Google Meu Negócio: o que é e como funciona?

por Americanas Marketplace

22 de setembro de 2022

O Google Meu Negócio permite que sua empresa tenha mais visibilidade no principal buscador do país

Uma boa estratégia de marketing é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio, por isso, conhecer ferramentas como o Google Meu Negócio, por exemplo, pode fazer toda a diferença na hora de atrair novos clientes e alavancar as suas vendas.

Isso porque, ao utilizar a ferramenta, a visibilidade do seu negócio aumenta e o melhor: de forma gratuita! Ou seja, você ganha maior notoriedade nas buscas do Google, o que aumenta a presença digital e oferece informações necessárias como: nome da empresa, produtos e serviços que oferece, página na web e localização, caso seja um negócio físico.

É basicamente um perfil criado do seu negócio no próprio Google, sendo a melhor solução para quando os clientes recorrem aos buscadores para encontrar um produto ou até mesmo descobrir como entrar em contato com a sua loja. Tudo isso de forma ágil e acessível.

Sem falar que empresas que estão validadas e possuem um perfil no Google Meu Negócio passam mais confiança ao cliente e com isso, acabam tendo mais acessos em suas páginas online.

Quer saber mais? Neste artigo você vai ficar por dentro do que é e como funciona o Google Meu Negócio, continue a leitura e aproveite essas dicas!

O que é o Google Meu Negócio?

É uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que insere o seu negócio no mapa digital do buscador. Isso facilita na hora de compartilhar informações relevantes com os seus clientes e ainda torna a comunicação mais acessível.

Foi lançada em 2014 e de lá pra cá tem sido uma das aliadas no marketing de negócios físicos e digitais. Ninguém gosta de procurar uma empresa no Google e não encontrar um meio de contato ou uma página sobre a empresa, né?

No caso de empreendedores locais, é uma ótima forma de atrair clientes que estão pela região, além de manter o endereço e o telefone de contato de maneira acessível, já que a localização fica salva no Google Maps e o cliente pode encontrar o estabelecimento com mais facilidade.

Mas além de potencializar negócios locais, o Google Meu Negócio é uma ótima opção para quem vende online, já que aumenta a visibilidade do negócio nas pesquisas do Google, além de oferecer credibilidade, algo essencial nas vendas online.

Sem falar que assim você consegue destaque e um bom posicionamento na primeira página do Google e pra quem entende sobre ranqueamento nos buscadores, sabe que esse é um ponto crucial.

Mais visibilidade

Com o Google Meu Negócio, você permite que informações relevantes fiquem à disposição dos cliente, como:

  • Endereço da empresa;
  • Telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Avaliação sobre o serviço/produto (feedbacks dos clientes);
  • Perguntas e respostas;
  • Eventos.

Pesquisas no mercado apontam que boa parte dos consumidores buscam na internet mais informações na hora de comprar um produto. Segundo estudo da Provokers, em 2018, a maioria dos consumidores recorrem às buscas na internet para saber mais sobre as empresas que despertam interesse, além de confiarem nos comentários deixados sobre a empresa.

Por que devo usar o Google Meu Negócio?

O perfil dos consumidores está cada vez mais imediatista, ou seja, quanto mais rápido as informações sobre a empresa forem encontradas, maiores são as chances dele resolver comprar em sua loja online ou até mesmo visitar o seu estabelecimento.

O Google é o buscador mais acessado em todo o mundo. Segundo pesquisa do Internet Live Stats, por dia o buscador recebe mais de 3,5 bilhões de pesquisas. Ou seja, é uma ótima oportunidade de seu negócio ser notado, além de despertar uma impressão positiva nos clientes.

Existem muitos benefícios em incorporar o Google Meu Negócio ao marketing da sua empresa. Quando o assunto é buscadores, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para ter visibilidade e aumentar o engajamento. 

Com o Google Meu Negócio, você pode destacar a sua empresa de maneira gratuita, ou seja, gerando engajamento orgânico para as sua loja online e até mesmo para o seu negócio físico. Isso não só ajuda a aumentar a visibilidade da sua empresa, como também facilita para os clientes a encontrarem empresas compatíveis com as suas pesquisas. 

Além disso, aumenta a interação com os seus clientes, facilitando na hora de receber dúvidas e sugestões, além de poder responder os comentários deixados na página e adicionar fotos na página, mostrando os seus produtos ou a loja física, por exemplo.

Outro ponto positivo é que você tem acesso a todas as métricas do seu perfil, ou seja, acesso aos dados de desempenho. Com essa funcionalidade, é possível saber, por exemplo:

  • Como os clientes pesquisam a sua empresa nos buscadores e de qual localidade foi o acesso;
  • Quantas pessoas clicaram no número de telefone e ligaram diretamente da plataforma;
  • Quantas solicitações de rota foram realizadas;
  • Quantos cliques o seu site teve;

Tudo isso em um relatório mensal extraído pela própria plataforma e que te ajuda a ter dimensão da busca pelo seu negócio. As métricas do Google Meu Negócio revelam o perfil dos usuários e como eles se comportam, ou seja, de que forma pesquisam sobre o seu negócio, de onde eles são, quantos fizeram contato usando diretamente as informações disponibilizadas ali e outros dados.

Muito bom, né?

Como criar a sua conta no Google Meu Negócio?

Para criar o perfil do seu negócio no Google Meu Negócio é bem intuitivo. Para te ajudar nesse processo, criamos um passo a passo para você cadastrar e começar a divulgar a sua loja logo na primeira página do Google:

1

Para começar, acesse o site do Google Meu Negócio e depois clique em “gerenciar agora”. Lembre-se: para criar uma conta é preciso que você ou sua empresa possuam uma conta no Gmail. 

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Feito isso, você será direcionado ao formulário de cadastro. A primeira informação que você deve inserir é o nome da sua empresa. Em seguida, o tipo de empresa que você possui: varejo online, loja física ou serviços locais. Lembre-se que caso a sua loja tenha dois formatos, como digital e físico, por exemplo, você deve selecionar as duas opções. Depois preencha com: país, endereço, código postal, categoria e outras informações solicitadas.

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Depois de preencher com todas as informações necessárias, clique em “aceitar os termos de serviço” e depois em “confirmar”

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Agora insira um número de celular válido. O Google envia um SMS para confirmar a criação da conta e a sua identidade.

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Digite o código de verificação que chegou no seu celular e pronto! O site te direciona automaticamente para a sua conta no Google Meu Negócio.

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Para validar o cadastro e tornar perfil do seu negócio público, há mais uma etapa de verificação. O Google envia um código de verificação para o endereço com o intuito de confirmar a localização e garantir a segurança das informações.

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Confirme se o endereço está correto e clique em “enviar cartão-postal”. Você receberá uma carta com o código de confirmação e as instruções para começar a utilizar a ferramenta.

google meu negócio - interna

Como gerenciar e editar informações no seu perfil no Google Meu Negócio?

Agora que você já sabe como cadastrar o seu negócio no Google, saiba que é possível gerenciar a sua página e editar as informações preenchidas no cadastro sempre que necessário.

Após o cadastro, você já pode editar e gerenciar a sua empresa no Google Meu Negócio. Insira fotos da sua loja, horário de funcionamento, descrição do negócio, contatos atualizados, link do site, e tudo que facilite a vida do cliente e torne a sua empresa mais atrativa. Também é possível inserir vídeos de até 30s.

Dica: estimule as avaliações!

Quem nunca procurou no Google uma empresa, serviço ou até mesmo um produto na busca de avaliações e feedbacks sobre eles?

Pois é! Esse é um hábito muito comum nos consumidores e que além de ser levado em conta na hora de pensar nas estratégias de marketing do seu negócio, pode ser usado de maneira inteligente para atrair mais clientes e é claro: passar a confiança e segurança que todo cliente procura antes de comprar online.

Quando um perfil no Google Meu Negócio é avaliado, basicamente você está dizendo ao algoritmo que ele deve notar a sua empresa para que fique bem ranqueada no buscador, ou seja, para aparecer logo na primeira página. 

Sendo assim, você pode gerar um link na própria plataforma e compartilhar com seus clientes para avaliarem a empresa. 

Mas como fazer isso?

Acesse a sua página dentro do Google Meu Negócio, clique em “inicio”, depois em “receba mais avaliações” e pronto! Agora você compartilha com os seus clientes ou até mesmo pode inserir esse link nas suas campanhas de marketing, incentivando que quem já comprou em sua loja deixe uma avaliação no seu perfil. 

Ah! Mas lembre-se: é importante entender qual o melhor momento para pedir avaliação ao seus clientes, afinal, a busca é por boas avaliações, certo? Por isso, antes mesmo de pensar em receber feedbacks dos seus clientes, ofereça uma boa experiência de compra para eles, além de um atendimento ágil e personalizado. Isso faz toda a diferença!

Não esqueça de responder cada uma das avaliações recebidas. Nada de script ou mensagem pronta, ok? Se o cliente parou 3 minutos para deixar uma avaliação ao seu negócio e a experiência que obteve com ele, você deve responder com atenção e de maneira humanizada.

Afinal, devo ter um perfil no Google Meu Negócio?

A resposta é: sim! Uma boa loja física possui uma fachada atrativa e organizada. Da mesma forma é importante ter uma boa imagem da sua loja na internet.

O Google é o maior buscador do mundo e muito procurado por consumidores para encontrar uma empresa, um produto e até mesmo confirmar a veracidade de informações sobre a sua loja.

Ao se cadastrar no Google Meu Negócio, além de ter destaque na primeira página do Google com dados importantes sobre a sua loja, você também passa mais confiança para os clientes, e tudo isso de maneira 100% gratuita.

E aí? Agora que você já sabe mais sobre o Google Meu Negócio, que tal se cadastrar na ferramenta e começar a utilizá-la para aproveitar todos os benefícios e garantir que a sua loja seja vista?

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