Gift cards: como sua empresa pode utilizá-los?

por Americanas Marketplace

18 de setembro de 2023

Entenda o que são os gift cards e como essa estratégia pode aumentar as vendas da sua loja 

Você sabe o que são os gift cards? No Brasil, o gift card é conhecido como “vale-presente”, e a estratégia consiste em criar um cartão ou voucher com um valor pré-creditado que pode apenas ser utilizado em compras em uma determinada loja.  

O gift card apareceu como a solução ideal para presentear as pessoas quando há muita dúvida na hora de escolher um produto específico ou até quando a compra é feita de última hora, já que a aquisição desse vale acontece instantemente.  

Ou seja, com os gift cards não tem como errar! E o melhor é que essa estratégia pode ser facilmente incorporada tanto por lojas físicas quanto digitais. O importante é estruturar bem a emissão e as regras de utilização do vale-presente para garantir uma boa experiência de compra e utilização do voucher pelos usuários.  

Quer saber mais sobre como oferecer gift cards aos seus clientes? Continue lendo.  

O que são gift cards e como eles funcionam? 

Traduzindo para o português, gift card significa “cartão-presente”. Nos Estados Unidos, essa prática é muito utilizada, sendo comum encontrar cartões de diferentes valores para presentear as pessoas, como 10 dólares para usar no Starbucks ou 15 dólares para utilizar em um serviço de streaming.  

Logo, lojas de diferentes segmentos e de vários lugares do mundo começaram a apostar na estratégia para impulsionar as vendas e oferecer diferentes opções de compra aos consumidores, principalmente quando eles desejam presentear alguém.  

Ainda não entendeu como esse processo funciona na prática? Vamos te explicar: imagine que um cliente da sua loja deseja comprar um presente, porém não sabe bem qual produto escolher. Ao invés de comprar um produto específico, que futuramente poderá ser trocado pela pessoa que recebeu, ele pode comprar um gift card no valor que ele pretendia gastar com os produtos e presentear a pessoa com esse voucher.  

Depois, a pessoa que recebeu o voucher pode acessar a sua loja ou visitar o seu estabelecimento e trocar esse gift card por um produto – ou vários produtos.  

Como definir o valor dos gift cards? 

A sua loja pode oferecer gift cards de diferentes valores, e a verdade é que quanto mais valores você ofertar, mais versatilidade você trará para os clientes que desejam presentar usando esses vouchers. 

Antes de definir os valores, é importante que você analise a precificação dos produtos da sua loja e também o ticket médio dos seus clientes. Com esses insights, você conseguirá estabelecer valores mais precisos e eficientes para as necessidades dos consumidores.  

Quais as vantagens de oferecer gift cards na sua loja?  

O gift card pode ser uma estratégia certeira para você potencializar as vendas e os resultados do seu negócio! Confira alguns benefícios que a venda desses vouchers pode trazer para a sua loja:  

Experiência de compra rápida e simples 

Se tem algo que os consumidores buscam hoje em dia é comodidade e praticidade na hora das compras, e os gifts cards oferecem exatamente isso! Comprar um vale-presente acaba sendo muito mais simples do que escolher um produto específico. 

Seja em uma loja online ou física, a aquisição do gift card permite uma jornada de compra rápida e fácil, o que evita que o consumidor fique em dúvida, repense a compra e acabe abandonando o carrinho.  

Maior alcance para a sua loja  

Como os gift cards muitas vezes são utilizados para presentear outras pessoas, o modelo acaba sendo uma ótima forma de apresentar o seu negócio para um novo público, que nunca havia comprado os seus produtos.  

Isso acontece poque geralmente as pessoas que compram os gift cards já são clientes fiéis da sua loja e acabam expondo o seu negócio para amigos, parentes e outras pessoas. Assim, a estratégia acaba impulsionando o seu alcance e as suas vendas.  

E quando esse novo cliente visitar a sua loja – seja online ou física –, é justamente o seu momento de brilhar e encantar esse consumidor, oferecendo uma ótima experiência de compra e investindo na futura fidelização dele.  

gift cards - interna

Maiores chances de upsell e cross-sell 

Como vimos anteriormente, os gift cards possuem um valor pré-determinado e, em alguns casos, esse valor pode ser mais do que a pessoa gastaria originalmente, caso ela não estivesse com esse crédito.  

Sendo assim, ao usar o gift card, muitas vezes o consumidor faz questão de gastar todo o crédito, nem que ele tenha que complementar o valor com outros métodos de pagamento. Ou seja, ele acaba comprando mais produtos e gastando mais dinheiro na sua loja.  

Assim, as estratégias de upsell e cross-sell acabam acontecendo espontaneamente, aumentando o ticket médio das suas vendas quando o gift card é utilizado.  

Maior faturamento para a sua loja 

Isso acontece porque o a compra do gift card antecipa o faturamento da venda, pois quando o cliente compra o vale-presente, na verdade, ele compra um crédito na sua loja que só será utilizado no futuro para a compra de produtos.  

Ou seja, você acaba recebendo o dinheiro da venda sem efetivamente vender nenhum produto naquele primeiro momento, conseguindo utilizar a renda para investir no seu negócio mais rapidamente.  

Pontos de atenção na hora de criar uma estratégia de venda com gift cards  

Como em qualquer outra estratégia de venda, é preciso ter cuidado ao oferecer gift cards na sua loja. Por isso, separamos alguns pontos de atenção para garantir a segurança da sua loja e dos seus consumidores ao usar esses vouchers. Confira:  

Estruture um sistema de gift cards 

Ao oferecer gift cards na sua loja, é essencial que você crie um sistema para compra e venda desses vouchers, afinal, é um processo diferente da compra e venda de produtos. Os vouchers devem conter um código único, que representa o valor adquirido pelo cliente e, no futuro, poderá ser trocado por produtos da sua loja.  

Sendo assim, o sistema é fundamental para que o cliente consiga validar esse voucher corretamente, sem complicações ou burocracias, tanto na sua loja online quanto física.  

Estabeleça uma política para utilização dos gift cards  

Agora que você já criou um sistema seguro para os gifts cards, chegou a hora de estabelecer uma política para esses vales-presentes, ou seja, você precisa criar regras claras de utilização para os vouchers. 

Aqui, é importante que você pense em detalhes como prazo de validade do gift card, um valor mínimo e máximo de crédito que pode ser adquirido e até regras para o momento do uso como, por exemplo, que todo o crédito deve ser utilizado em uma única compra.  

Invista em serviços de segurança 

Investir em uma solução de segurança de informação é primordial se você tem uma loja. E na hora de criar uma estratégia de venda de gift cards, esse ponto não pode ficar de lado.  

Esses serviços de segurança vão garantir um processo mais confiável para os seus clientes, onde eles vão se sentir mais confortáveis em oferecer seus dados, e você consegue garantir uma experiência melhor na hora das compras.  

Entendeu como os gift cards podem impulsionar as suas vendas?  

Assim como qualquer outra estratégia de venda, é interessante que você esteja sempre de olho nos resultados que os gift cards trazem para o seu negócio e na experiência dos clientes ao utilizá-los. 

Peça que os seus clientes avaliem a experiência e compartilhem a opinião deles para que você identifique possíveis pontos de melhoria e ajustes nesse modelo, tanto para quem compra o gift card quanto para o cliente que está utilizando-o.  

Ficou interessado em apostar nos gift cards para impulsionar os resultados do seu negócio? Anote todas as dicas e comece as oferecer esses vouchers aos seus clientes e veja o seu negócio chegar cada vez mais longe. Boas vendas! 

Leia também:

4 cores que induzem a compra

7 dicas importantes na fotografia de produtos

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]

google analytics - destaque

Google Analytics 4: como funciona o GA4?

Descubra como funciona o Google Analytics 4, a nova versão da ferramenta do Google! O Google Analytics 4, também chamado de […]

clientes insatisfeitos - destaque

Clientes insatisfeitos: o que fazer?

Clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da sua loja, e por isso é preciso saber lidar com eles. Veja como! […]