais da Black Friday nos últimos dois anos. 

No total, o varejo do Brasil na Black Friday registrou um crescimento de 6,3% no faturamento nominal em comparação com 2020. Enquanto isso, o e-commerce teve alta de 15,3% e o varejo físico cresceu 2%. 

Apesar desse crescimento, quando comparamos os números de 2021 com o registrado em 2019, o resultado é outro. Em termos nominais, o faturamento do varejo em 2021 foi 9,1% inferior ao registrado dois anos atrás.

Destaques

O Setor de Turismo e Transporte foi o que apresentou maior avanço no faturamento nominal, registrando uma alta de 54,4% em comparação com o mesmo período de 2020. Já a maior queda registrada foi de 9% no segmento de Materiais para Construção.

Em questão de regionalidade, o Sul obteve o maior crescimento nominal durante essa Black Friday, com uma alta de 8,5% sobre o mesmo período de 2020. 

Considerando também o dia pré-Black Friday, 25 de novembro de 2021, o varejo total teve crescimento de 7,8% no faturamento nominal em comparação com período em 2020 (dias 26 e 27 de novembro). O comércio eletrônico e o físico também apresentaram altas de 13,8% e 4,9% respectivamente. 

Nesse período acumulado, o setor de Turismo e Transporte registrou aumento de 54,8% e o setor de materiais para construção teve recuo de 8,2% em relação a 2020. O Sul foi a região que seguiu apresentando o maior crescimento no faturamento nominal, com alta de 9,3% em relação aos dias 26 e 27 de novembro de 2020.

Leia também:

O que é Black Friday e quando ela acontece?

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

O que é Cyber Monday e como aproveitá-la para vender seus produtos?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

poder de compra do brasileiro - destaque

Qual o poder de compra do brasileiro?

Conheça o poder de compra do brasileiro, seus hábitos, comportamentos de consumo e veja como esses dados podem ser relevantes […]

Entenda como funciona o repasse semanal da Americanas

Os parceiros da Americanas Marketplace podem optar pelo repasse semanal ou quinzenal para receber por suas vendas feitas na plataforma.  […]

vtex day - destaque

Americanas Marketplace patrocina VTEX DAY 2022

VTEX DAY é o maior evento de inovação digital da América Latina e contou com atrações especiais em 2022 O […]