6 benefícios do marketplace para as fabricantes de brinquedos

por Americanas

1 de outubro de 2018

Fabricantes de brinquedos podem encontrar diferentes vantagens ao vender na Americanas Marketplace. Conheça algumas delas

Cada vez mais o consumidor tem adotado um comportamento digital, buscando acessibilidade e disponibilidade dos produtos que deseja na web. Segundo o 37º Webshoppers, relatório do Ebit (Nielsen), 55 milhões de consumidores fizeram ao menos uma compra virtual em 2017, o que representa um crescimento de 15% comparado a 2016

Por causa disso, tem se tornado essencial que varejistas e fabricantes de todos os setores adotem uma estratégia de vendas para os canais online.

Para as fabricantes de brinquedos isso não é diferente. Canais online como o marketplace, onde é possível vender produtos dentro de grandes lojas virtuais as ajudam a manter a presença digital e com investimento controlado.

Nesse sistema, as fabricantes evitam o investimento alto em um e-commerce próprio, caso não pretendam fazer isso, e podem colher todos os benefícios das vendas pela internet.

Veja algumas razões para as fabricantes de brinquedos entrarem no marketplace:

1) Marcas relevantes, públicos diferentes

Os marketplaces são formados por grandes marcas, já conhecidas do público e onde muitos costumam comprar. Veja, por exemplo, o caso da Americanas Marketplace, formado pela Americanas, Submarino e Shoptime.

As três marcas são muito importantes no mercado e-commerce, atraindo uma grande quantidade de visitas e compras mensalmente. No primeiro semestre de 2018, por exemplo o sites receberam 138,8 milhões de visitas e 575,6 milhões de pageviews.

Além disso, cada uma delas possui um posicionamento e maior aderência com um determinado perfil de consumidor. Isso permite a criação de uma estratégia de preço diferenciada que favoreça a venda de brinquedos eletrônicos no Submarino, por exemplo, e jogos para a família na Americanas.com.

2) Ações em datas especiais

Marketplaces também podem fazer muitas ações em datas especiais do varejo, o que ajuda a engajar ainda mais os clientes (pais e filhos).

Além de Dia das Crianças, Natal e Black Friday, é possível aproveitar outras ações específicas ao longo do ano que são verdadeiras oportunidades de vender seus brinquedos.

O cliente sempre é notificado dessas ações por meio das estratégias de marketing do marketplace e pode se interessar e adquirir seus produtos.

3) Sem investimento inicial

Vender no marketplace não requer nenhum investimento inicial para se cadastrar ou começar as vendas. O modelo é baseado na cobrança de uma taxa de comissão apenas sobre as vendas aprovadas no canal.

Esse sistema permite que as empresas fabricantes de brinquedos explorem todas as oportunidades desse modelo de negócio e só comecem a pagar quando obtiverem resultados.

fabricantes de brinquedos - interna

4) Contato com o cliente direto

Como está pautada no relacionamento B2B, a indústria não costuma ter feedbacks ou contato direto com o cliente final através do ato de consumo. Mas, vender no marketplace é uma ótima oportunidade para saber, na prática, o que o cliente procura, onde procura, quanto espera gastar e qual é a experiência de compra que deseja.

Neste sentido, o fabricante que vende no marketplace pode personalizar o momento da entrega, colocando uma embalagem diferente ou um folder de novos produtos, por exemplo, desde que ele não direcione o cliente para outros canais de venda.

O marketplace é uma chance de contatar o cliente e engajá-lo, falando sobre a sua marca através de ações de mídia direcionadas em um ambiente o qual os clientes não utilizam apenas para comparar produtos, mas também comprar.

5) Gerar valor adicional aos produtos

É possível gerar valor adicional aos produtos nas vendas do marketplace, criando kits de brinquedos e coleções de produtos ao vender no canal.

Ao agrupá-los em um único anúncio no site, por exemplo, algo comum para o departamento, é possível criar um sentimento de exclusividade para os fãs de marcas como Star Wars, Disney, Harry Potter e etc.

Além disso, o fabricante cria muito mais valor para o cliente sem necessariamente aplicar tantos descontos e competir com a cadeia varejista.

Alguns exemplo de kits que você pode criar são: boneco do Super Man + camiseta exclusiva do Super Man + Capa do Super Man. Uma promoção como essa pode ter bastante engajamento em uma data como o Dia das Crianças, por exemplo.

Outra oportunidade neste sentido é potencializar a comunicação e conversão de lançamentos, caso sua indústria seja pautada na constante atualização de coleções de brinquedos.

6) Disponibilidade do portfólio completo

O brinquedeiro (lojista intermediário da cadeira de brinquedos) não tem o costume de comprar todo o portfólio de produtos fabricados pela indústria e, portanto, tende a focar apenas nos SKUs que fazem mais sentido para o seu público.

Quando isso acontece, a indústria muitas vezes não vê seus produtos decolarem por falta de esforço de vendas na cadeia de intermediários.

Ao vender no marketplace, as fabricantes encontram uma ótima ferramenta para a exposição de 100% do seu catálogo em um canal onde seus clientes estão presentes. Além disso, é possível encontrar público interessado em produtos de ponta de estoque e linhas descontinuadas.

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