7 dicas importantes na fotografia de produtos

por Americanas Marketplace

31 de julho de 2023

Entenda porque a fotografia de produtos é tão importante no comércio eletrônico e como ela pode impulsionar as suas vendas 

Você sabia que a fotografia de produtos funciona como uma vitrine da sua loja no e-commerce? Mais do que simplesmente ilustrar uma oferta, essa imagem irá mostrar ao consumidor todos os detalhes do produto e fazer com que ele confirme se o item é exatamente o que ele busca. 
 

Ou seja, a fotografia dos seus produtos pode impactar diretamente o comportamento de compra dos seus clientes, a experiência deles na sua loja e acabar sendo um divisor de águas para a decisão de compra deles.  

Por isso, se você tem uma loja online, é fundamental que você entenda a importância de uma boa fotografia de produtos e esteja por dentro das melhores práticas para garantir imagens vendedoras e de qualidade.  

Para te ajudar, separamos algumas informações importantes sobre fotografia de produtos no comércio eletrônico e separamos 7 dicas essenciais para garantir que as fotos de produto sejam o grande diferencial do seu negócio. Continue lendo.  

Por que a fotografia de produtos é tão importante? 

A fotografia de produto é essencial para a divulgação da sua loja, seja na sua plataforma de vendas, nas redes sociais ou em anúncios de mídia. É por meio dessas imagens que você irá atrair os consumidores e fazer com que eles tenham contato visual com os produtos – afinal, você compraria um produto no e-commerce sem ao menos ver uma foto dele?  
 

Enquanto no comércio físico os clientes têm contato direto com os produtos, podendo tocar nos itens e, em alguns casos, experimentar as peças. No comércio eletrônico, os consumidores dependem das informações oferecidas pelos anunciantes, que podem aparecer na descrição dos produtos ou em suas fotografias.  

Por isso, não dá para você, lojista, tratar a etapa de fotografia de produtos como uma etapa qualquer. Ela exige atenção e cuidado para garantir fotos atrativas, que valorizem seus itens e encantem seus clientes. E isso irá impactar diretamente os seus resultados de vendas, quer ver?  

Como a fotografia de produtos impacta a jornada de compra? 

O ser humano é essencialmente visual. Inclusive, estima-se que 90% de todas as informações que chegam à nossa mente são originadas por estímulos visuais. Ou seja, investir na apresentação visual do seu negócio e dos seus produtos será fundamental para você conquistar o público e obter resultados cada vez melhores.  

E não pense que a fotografia de produtos é crucial só para atrair os consumidores até o seu negócio. Ela irá impactar toda a jornada de compra do seu cliente, assim como a experiência de compra dele na sua loja. Dá uma olhada:  
 

Antes da compra 

Nesse momento, uma simples imagem do seu item pode colocar a sua loja no radar do cliente e despertar nele o interesse de saber mais sobre o seu negócio e os produtos que você vende. Ou seja, a imagem irá encantar o seu cliente e fará com que você se destaque e saia na frente da concorrência.  

Durante a compra 

Ao longo do processo, a fotografia do seu produto pode ser decisiva para a finalização da compra. Isso porque é analisando a imagem que o consumidor terá uma noção melhor dos detalhes do produto, como cor, material, dimensão ou tamanho.   
 

Vamos imaginar que o cliente está comprando uma roupa ou acessório. Com as fotos, ele conseguirá ver o caimento das peças e analisar como aquele produto fica no corpo. No fim, a imagem será essencial para a decisão de compra dele.  

Após a compra 

No comércio eletrônico, o pós-venda é considerado um dos momentos mais importantes da jornada de compra, pois é nessa etapa que o cliente entra em contato com o produto pela primeira vez.  
 

Quando você oferece imagens de qualidade – e, claro, descrições bem completas – nos seus anúncios de produtos, você torna o processo de compra ainda mais fácil e diminui as chances de ocorrerem casos de troca e devolução de mercadorias.  

7 dicas para ter as melhores fotografias de produtos  

Quer potencializar as fotografias de produtos da sua loja e impulsionar a experiência de compra dos seus clientes. Separamos as melhores práticas e dicas para você ter imagens cada vez melhores nos seus anúncios. Confira: 
 

1 – Fundo branco 

A verdade é que você não precisa ter um estúdio para tirar fotos mais profissionais. O fundo branco é um clássico em fotografias de produtos e traz um ar super profissional para a imagem – sim, vai parecer que você tirou a foto em um estúdio! 

O fundo branco destaca o produto e o apresenta de forma simples e direta, sem distrações. Além disso, esse cenário mais “clean” ressalta os detalhes do item, como cor, textura, material e até mesmo o formato. 

2 – Câmera 

Outro detalhe que pode fazer bastante diferença na hora de produzir suas fotografias de produto é a câmera que você utilizará no processo. Mas, calma, isso não quer dizer que você precisa de uma câmera profissional para fazer as imagens do seu negócio.  

Hoje, muitos celulares possuem câmeras de qualidade e com funcionalidades que podem incrementar ainda mais a sua produção. Busque conhecer esses recursos e aproveite a câmera do seu celular para fazer ótimas fotos no e-commerce.  

3 – Estabilidade 

Sem fotos tremidas por aqui! Independentemente se você vai utilizar uma câmera ou um celular para fazer a fotografia de produtos, é fundamental que você use um tripé para garantir mais estabilidade na hora das fotos.  

Com ajuda do tripé, você consegue focar no produto que está sendo fotografado, garantindo as melhores posições e ângulos na hora de fazer a fotografia, além de tornar o processo mais fácil.  

fotografia de produtos - interna

4 – Iluminação 

A luz é outro elemento que pode fazer toda a diferença na sua fotografia de produto e, por isso, exige atenção. Isso porque, dependendo da iluminação usada no momento, suas imagens podem ficar com sombra e até apresentar uma certa distorção nas cores dos produtos.  

Por isso, o ideal é que você dê preferência à luz natural na hora de fotografar seus itens. Agora, caso isso não seja possível, busque controlar a iluminação do seu ambiente para evitar sombras e garantir que a luz fique o mais natural possível.  

E uma última dica: evite usar o flash! Em alguns casos, ele ajuda na iluminação, porém, na fotografia de produtos, ele pode acabar estourando na foto e criar uma iluminação estranha no resultado final.  

5 – Ângulos 

Como falamos anteriormente, no e-commerce, o cliente depende totalmente da fotografia de produtos para ter uma noção melhor do item que ele deseja comprar. Por isso, na hora de fotografar seus produtos, é essencial que você os mostre em diferentes ângulos. 

Mostrando o item de diferentes pontos de vista, o consumidor consegue ter uma imagem 360º daquele objeto, conseguindo ver detalhes do seu formato e configuração. E quanto mais informações ele tiver, melhor para a decisão de compra.  

6 – Dimensões 

Quem nunca ficou com medo de comprar um produto pela internet porque talvez ele não fosse do tamanho que imaginava? Pois é, entender a dimensão de um produto por meio de uma fotografia nem sempre é uma tarefa simples. Porém, com algumas técnicas, é possível dar uma noção melhor aos clientes. 

O fundo branco, por exemplo, é ideal para apresentar os detalhes do produto, porém, um grande inimigo na hora de mostrar as dimensões reais do item fotografado. Assim, o ideal é que você, lojista, incremente as fotos com fotografias comparativas, isso é, que apresentem o tamanho real dos produtos.  

Você pode, por exemplo, fotografar o produto em um cenário com outros itens da mesma categoria ou até em um ambiente real, contextualizando o item no dia a dia do seu consumidor. Essas opções são ideais para a venda de móveis, decoração, brinquedos e outros objetos que possuem grandes variações de tamanho. 

Ao vender roupas e acessórios, por exemplo, é indispensável incluir fotos dos produtos sendo utilizados por uma pessoa. Assim, você não induz o cliente ao erro no momento da compra, mostrando como aquela peça funciona em um corpo real.   

7 – Filtros 

Atenção na hora de utilizar filtros na fotografia de produtos! Muitas vezes a edição é necessária e o tratamento das fotos pode fazer com que elas fiquem ainda mais profissionais, corrigindo algumas imperfeições e ajustando detalhes, porém, é preciso ter muito cuidado para não deixar as imagens artificiais demais.  

Lembre-se que nesse momento o foco deve estar no produto e na experiência do cliente. Então, qualquer filtro que acabe alterando a cor do item ou até distorcendo a imagem podem ser bem prejudiciais para a experiência de compra dos seus clientes e acabar induzindo os consumidores ao erro na hora de compra.  

Quanto mais natural for a sua fotografia de produtos, melhor! Você pode recortar a imagem e até realçar algumas cores, porém, sempre com atenção e cuidado.  

Agora que você já está por dentro de todas as dicas e boas práticas para ter imagens ainda melhores nos seus anúncios, chegou a hora de reunir tudo e garantir que a fotografia de produtos do seu negócio seja o carro chefe da sua loja. Aproveite e boas vendas! 

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