Como encontrar um fornecedor de roupas no atacado?

por Americanas Marketplace

27 de fevereiro de 2023

Confira cinco dicas para encontrar um bom fornecedor de roupas no atacado e potencializar seu negócio

Encontrar um fornecedor de roupas no atacado é uma das principais tarefas de qualquer empreendedor que deseja começar um negócio no segmento de moda. Afinal, o sucesso da loja irá depender completamente dos produtos disponíveis nas vitrines, não é mesmo? 

É por meio dos seus fornecedores que você irá garantir peças de qualidade, sortimento variado, prazos diferenciados e preços atrativos, que vão influenciar também a lucratividade da sua loja. Por isso, tanto a pesquisa quanto a sua decisão devem ser feitas com muita atenção. 

Para te ajudar a encontrar um bom fornecedor de roupas no atacado, separamos algumas dicas essenciais para você seguir nesse processo decisivo. Confira: 

5 dicas para encontrar um fornecedor de roupas no atacado

1 – Escolha um nicho de produtos

O segmento de moda é um dos mais vastos do mercado. Assim, uma das suas primeiras decisões ao começar a vender roupas é definir o estilo da sua marca, ou seja, o nicho de produtos que você irá vender. 

Dica: escolha sempre um estilo de roupa que você tenha mais familiaridade. Assim, você consegue ter uma noção melhor do segmento, das tendências, da qualidade das peças e da expectativa dos consumidores no momento da compra. 

Em um primeiro momento, é interessante que você foque em um único estilo de roupas, dessa forma você vai se habituando ao segmento e tem menos despesas. Com o tempo, conforme o negócio for ganhando força, você pode se planejar para diversificar e expandir a marca, atuando com outros estilos. 

Na hora de escolher o estilo de roupa que será vendido na sua loja, você pode focar em um nicho de determinado público – como roupa para bebês, moda infantil, moda feminina ou masculina –, ou focar em um determinado segmento, como roupa de praia, roupa íntima, moda plus size, moda evangélica, entre outros. 

Dessa forma, na hora de buscar um fornecedor de roupas no atacado, você consegue realizar sua busca de forma mais alinhada com a identidade e as expectativas da sua marca. 

2 – Analise a distância e os prazos de entrega oferecidos

A internet facilitou o contato e o relacionamento entre marcas e fornecedores de diversas regiões, porém, independentemente se a sua loja é digital ou física, contar com um fornecedor de roupas no atacado que atue na sua região pode fazer uma grande diferença nos resultados do seu negócio.  

Quando você conta com um fornecedor localizado perto da sua loja ou do seu estoque – caso você venda apenas online – você consegue reduzir os custos com logística e negociar melhores prazos para a entrega dos produtos, agilizando esse processo. 

3 – Negocie preços e formas de pagamento

Fatores como preço das mercadorias e formas de pagamento devem influenciar a sua decisão na hora de encontrar um fornecedor de roupas no atacado. Isso porque os preços oferecidos por esse distribuidor irão impactar diretamente o precificação da sua loja e, consequentemente, a sua margem de lucro

Sendo assim, é importante que você conte com um fornecedor parceiro que oferece diferentes vantagens nesse quesito. Dessa forma, você conseguirá se diferenciar dos seus concorrentes e oferecer preços mais atrativos e que oferecem um melhor custo-benefício aos clientes. 

Além disso, levando em consideração a dica anterior, ter essa empresa fisicamente mais próxima da sua operação pode ser um diferencial para facilitar as negociações com os fornecedores, seja por melhores preços ou formas de pagamento variadas. 

4 – Visite feiras e análise catálogos 

Além de pesquisar na internet e conversar com outros empreendedores do segmento, uma ótima forma de conhecer fornecedores de roupas é visitar feiras, congressos, cursos e outros eventos do setor. 

Esses acontecimentos são uma ótima oportunidade para você ampliar o networking e se aproximar de fornecedores, tendo a chance de conhecer pessoalmente esses parceiros, tirar dúvidas e até conhecer alguns produtos.

Caso você não consiga visitar esses eventos, os catálogos também são uma boa opção para conhecer as mercadorias dos fornecedores e saber mais informações sobre o trabalho que eles oferecem. 

5 – Visite alguns polos de moda 

Agora, se você tem a oportunidade de se deslocar, uma ótima opção, além dos eventos, é visitar alguns pólos de fabricação do setor de moda. Esses locais concentram fábricas de tecidos, lojas, distribuidores e revendedores. 

Ou seja, os pólos trazem uma grande oportunidade para você conhecer melhor o mercado, entrar em contato com distribuidores e encontrar um bom fornecedor de roupas no atacado.

Os pólos ficam localizados em cidades pequenas ou até bairros específicos de algumas capitais. Na maioria deles, você encontra lojas, shoppings e fornecedores dos mais diversos estilos de roupas do mercado. Porém, alguns também trabalham com estilos específicos, o que pode ser ainda mais assertivo para o seu negócio. 

fornecedor de roupas no atacado - interna
Confira alguns polos de moda brasileiros e veja se há algum localizado próximo de você. 
  • Polo comercial de roupas no Brás (Brás – São Paulo)

Foco: roupas e acessórios diversos 

  • Polo comercial do Bom Retiro (Bom Retiro – São Paulo)

Foco: roupas e acessórios diversos 

  • Polo de Moda Sul Fluminense (Sul Fluminense – Rio de Janeiro)

Foco: roupas e acessórios diversos 

  • Polo de Moda de Nova Friburgo (Nova Friburgo – Rio de Janeiro)

Foco: moda íntima 

  • Polo de moda de Maringá (Maringá – Paraná)

Foco: roupas e acessórios diversos 

  • Polo têxtil do Vale do Itajaí (Vale do Itajaí – Santa Catarina)

Foco: roupas e acessórios diversos 

  • Polo comercial de roupas no bairro Barro Preto em Belo Horizonte (Belo Horizonte – Minas Gerais)

Foco: roupas e acessórios diversos 

  • Polo comercial de Nova Serrana em Minas Gerais (Nova Serrana – Minas Gerais)

Foco: calçados

  • Polo de moda de Divinópolis (Divinópolis – Minas Gerais)

Foco: roupas e acessórios diversos 

  • Polo de moda em Monte Sião e Jacutinga (Monte Sião e Jacutinga – Minas Gerais)

Foco: fabricação de malhas e tricô

  • Polo de moda de Juruaia (Juruaia – Minas Gerais)

Foco: moda íntima

  • Polo comercial de Toritama em Pernambuco (Toritama – Pernambuco)

Foco: fabricação de jeans 

  • Polo têxtil de Jaraguá (Jaraguá – Goiás)

Foco: roupas e acessórios diversos e fabricação de jeans 

Faça sua escolha e mande bem nas vendas de roupas! 

Agora que você já está por dentro de todos os passos essenciais para encontrar um fornecedor de roupas no atacado e até já conhece alguns dos principais pólos de moda do Brasil, chegou a hora de colocar as mãos na massa e tomar uma decisão. 

Escolher um fornecedor não é uma tarefa simples…Então, que tal escolher mais de um? A verdade é que você não precisa se restringir a apenas um parceiro, e ter mais de um pode ser até mais seguro para o seu negócio. Assim, você não depende de um único fornecedor e, caso tenha algum problema, pode contar com as suas outras opções.

Na hora de escolher um fornecedor para o seu negócio, compare todos os quesitos que indicamos ao longo do texto – como preços, prazos, formas de pagamento, sortimento, qualidade, entre outros. Essas condições vão influenciar o seu desempenho e podem acabar sendo um grande diferencial competitivo da sua marca.  

Além disso, busque referências de outros clientes dos fornecedores que você deseja contratar. Assim, você tem mais informações sobre como é o relacionamento com essas empresas e a experiência de compra oferecida por elas. 

Seguindo todos esses passos e dicas, você encontrará um bom fornecedor de roupas no atacado para o seu negócio, garantindo um sortimento diverso e peças de qualidade por um preço justo na sua loja de roupas. Boas vendas! 

Leia também:

Vender roupa fitness: como começar?

6 dicas para vender jeans online

7 dicas para você vender camisetas online

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

grocery - destaque

O que é grocery e como vender na categoria?

A categoria de grocery concentra as vendas de alimentos e bebidas pela internet. Mas a venda destes itens requer atenção […]

coisas para revender - destaque

9 coisas para revender e ganhar dinheiro

Conheça algumas opções de coisas para revender e ter um negócio ainda mais lucrativo  Que existe uma série de coisas […]

vender produtos de limpeza - destaque

7 dicas para você vender produtos de limpeza

Tudo que você precisa saber para vender produtos de limpeza na internet  Comprar online já faz parte da rotina de […]