Google Trends: o que é e como ter insights para sua loja

por Americanas

6 de outubro de 2022

Entenda como funciona o Google Trends e como você pode utilizar a ferramenta para impulsionar seu negócio

Ficar atento às novidades e tendências do mercado é essencial para qualquer empreendedor. E hoje, existem ferramentas como o Google Trends, que facilitam ainda mais esse processo. 

Basicamente o Google Trends é um recurso que permite que você fique por dentro dos termos mais pesquisados no Google, ou seja, os termos que estão em alta durante um determinado período de tempo. 

Hoje, essa ferramenta é muito utilizada pelos negócios para que eles fiquem por dentro das principais tendências do mercado e das buscas feitas pelo seu público-alvo, para que eles possam usar isso para nortear suas estratégias de atuação. 

Descubra mais detalhes sobre o Google Trends e veja como essa ferramenta pode impulsionar o seu negócio. 

Afinal, o que é o Google Trends? 

O Google Trends é uma ferramenta do Google que é gratuita e online e te mostra os termos mais buscados pelo público dentro da ferramenta de busca. Você pode aplicar filtros de intervalo de tempo, região e até realizar a pesquisa dentro de algumas categorias definidas pelo Google, como pesquisa na Web, no Youtube ou no Google Shopping.

Uma outra possibilidade do Google Trends é poder comparar dois ou mais termos para verificar e relacionar as pesquisas realizadas. Assim, a plataforma mostra a variação de interesse por esses termos ao longo de um determinado período de tempo, o detalhamento por região e interesses de pesquisa de acordo com cada tema. 

Todos os resultados são apresentados de forma bem dinâmica por meio de gráficos e listas que podem ser personalizados de acordo com as necessidades da sua pesquisa.

O Google Trends se tornou uma forma fácil e rápida de ficar por dentro das tendências do mercado – já que ele mostra se a busca por um termo está crescendo ou diminuindo ao longo do tempo – e até encontrar informações demográficas e de interesse sobre um determinado assunto. 

E começar uma pesquisa no Google Trends é muito simples! Basta acessar o site e inserir o termo que você deseja pesquisar. Caso você queira realizar uma comparação de termos, insira, no campo de busca, o primeiro termo que você deseja buscar e depois clique em “comparar” para adicionar mais uma palavra. 

Como usar o Google Trends no meu negócio?

A funcionalidade do Google Trends pode parecer simples, porém ela pode trazer diversos insights valiosos para o desenvolvimento das suas estratégias de venda. Confira alguns exemplos de como a ferramenta pode te ajudar: 

Identifique tendências 

Como o próprio nome indica, o Google Trends (ou “Tendências do Google” em portugês) mostra os principais insights de busca do público. Ou seja, por meio dessa ferramenta, você pode ficar por dentro das principais buscas feitas pelos clientes de uma determinada categoria e entender o comportamento deles na internet. 

  • Como utilizar no seu negócio? 

Essas informações podem ser utilizadas tanto nas suas estratégias de venda quanto nos seus conteúdos. Dessa forma, você antecipa algumas tendências e impacta o seus consumidores de forma mais assertiva. 

Nas redes sociais, por exemplo, antecipar essas tendências pode ser a chave para inovar e criar posts virais, que chamam a atenção dos seguidores e trazem ainda mais visibilidade para a sua marca.

Fique por dentro das novidades 

As tendências de busca apontadas no Google Trends podem te dar insights que você nem imaginava para a sua loja, como novas categorias que podem ser certeiras para o crescimento do seu negócio. 

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  • Como utilizar no seu negócio?

Vamos imaginar que você tem uma loja online de camisetas. Você realiza uma pesquisa no Google Trends e identifica que está crescendo a busca por camisetas de banda, por exemplo. Sendo assim, você pode começar a investir nessa categoria e impulsionar as suas vendas. 

Conheça novas palavras-chaves

Como o Google Trends foca na busca de termos no Google, ele é a ferramenta ideal para te mostrar as palavras-chaves ideais para o seu negócio. Afinal, quando você busca um termo que está diretamente relacionado a sua loja, a ferramenta te entrega as principais palavras associadas a elas nas buscas. 

  • Como utilizar no seu negócio?

As palavras-chave entregues pelo Google Trends são primordiais para uma estratégia de SEO ainda mais assertiva para o seu negócio. Afinal, você tem as palavras mais buscadas pelo seu público e pode usá-las para nortear todos os conteúdos criados pelo seu negócio. 

Se você vende roupas e notou pelo Google Trends uma nova tendência que está surgindo, criar um conteúdo em um blog ou até anúncios com foco nesses termos trará ainda mais destaque para a sua marca. 

Conheça os seus concorrentes

Como falamos anteriormente, o Google Trends permite que você faça comparações entre dois termos ou mais. Dessa forma, você pode comparar as buscas relacionadas a sua marca e dos seus concorrentes diretos para entender como o público interage com cada uma.  

  • Como utilizar no seu negócio?

Observar quantas vezes e em quais assuntos o seu negócio foi citado nas buscas do Google e comparar isso com as informações dos seus principais concorrentes pode trazer insights fundamentais para que você diferencie a sua atuação da deles e ganhe uma vantagem competitiva. 

Entenda as oportunidades sazonais 

Quando pensamos no e-commerce, por exemplo, a sazonalidade das vendas é um ponto chave para os lojistas. E com o Google Trends, mais do que ficar por dentro dessas oportunidades sazonais, você consegue antecipar o seu planejamento para atender a alta demanda que algumas datas exigem e até se preparar para períodos com queda nas buscas – e nas vendas. 

  • Como utilizar no seu negócio?

O Google Trends é essencial quando pensamos na questão da sazonalidade, pois ele mostra os picos e quedas de busca de um produto, o que pode afetar diretamente as vendas dele. 

Vamos imaginar que você trabalha com a categoria de moda e vende roupas de praia. Os meses que antecipam o verão e o próprio verão em si são épocas de alta procura pelos seus produtos. Porém, o inverno será um momento de queda nas buscas, se tornando também o momento ideal para que você faça uma queima de estoque, por exemplo. 

Já em grandes datas comerciais, como a Black Friday, por exemplo, o Google Trends pode ser primordial para que você identifique a época que as pessoas estão começando a aumentar as buscas por alguns produtos, o que pode fazer com que você antecipe algumas ações, por exemplo. 

Hoje, muitas lojas começam suas promoções de Black Friday bem antes da data oficial e até estendem as ofertas para o final de semana que precede a sexta-feira. Isso porque as buscas começam meses antes da data original e também continuam alguns dias após. 

Use a regionalidade ao seu favor 

Um dos principais insights oferecidos pelo Google Trends é o interesse por região – que pode ser um país, um estado ou até uma cidade. Você pode personalizar a sua busca e entender onde está o público interessado pelo tipo de produto ou serviço que você oferece. 

  • Como utilizar no seu negócio?

Vamos imaginar que hoje o seu negócio atende somente a região Sudeste, pois você ainda não conseguiu estender o seu alcance logístico e não tem certeza se outras localidades teriam interesse nos seus produtos. 

Com uma breve pesquisa no Google Trends, você pode descobrir, por exemplo, que a região sul está realizando cada vez mais buscas relacionadas aos produtos que você vende. Sendo assim, o próximo passo ideal para o seu negócio pode ser passar a atender essa região. 

Nesse quesito, os marketplaces trazem um grande diferencial competitivo para os lojistas que optam pela parceria, que é a possibilidade de vender seus produtos para o Brasil inteiro, tendo um alcance surpreendente, independentemente do tamanho do negócio. 

Entendeu como o Google Trends pode impulsionar as estratégias de atuação da sua marca? Os insights são constantes e podem ser aplicados no seu planejamento ao longo de todo ano. 

Sendo assim, comece a usar o Google Trends para nortear suas ações e impulsione os resultados do seu negócio. 

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