Marketing de conteúdo para e-commerce: dicas de como fazer isso

por Alex Vargas - Núcleo Expert

28 de dezembro de 2021

O marketing de conteúdo para e-commerce pode ajudar sua loja a se aproximar do cliente e conquistar conversões. Veja como!

Você é um dono de E-commerce e deseja aprender a vender mais aplicando estratégias de Marketing de Conteúdo?

Com certeza este pode ser o ponto de virada que você estava buscando para transformar os resultados da sua loja virtual.

Quem trabalha com comércio virtual sabe da importância que um bom planejamento estratégico tem para o seu negócio.

Porém, quando nos referimos a qualquer tipo de negócio baseado na internet, precisamos levar em consideração o marketing de conteúdo como um dos pilares centrais a serem estruturados, trabalhados e revisados constantemente ao longo do tempo.

Por mais que exista uma concorrência assídua neste segmento, ainda há espaço para lojas virtuais se destacarem, conquistarem a confiança através de um conteúdo relevante, informativo e que realmente ajude o cliente a dar mais um passo para comprar o que você vende.

Dentro deste contexto, neste conteúdo vamos explorar as melhores estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce e como você pode transformar sua loja virtual que atrai e converte clientes.

Veja na prática como desenvolver o Marketing de Conteúdo para sua loja online e venda muito mais!

1- Tenha o conteúdo em blog como o primeiro pilar

O conteúdo criado através dos blogs continua sendo um dos principais carros-chefe das estratégias de geração de tráfego para e-commerce.

Atualmente, cerca de 63,7% adotam o Marketing de Conteúdo como um pilar para atração e captação de clientes, é o que aponta a pesquisa Content Trends 2019.

É aí que o blog exerce o seu trabalho, pois, através da criação de conteúdo de forma consistente na internet, otimizados para palavras chave de interesse do seu público-alvo, é possível alcançar um público qualificado e disposto a comprar os produtos da sua loja.

2- Conteúdo estruturado em palavras-chave

Uma das principais técnicas de SEO para favorecer as buscas orgânicas do e-commerce é trabalhar sempre as principais palavras-chave.

Se a criação de conteúdo em Blog é uma das principais estratégias para atrair e conquistar novos clientes, o SEO entra como estratégia de Marketing Digital que permite que um Blog tenha sucesso.

Quando nos referimos à SEO para lojas virtuais, estamos falando de otimização de palavras-chave, criação de conteúdo relevante, uso de boas imagens, SEO dentro e fora da Página.

E para auxiliá-lo na criação de pautas de conteúdo para a sua loja virtual, você pode contar com ferramentas de pesquisas de palavras-chave e até mesmo o Google Trends para saber o tipo de conteúdo que deverá ser criado para chamar a atenção do seu público alvo.

Ao executar a pesquisa, leve em consideração quais são os principais termos e aspectos que o seu público alvo pesquisa no Google, relacionado a dores, objeções, dúvidas e comparativos entre produtos que ele deseja saber.

Além disso, crie conteúdo para as diversas etapas do funil de vendas, assim você garante que irá trabalhar bem um funil de conteúdo dentro do seu blog e por consequência, irá trabalhar os níveis de conscientização de compra do seu potencial cliente.

3- Use iscas digitais

Por um lado, os artigos têm o papel de atrair o seu público alvo, qualificar e conscientizá-lo sobre como o seu produto poderá ajudá-lo.

Os materiais gratuitos – ou iscas digitais – são responsáveis por qualificar ainda mais o seu potencial lead ou cliente.

Através de uma isca digital como um e-books, infográficos ou até mesmo webinários, é possível aprofundar o conhecimento do seu público e torná-lo mais propício a realizar a ação de compra no seu site.

Quer ver um exemplo?

No blog Nucleo Expert, por exemplo, é possível ver a aplicação desta estratégia de forma integrada, através da utilização de e-books, webinários e com a oferta de um curso gratuito. 

4- Crie formulários e landing pages atreladas aos conteúdos

Se o blog atrai, as iscas convertem visitantes do blog em potenciais clientes, os formulários e páginas de captura exercem o papel “técnico” desta etapa.

Aproveitando o gancho, uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo para e-commerce é aproveitar esses materiais ricos para capturar dados daquele visitante em troca do conteúdo.

Ao inserir um banner ou pop-up nas suas páginas, você pode solicitar o nome, e-mail e Whatsapp dos seus visitantes em troca da isca digital oferecida ou até mesmo um cupom de desconto para quem comprar pela primeira vez no seu site.

Ao ter acesso aos meios de contato do seu público, fica muito mais fácil realizar ações de relacionamento e remarketing com os visitantes da sua loja. 

O que você pode fazer:

  • Criar e-mails personalizados;
  • Enviar mensagens por WhatsApp; 
  • Selecionar e enviar conteúdos relevantes para o público-alvo.
marketing de conteúdo para e-commerce - interna

5- Imagens e recursos visuais

Além de um texto atrativo que responda às dúvidas do seu público-alvo, é fundamental dar um toque visual ao conteúdo escrito e, para isso, é fundamental o uso de imagens.

O uso de imagens ao longo de um texto, permite que o mesmo se torne mais elegante, atrativo e que você consiga ilustrar visualmente a ideia transmitida em um texto, ajudando o leitor a assimilar o conteúdo que você está transmitindo.

6- Linguagem simples

Não importa o seu nicho de atuação, a sua comunicação precisa ser simples e clara para que o público-alvo entenda a mensagem que você está querendo transmitir.

Saiba também qual é o tipo de linguagem ideal com o seu público-alvo, essa é a chave para criar conexão, estabelecer confiança com o público que consome os seus conteúdos.

E por último, analise, corrija e verifique sempre o português e ortografia corretas em suas comunicações, esses fatores são importantes para manter a credibilidade e profissionalismo da sua marca.

7- FAQ

A sessão de FAQ é o espaço responsável por tirar as dúvidas mais comuns dos visitantes da sua loja virtual.

Este tipo de conteúdo, é responsável por quebrar objeções e transmitir confiança e segurança para os visitantes a comprarem os seus produtos. 

Além dos benefícios para o cliente, há também redução nos índices de chamados de suporte para tirar dúvidas, efetuar trocas ou demais solicitações de atendimento.

8-  A descrição que vende

Se o conteúdo de qualidade, otimizado e pensado no seu público alvo é uma forma de captar e atrair clientes para a sua loja.

Você precisa se dedicar e caprichar nas descrições dos produtos que você tem na sua loja.

Isso significa ir muito além de um descritivo técnico, estamos falando de benefícios, aplicações do produto, vantagens e como os recursos ou tecnologias de um determinado produto podem ajudar o cliente a conquistar um estado ou objetivo desejado.

O marketing de conteúdo para e-commerce é fundamental para a atração e captação de visitantes na sua loja.
E muito além disso, ele é o responsável por tornar a sua marca memorável, útil e relevante para o seu público e no mercado.

Leia também:

Matriz BCG: aumente as vendas e impulsione seu negócio

Teste A/B: por que e como fazer para seu e-commerce?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Alex Vargas - Núcleo Expert

Especialista em Marketing Digital e Negócios pela Internet, com mais de 16 anos no mercado digital. Um dos maiores Infoprodutores do Brasil.

veja ainda:

ficha técnica de produto - destaque

Como criar uma boa ficha técnica de produto?

Você sabe criar uma boa ficha técnica de produto? Neste artigo explicamos, com exemplos, como fazer uma boa ficha técnica […]

gift cards - destaque

Gift cards: como sua empresa pode utilizá-los?

Entenda o que são os gift cards e como essa estratégia pode aumentar as vendas da sua loja  Você sabe […]

black friday - destaque

O que é Black Friday e quando ela acontece?

Afinal, o que é Black Friday? Saiba tudo sobre a data de descontos mais aguardada do varejo A Black Friday, […]