O que é infográfico e como criar um para sua empresa?

por Americanas Marketplace

29 de dezembro de 2022

Os infográficos combinam conteúdos textuais com elementos visuais como ícones, imagens e ilustrações. Aposte neste formato e ofereça materiais mais atrativos para os seus clientes.

Todos os dias diversas pessoas buscam conteúdos online para tirar dúvidas e aprender sobre algum assunto novo. Saber como oferecer isso ao seu público é essencial, e o infográfico pode ser um grande aliado na hora de apresentar dados sobre o seu negócio ou até mesmo para explicar um assunto mais complexo.

Isso porque ele é uma ótima ferramenta para alavancar a estratégia de conteúdo da sua empresa, já que muitas vezes um material mais denso pode fazer com que alguns leitores abandonem o texto. Além disso, ele pode se encaixar melhor com alguns formatos de informação como, por exemplo, uma pesquisa com diferentes dados. Quando essas informações são oferecidas de maneira visual – com auxílio de imagens, textos, ilustrações, ícones e outros componentes – o cenário muda! 

Explorar novos formatos para atrair a atenção do leitor pode aumentar o compartilhamento das postagens e até mesmo o tempo em que um usuário passa acessando a página do seu negócio.

Criar um infográfico pode parecer um desafio à primeira vista, mas não se preocupe! Neste artigo vamos te falar tudo sobre esse formato e dicas para criar um do zero.

Boa leitura!

O que são infográficos?

Sabe aquele momento em que você está lendo um conteúdo de passo a passo ou com diferentes dados de uma pesquisa, mas a quantidade de texto se torna um empecilho? Isso mostra que o formato da informação é um fator decisivo que pode levar o leitor a desistir no meio da leitura, mesmo que esteja interessado no assunto.

E ninguém constrói um material para não ser lido, né? Existem muitas estratégias por trás do processo criativo de um conteúdo, e investir em um infográfico é uma das que podem te auxiliar.

Basicamente, o infográfico combina um conteúdo que era 100% textual com elementos visuais, como: imagens, ilustrações, ícones e gráficos, por exemplo. Tudo isso torna o material mais acessível e visual, além de ser didático e atrativo para quem o vê.

O neuromarketing explica isso muito bem, já que mostra que a visão é um dos principais gatilhos para as pessoas. Ou seja, transmitir conhecimento sem apostar somente em textos corridos faz toda a diferença e pode prender a atenção de um leitor mais facilmente.

Por que criar um infográfico para a minha empresa?

Tornar os materiais da sua empresa mais acessíveis é um ponto importante que precisa ser considerado.

Com o uso dos infográficos e todos os elementos que o compõem, é possível atrair ainda mais pessoas, já que o nosso cérebro processa dados visuais com mais facilidade e agilidade do que se estivessem somente em texto.

As redes sociais deixam isso claro, muitos profissionais que utilizam o Instagram como plataforma para divulgar seus produtos e serviços, por exemplo, apostam em posts mais visuais e interativos para serem notados e compartilhados pelos seguidores.

Assim como os carrosséis visuais que vemos no Instagram, os infográficos também ajudam a aumentar o engajamento orgânico de um negócio.

Tudo isso abordando informações, dados e entregando a mensagem desejada de maneira leve, descontraída e simples.

Mas quando criar um infográfico?

Agora você já sabe o que é um infográfico e por que criar um para a sua empresa, mas quando este é o formato mais indicado para o material que está sendo construído?

Para te ajudar, separamos uma lista com alguns momentos em que o infográfico pode ser um aliado para o seu negócio:

  • Quando você precisa passar uma informação complexa ao cliente, com agilidade e de maneira resumida, mas sem perder informações importantes;
  • Para compartilhar dados e resultados da empresa;
  • Resumir textos longos;
  • Trazer comparativos sobre produtos, serviços ou empresas, por exemplo;
  • Apresentação de projetos futuros.

Como criar um infográfico do zero?

Chegamos na parte mais esperada do texto! Com certeza você quer saber como colocar a mão na massa e fazer um infográfico para a sua empresa, não é mesmo? Então, separamos os pontos principais para você levar em consideração. Confira:

Saiba qual o seu objetivo com o material

Antes de produzir qualquer conteúdo, é importante planejar e pensar nos resultados que você espera.

Ter em mente os objetivos é essencial para definir a persona, a linguagem e o design. Isso irá te ajudar a definir o melhor tipo de infográfico e como você irá utilizá-lo. 

Apresente informações relevantes 

Claro que um infográfico pode ter o design mais bonito do mundo, mas se as informações apresentadas não forem relevantes, de nada adianta.

Lembre-se de selecionar quais informações são necessárias e de pensar em formas de ilustrar isso de forma dinâmica, se apropriando dos elementos possíveis para compor a peça visual. Além disso, não esqueça de trazer as fontes no material.

infográfico - interna

Antes de tudo, faça um esboço

Sim! Assim como planejar é importante, o processo de esboçar o infográfico também.

É possível ver o que dá certo ou não, além de pensar em novas possibilidades e, sem dúvida, este é o melhor momento para buscar inovar e trabalhar a criatividade.

Deixar de lado essa ideia de que tudo precisa nascer perfeito pode te ajudar no processo criativo. Aproveite o esboço para descobrir qual o melhor modelo de infográfico para o seu caso.

Um bom layout faz diferença!

A essência do infográfico é ser o mais visual possível e o layout faz toda a diferença no resultado do material.

Pense da seguinte maneira: quando alguém encontra um infográfico, qual o primeiro contato? Com a parte escrita ou com o design do material?

Se o visual chama mais atenção, entregar um layout interessante e assertivo vai fazer com que a mensagem chegue mais rápido e da forma mais clara possível.

Mas calma! Você não precisa ser um profissional que sabe tudo de Photoshop ou de outro editor avançado. Existem sites gratuitos que você pode apostar na hora de criar um infográfico, como:

  • Canva
  • Infogram
  • Visme
  • Venngage
  • Easel.ly

Esses aplicativos oferecem modelos já prontos para você desenvolver o infográfico da sua empresa, sem precisar criar do zero, mas ainda assim, colocando a marca e o estilo da sua empresa.

Por isso, foque em utilizar as cores do seu negócio, insira a logomarca com a qualidade recomendada e escolha fontes que facilitem a leitura do seu material, a legibilidade é importante, lembre-se disso na hora de montar o seu infográfico.

Além disso, escolha bem os elementos, eles precisam chamar a atenção, além de entregar adequadamente a mensagem.

Lembre-se: é preciso escolher bem os recursos visuais que serão utilizados e que chamem a atenção. Você pode incluir ilustrações, gráficos, ícones, fotografias e GIF’s.

Dicas: tudo o que você precisa saber na hora de construir um infográfico!

Para facilitar o processo de construção do material, separamos algumas dicas para que você mantenha a credibilidade dos seus conteúdos, atrelado com um bom design:

Faça testes: não há fórmula mágica, tudo precisa ser testado para ver se está funcionando e se o resultado está de acordo com o planejado. Então revise os conteúdos textuais, os elementos escolhidos para compor o infográfico e fique de olho se tudo está legível, seja no computador ou em dispositivos móveis.

Qualidade é importante: o infográfico precisa estar legível e possuir no máximo 700 píxeis de largura para ser visualizado integralmente em qualquer dispositivo.

Invista em ícones: isso deixa a leitura mais acessível, já que quando o leitor bate o olho no ícone, ele já imagina o assunto que será tratado. Além de ficar mais bonito, né?

Utilize os sites gratuitos: se você tem um profissional de design na sua equipe, ótimo! Com certeza ele vai mandar muito bem e criar um layout perfeito para o seu infográfico. Mas se não, aposte nos sites gratuitos – citados acima – que já oferecem modelos prontos!

Banco de imagens: existem diversos bancos gratuitos na internet que oferecem ícones, vetores e imagens que vão auxiliar no design do infográfico.

E aí? Agora que você já sabe o que é um infográfico e como criar um para a sua empresa, que tal colocar essas dicas em prática e investir em materiais mais atrativos para os seus clientes?

Leia também:

Cohort: como traçar o comportamento dos clientes

Comunicação visual: o que é e como sua marca pode criar uma

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

indicadores - destaque

8 principais indicadores de desempenho: como medir e otimizar? 

Conheça indicadores de desempenho que seu negócio precisa acompanhar e mensurar periodicamente A competitividade no varejo exige que lojistas estejam sempre atentos […]

horário para postar no tiktok - destaque

Qual o melhor horário para postar no TikTok? 

Veja o melhor horário para postar no TikTok de acordo com cada dia da semana No mundo dinâmico das redes […]

google ads - destaque

Google Ads: entenda como funciona e quais os benefícios

Explore o poder do Google Ads e alcance seu público-alvo de forma eficaz, aumentando a visibilidade e impulsionando as vendas […]