Kaizen: o que é e como funciona esta metodologia?

por Americanas Marketplace

3 de janeiro de 2022

Conheça o Kaizen, filosofia que foca na melhoria contínua e pode ajudar a aumentar a produtividade do seu negócio 

Você já ouviu falar na filosofia Kaizen? De origem japonesa, o termo significa “mudança para melhor”, ou seja, ele foca na busca da melhoria contínua. A metodologia pode ser aplicada em diversas áreas, inclusive em empresas que buscam aprimorar suas operações e processos diários. 

Nos ambientes de trabalho, o Kaizen pode ajudar a melhorar a gestão da empresa, reduzir custos e, principalmente, aumentar a produtividade. Nada melhor para um negócio que quer se desenvolver e crescer no mercado, não é mesmo? 

Como o Kaizen surgiu? 

O termo surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, no meio industrial, com o objetivo de fazer produzir cada vez mais, usando menos. Logo, o processo passou a ser aplicado no mundo todo como uma forma de melhorar a produtividade, sempre focando na qualidade do processo. 

Um dos grandes nomes dessa filosofia é o professor Masaaki Imai, considerado o pai do Kaizen. Ele escreveu o livro “Kaizen – The secret to Japan ‘s competitive success” e é o fundador do Kaizen Institute, que passa todos os ensinamentos e práticas dessa filosofia para pessoas do mundo todo. 

Os benefícios do Kaizen

Quando aplicado em uma empresa, o Kaizen pode aumentar a produtividade e reduzir custos. Isso porque ele trabalha, principalmente, com a mentalidade e postura das pessoas que desenvolvem as atividades do negócio. 

Segundo a metodologia, absolutamente todos os colaboradores da empresa devem estar comprometidos com o Kaizen para que as suas vantagens sejam aproveitadas de fato. Porém, é importante destacar que, por ser um processo de melhoria contínua, as mudanças não ocorrem do dia para noite, mas sim em um processo mais lento e que oferece grandes resultados a longo prazo. 

Quando aplicado corretamente, a metodologia oferece diversos benefícios para a empresa e os colaboradores, já que você passa a eliminar processos desnecessários e mostra às pessoas como detectar desperdícios e meios que já não funcionam mais.  

Assim, você passa a melhorar diversas áreas da sua empresa, obtendo processos mais eficientes, reduzindo custos, trazendo mais segurança para o ambiente de trabalho e garantindo uma gestão mais ágil e eficaz. 

Como o Kaizen funciona?

Como qualquer processo de melhoria contínua, o Kaizen foca na constante evolução dos processos e das pessoas envolvidas na execução. Sendo assim, para garantir a aplicação dessa metodologia em uma empresa, é necessário que todas as pessoas envolvidas estejam por dentro dessa realização. 

Antes de começar a colocar a mão na massa, é necessário analisar quais problemas precisam ser resolvidos dentro da empresa. Depois, defina as soluções necessárias para cada um deles. 

Para a execução, distribua as tarefas entre os envolvidos e lembre-se de sempre simplificá-las, pois dessa forma, elas poderão ser realizadas sempre até que se tornem um hábito. 

kaizen - interna

Como aplicar o Kaizen no meu negócio? 

Como falamos no início, o Kaizen é uma filosofia, ou seja, não existe uma regra clara para aplicá-lo na sua empresa. É algo natural, que deve passar a estar presente no dia a dia de todos os envolvidos no negócio. 

Sendo assim, para colocar o Kaizen em ação, você realiza um esforço contínuo para melhorar os seus processos de produção. Entenda qual é a situação atual da sua empresa e onde você quer chegar. O Kaizen te ajudará com os meios, otimizando os processos e aumentando a sua produtividade. 

Questione os processos atuais, substitua o convencional pelo novo, implemente novas soluções. Para conquistar a melhoria contínua, o segredo é nunca ficar preso ao passado e buscar formas de fazer o seu negócio sempre evoluir, sempre focando na inovação

Use o Kaizen com outras metodologias 

Se houver necessidade, durante a execução, você pode utilizar o ciclo PDCA, ferramenta que tem o objetivo de agilizar e melhorar os processos de gestão de uma empresa, ou até a metodologia 5W2H, que busca otimizar o tempo de produção mantendo a qualidade final.

Atrelando essas ferramentas ao Kaizen, você aperfeiçoa os seus processos e a aplicação do Kaizen para garantir o melhor desenvolvimento da sua empresa, obtendo resultados cada vez melhores e levando o seu negócio cada vez mais longe. 

Leia também:

O que é PDCA e como aplicar essa metodologia ao negócio?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

esg - destaque

O que é ESG? Entenda a importância e como adotar

Adotar práticas ESG não é apenas uma tendência corporativa, mas uma necessidade urgente para empresas que buscam sustentabilidade e responsabilidade […]

recrutamento - destaque

Recrutamento: quais os tipos mais comuns e como fazer?

O recrutamento e seleção de novos funcionários é uma etapa que todo empreendedor vivencia ou irá vivenciar. Mas é preciso […]

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]