Neuromarketing: como aplicá-lo às vendas de sua loja

por Americanas Marketplace

27 de dezembro de 2021

O neuromarketing busca entender quais fatores influenciam a decisão de compra de um consumidor. Descubra como aplicar essa ciência ao seu negócio pode aumentar as suas vendas

Você conhece o termo neuromarketing? Apesar de parecer uma simples estratégia de marketing, o termo corresponde a toda uma área de conhecimento que estuda o comportamento dos consumidores por meio das informações cerebrais, ou seja, pela neurociência. 

Você já sabe que entender o consumidor é uma parte primordial de qualquer negócio, independentemente se você trabalha no universo online ou físico e se você vende um produto ou serviço. 

O sucesso do seu negócio depende do consumidor e do relacionamento que ele tem com a sua marca, então é muito importante conhecer esse público. E não estamos falando sobre saber gênero e idade, mas sim de realmente entender o comportamento de consumo dele. 

Você já parou para pensar por que o seu consumidor compra determinado produto? Ou por que ele sempre escolhe determinada cor de item? Quando você entende profundamente esses pontos que influenciam a decisão de compra do público, você consegue criar estratégias ainda mais eficientes e assertivas para o seu negócio. 

Todas essas perguntas motivaram o surgimento do neuromarketing, uma área de estudo que busca resolver, por meio da neurociência, essas e outras questões associadas à influência do marketing nos hábitos de consumo do público. 

O que é neuromarketing e como funciona?

O termo neuromarketing nasceu da junção entre as palavras neurologia e marketing e nomeia uma área que estuda a influência do marketing na atividade do cérebro humano principalmente durante os momentos de decisão de compra. 

Apesar de ter sido criado pelo professor da Erasmus University, na Inglaterra, Ale Smidts, o conceito só se tornou popular quando o Gerald Zaltman decidiu colocar o conceito em prática. Formado em medicina, o pesquisador de Harvard utilizou equipamentos de ressonância magnética para mapear a influência neurológica das campanhas de marketing.  

Assim, o neuromarketing foi comprovado como uma ferramenta de marketing e, utilizando essa  metodologia, é possível descobrir diversas informações relevantes para a criação de campanhas de marketing e anúncios. 

Como o neuromarketing pode influenciar seu negócio? 

Uma vez que você entende profundamente o comportamento de compra dos seus consumidores, você consegue impactar o público da melhor maneira possível. 

  • Você melhora a experiência dos seus consumidores

Quando você aplica técnicas de neuromarketing às suas estratégias de negócio, você influencia o seu consumidor de forma mais consciente e definitiva, oferecendo uma experiência mais alinhada com as expectativas dele e impulsionando os seus resultados.

  • Você foca nos produtos certos

A partir do momento que você entende melhor o processo de tomada de decisão dos seus consumidores, você consegue focar em um sortimento mais alinhado com as necessidades do público

  • Você cria anúncios e campanhas mais assertivas

Quando aplicado às suas campanhas, o neuromarketing é capaz de atrair ainda mais pessoas para o seu negócio, já que ele te mostra os gatilhos certos para impactar e ganhar os seus consumidores.

neuromarketing - interna

Como aplicar o neuromarketing ao meu negócio? 

Agora que você já entendeu as vantagens que o neuromarketing pode trazer para o seu negócio, vamos entender algumas técnicas dessa ciência que podem ser aplicadas em suas estratégias de negócio. 

1. Utilize psicologia das cores

Como o próprio nome já diz, a psicologia das cores aposta nos tons e aspectos visuais para influenciar os consumidores. Para utilizar a técnica, é importante conhecer o significado de cada cor para identificar quais tonalidades são capazes de causar o impacto desejado, seja no logo da sua marca ou em uma campanha específica. 

Alguns exemplos do uso da psicologia das cores são: o vermelho representa emoções mais fortes como raiva ou paixão, o amarelo significa sabedoria e conhecimento, o verde ressalta emoções como calma e cura. 

2. Crie um storytelling

Hoje, realizar uma compra deixou de ser uma ação focada no produto e passou a ser sobre a experiência de compra como um todo. Sendo assim, campanhas e marcas que ressaltam apenas os seus itens e os benefícios deles, já não brilham os olhos dos consumidores. Por conta disso, o storytelling passou a ter um impacto ainda maior.

Por meio do storytelling, você envolve o lado emocional do público com narrativas completas e envolventes que criam identificação e afetam a decisão de compra dos consumidores.  

3. Use gatilhos mentais

A ideia dos gatilhos mentais é despertar a necessidade de consumo de determinado item ou serviço. Sendo assim, quando você utiliza essa técnica, você acaba impactando diretamente a decisão de compra dos consumidores, trazendo uma sensação de urgência para garantir aquela oportunidade.  

Entendeu como as aplicações de neuromarketing podem impactar o sucesso do seu negócio? Seja nas ações de branding da sua marca, no design ou até em uma campanha de publicidade específica, quando você entende, conversa e impacta o seu público de acordo com as expectativas dele, os resultados são ainda maiores. 

Aproveite todas as técnicas de neuromarketing para impulsionar as suas vendas e levar o seu negócio ainda mais longe. 

Leia também:

Matriz BCG: aumente as vendas e impulsione seu negócio

Benchmarking: o que é e como aplicá-lo no seu negócio

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

jogos olímpicos - destaque

Jogos Olímpicos: oportunidades para impulsionar suas vendas

Descubra como impulsionar suas vendas durante os Jogos Olímpicos e aproveitar as oportunidades! Você sabe como aproveitar os Jogos Olímpicos para impulsionar […]

inverno - destaque

O que vender no inverno? 

Descubra o que vender no inverno e conheça um canal que pode te ajudar a aumentar seu lucro! Você sabe o […]

coisas para revender - destaque

9 coisas para revender e ganhar dinheiro

Conheça algumas opções de coisas para revender e ter um negócio ainda mais lucrativo  Que existe uma série de coisas […]