18 ferramentas do Google que ajudam seu negócio

por Americanas Marketplace

1 de setembro de 2022

O Google é mais do que apenas um mecanismo de pesquisa, ele possui uma variedade de ferramentas que podem te ajudar a otimizar os processos diários da sua empresa

As ferramentas do Google e serviços oferecidos por ele vão muito além do mecanismo de busca que conhecemos. A empresa também desenvolve outros recursos úteis de forma integrada para uso no dia a dia do seu negócio.

Essas ferramentas são excelentes para integrar várias áreas da sua empresa, além de te oferecer a facilidade de cuidar dos negócios aonde quer que você esteja. 

Com elas, você pode aprimorar a organização do seu negócio, encontrar a melhor maneira de se comunicar com seu público e até extrair dados importantes para o desenvolvimento da sua empresa.

Todas as ferramentas do Google são gratuitas, basta você ter uma conta ativa com ele. Conheça cada uma e a sua utilidade para o desenvolvimento do seu negócio:

1 – Google Meu Negócio

O Meu Negócio é uma plataforma do Google onde os empreendedores podem anunciar seus negócios nos resultados de pesquisa orgânica e no Google Maps gratuitamente.

Você pode exibir a localização da sua loja no Google Maps (incluindo visitar virtualmente sua empresa e planejar sua rota até o local) e adicionar dados de contato como endereço, e-mail, site e telefone do seu negócio.

Além disso, os usuários podem postar fotos, comentários e notas sobre o seu estabelecimento.

2 – Planejador de palavras-chave do Google

Algumas ferramentas do Google podem te ajudar na hora de destacar sua empresa no ranking do buscador. Este é o caso do Google Keyword Planner que ajuda você a encontrar as melhores palavras-chave para publicidade, criação de conteúdo e SEO para seu site e LPs.

Com essa ferramenta, os empreendedores podem saber se o conteúdo que estão oferecendo atrai um grande público ou um público de nicho. Além disso, você pode pesquisar pelas palavras-chave baseadas no seu negócio e descobrir quais delas têm mais relevância.

O Keyword Planner te ajuda a tomar decisões importantes sobre investimentos na internet, encontrar estratégias para monetizar conteúdo e economizar nos gastos.

3- Google Forms

O Formulários Google é uma ferramenta de formulário que você pode usar para realizar pesquisas, registrar-se em eventos ou até coletar dados.

Depois que as pessoas preenchem o documento, o Google cria uma planilha de resultados com todas as respostas compiladas e listadas.

Você ainda pode personalizar o formulário de acordo com as suas necessidades ou escolher um tema pronto. O Forms é uma ferramenta bem simples de utilizar.

4 – G Suite: para empresas de varejo

Esta solução gratuita fornece um conjunto de ferramentas de produtividade para ajudar os varejistas a simplificar seu trabalho diário para alcançar os clientes mais rapidamente, seja vendendo roupas, alimentos ou móveis.

A ferramenta também simplifica o lançamento de produtos, te ajudando no gerenciamento de tarefas.

5 – Google Analytics

É uma das melhores ferramentas de análise da web do mercado. Com o Google Analytics, você pode analisar todo o comportamento das pessoas que visitam seu site.

Desta forma, você pode obter informações sobre o número de visitantes, tempo médio na página, fontes de tráfego, etc. Além disso, você pode comparar períodos de tempo para entender como e por que seu site aumentou ou diminuiu o tráfego.

Todas as informações ajudam a definir ações de marketing, definir metas e criar conteúdo para o site.

6- Alertas do Google

O Google Alerts pode ser usado ​​para rastrear atualizações de conteúdo para um determinado tópico.

A ideia é que toda vez que o termo que você está monitorando for mencionado na web, você receba um alerta por e-mail.

Por exemplo, você pode acompanhar as citações dos seus concorrentes, termos importantes no mercado ou até mesmo avaliações sobre seus produtos ou serviços.

7- Google Trends

Com o Google Trends, as equipes de marketing não ficam apenas atualizadas com o que está acontecendo no mundo. Há também coisas interessantes acontecendo em seu próprio mercado que podem ser exploradas por você.

Essa ferramenta exibe uma parte do total de resultados de pesquisa do Google. Ao coletar os dados, ele os categoriza e os conecta a um tópico. Por exemplo, você pode ver tendências de pesquisa em tempo real para a categoria de moda.

Dessa forma, mostra quais tópicos estão sendo pesquisados ​​no momento e quais foram pesquisados ​​nos últimos 30 dias ou em qualquer data pré-definida. Além disso, indica tópicos relacionados e outros insights.

8- Pense com o Google

O Think With Google Brasil é o lugar perfeito para acessar informações, ideias, tendências do mercado, artigos, pesquisas e inteligência de mercado sobre o seu setor.

O site é sempre atualizado com muito conteúdo que pode ser útil para expandir seus negócios. Ele também tem uma variedade de campanhas publicitárias criativas nas quais você pode se inspirar.

ferramentas do google - interna

9- Google Ads

O Google Ads permite que as empresas possam anunciar diretamente para públicos relevantes na web, nos resultados de pesquisa do Google e em sites de parceiros.

Isso significa que o Adwords pode te ajudar a promover seu produto ou serviço para pessoas que estão pesquisando e podem estar interessadas.

Como cada pesquisa no Google é uma palavra-chave que você define através do Keyword Planner, cada empresa tem a oportunidade de usar termos do seu próprio negócio e com base nisso criar publicidade direcionada nesses termos relacionados ao negócio.

Você tem duas possibilidades: usar a Rede de Pesquisa ou a Rede de Display:

Rede de Pesquisa do Google

Nada mais é do que uma página que exibe os resultados da pesquisa. Ele exibe anúncios em forma de texto que correspondem ao que o usuário está procurando. A rede é a melhor opção para anúncios com objetivos de resposta direta (estimulando o público a tomar uma decisão imediata).

Rede de Display

O que é diferente nessa rede é o formato de exibição de cada anúncio. Em vez de texto, são utilizadas imagens que são mais adequadas à marca da sua empresa. Além disso, o espaço dedicado aos banners é distribuído pelos sites parceiros do Google, geralmente grandes portais de conteúdo. 

10 – Hangouts

O Google Hangout começou como uma simples plataforma de comunicação pessoal, mas com seus recursos incríveis de videoconferência, mais e mais empresas o estão usando, especialmente para o trabalho remoto.

Com esta ferramenta gratuita, você pode realizar videoconferências com clientes de outras cidades ou mesmo do exterior, apresentar webinars para seus usuários, entrevistar candidatos e até mesmo realizar reuniões de grupo.

Além de tudo isso, você pode gravar a chamada e receber a gravação em seu email. 

11 – Google Agenda

O Google Agenda permite agendar compromissos e enviar convites automaticamente para todos os participantes de um evento ou reunião.

Por ser online, pode ser acessado de qualquer dispositivo com conexão à internet. Além disso, você pode agendar o recebimento de lembretes por e-mail, mensagem de texto e notificações pelo telefone celular para não perder nenhum compromisso.

12 – Google Keep

O Google Keep permite que os usuários criem notas e listas de tarefas com áudio, imagens e até notas adesivas virtuais. As notas, gráficos e fotos podem ser personalizados em até oito cores diferentes para te ajudar na identificação.

Uma funcionalidade interessante do Keep é que o áudio pode ser transcrito em texto para adicionar em suas anotações. Assim, você tem arquivos em ambos os formatos.

É uma ótima maneira de se manter organizado e não perder nenhum prazo ou informação.

13 – Google Drive

O Drive é o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem do Google.
Ou seja, você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar, basta conectar seu dispositivo móvel à internet.

Você pode fazer upload de diferentes tipos de arquivos como: documentos, fotos, vídeos, músicas. Além disso, certos tipos de arquivos podem ser convertidos em formatos do Google, como documentos, planilhas ou apresentações.

A ferramenta vem com até 15 GB de armazenamento e é gratuita.

14 – Google Search Console 

O Google Search Console ajuda desenvolvedores e programadores de sites a melhorar e otimizar seus sites.

A ferramenta aponta melhorias e falhas que o setor responsável pelo site pode fazer e assim conseguir um melhor desempenho de indexação no Google. Além disso, as recomendações do Search Console podem ajudar os usuários a ter uma experiência melhor em seu site.

Essa ferramenta pode ajudar especialistas em SEO equipes de marketing a coletar dados de pesquisa que levam os usuários a um site, cliques em dispositivos móveis e taxas de cliques para os resultados de pesquisa.

Com isso, melhorias de conteúdo e não técnicas podem ser planejadas no site, o que aumentará o tráfego do site.

15 – Google PageSpeed Insights

Entre as ferramentas do Google está o Google PageSpeed Insights, uma solução online que avalia a velocidade de carregamento das páginas da web. Só para você ter uma ideia, a velocidade também é um fator de classificação nos resultados de pesquisa do Google.

As avaliações realizadas pela ferramenta separam o desempenho em dispositivos móveis e em computadores e ainda oferecem conselhos práticos sobre como otimizar a velocidade da página.

16 – Google Documentos

O Google Docs é mais uma das ferramentas do Google, mas com foco em gerar conteúdo escrito na nuvem. A maior vantagem do Docs é a facilidade de compartilhar documentos com outras pessoas, sejam da mesma empresa ou não.

Com ela, você pode comentar no documento ou fazer sugestões, contribuindo para a construção coletiva de artigos, por exemplo.

17 – Google Planilhas 

O Google Sheets é o Excel do Google. A principal diferença é que os arquivos são mantidos na nuvem.

Isso significa que você pode acessar suas planilhas de qualquer dispositivo com conexão à internet sem instalar nada.

Com o Sheets, você pode criar planilhas e gráficos com fórmulas integradas, tabelas dinâmicas e outras opções de formatação.

18 – Google Apresentação 

Com o Google Slides você pode criar e editar apresentações diretamente do seu navegador. Ou seja, não há necessidade de usar ou instalar nenhum programa.

Além disso, várias pessoas podem trabalhar em uma apresentação online ao mesmo tempo.

O Google Slides é compatível com o PowerPoint do Microsoft Office e pode exportar e importar arquivos do programa.


Agora que você conhece as ferramentas do Google que podem te auxiliar na gestão do seu negócio, separamos outros conteúdos com mais ferramentas que vão te ajudar no dia a dia da sua loja.

Leia também:

6 ferramentas para te ajudar a trabalhar remotamente

Criatividade: o que é e como estimular a sua?

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

jogos olímpicos - destaque

Jogos Olímpicos: oportunidades para impulsionar suas vendas

Descubra como impulsionar suas vendas durante os Jogos Olímpicos e aproveitar as oportunidades! Você sabe como aproveitar os Jogos Olímpicos para impulsionar […]

inverno - destaque

O que vender no inverno? 

Descubra o que vender no inverno e conheça um canal que pode te ajudar a aumentar seu lucro! Você sabe o […]

coisas para revender - destaque

9 coisas para revender e ganhar dinheiro

Conheça algumas opções de coisas para revender e ter um negócio ainda mais lucrativo  Que existe uma série de coisas […]