O que é Black Friday e quando ela acontece?

por Americanas Marketplace

5 de novembro de 2020

Afinal, o que é Black Friday? Saiba tudo sobre a data de descontos mais aguardada do varejo – e que não para de crescer

A Black Friday, data em que os preços diminuem e as vendas aumentam, ganha espaço ano a ano. E o evento de descontos para o cliente e muitas vendas para os lojistas já não se resume mais à sexta-feira (friday). Hoje em dia as promoções movimentam muito o comércio antes mesmo do dia da Black Friday e se estendem até depois!

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday é aguardada o ano todo por quem compra e por quem vende em países do mundo inteiro. Dados do Think With Google apontam que 70% dos internautas já compraram em uma Black Friday, mostrando que a data caiu mesmo no gosto do consumidor!

Aqui no Brasil, o evento de descontos chegou em 2010 e já se tornou uma das principais datas do comércio nacional. Em 2022, o ticket-médio do consumidor foi de R$ 618,16, sendo que as compras foram feitas majoritariamente pelas mulheres, que representaram 57,44% do público, segundo dados da Confi Neotrust e ClearSale. Já na hora de pagar, o cartão de crédito foi o meio favorito, escolhido por 50,16% dos clientes, seguido por e-wallet, cashback, débito (25,94%), PIX (15,05%) e boleto (8,84%).

Neste post, saiba mais sobre essa data e sua força de vendas para o mercado varejista, as oportunidades, e como se preparar para a edição deste ano.

O que é Black Friday?

A Black Friday é uma das maiores datas do calendário do varejo, famosa por oferecer produtos com promoções e descontos bem competitivos, atraindo – e muito! – a atenção dos clientes.

A Black Friday acontece sempre em novembro, mas o dia varia de acordo com o calendário americano. É que ela é a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. Já o Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Em 2023, o Dia de Ação de Graças é celebrado em 23 de novembro. Assim, este ano, a Black Friday cai no dia 24 de novembro. Veja o calendário do evento para os próximos anos.

Quando é a Black Friday 2023?

Black Friday 2023

Black Friday 2024

Black Friday 2025

Quais os produtos mais vendidos na data?

Na Black Friday, as vendas aumentam de uma forma geral, impulsionadas pelos descontos atrativos oferecidos na data. Mas algumas categorias se saem ainda melhor do que outras: os produtos mais vendidos no evento em 2022, por exemplo, foram moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, eletroportáteis e utilidades domésticas. Já os que mais faturaram foram eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios, e informática (Cortex, 2022).

Segundo a Cortex, Americanas passou para a liderança do ranking de exposição nas mídias no ano de 2022, com 12,12 pontos.

Oportunidades da data

A Black Friday é uma ótima oportunidade para vender mais, ser mais visto, queimar estoque, conquistar novos clientes e fidelizar os que já compraram alguma vez na sua loja. Em 2022, segundo a Confi.Neotrust, o faturamento da data chegou a casa dos R$ 6,15 bilhões, sendo que 8 milhões de usuários fizeram compras online no período.

A Black Friday não é só na sexta-feira

O nome é autoexplicativo: a Black Friday começa, oficialmente, na sexta-feira, mas as buscas e vendas aquecem bem antes disso! É possível observar um aumento na demanda quase um mês antes da data, porque o consumidor está cada vez mais exigente e quer pesquisar preços e marcas com calma para então fechar a compra.

Por isso, quem busca vender muito na data precisa se preparar com antecedência! Isso inclui colocar os produtos no ar no canal de venda ideal para o seu segmento e objetivos, caprichar nas descrições e imagens dos itens, precificar com cuidado cada um deles, criar promoções e desenvolver estratégias de publicidade para aproveitar o melhor que a data tem a oferecer.

O que aprender com as edições anteriores?

Já viveu alguma Black Friday ou a deste ano vai ser a sua primeira? Independentemente do seu nível de experiência, confira a seguir cinco importantes lições que Alê Nogueira, CEO da Universidade Marketplaces, aprendeu nas Black Fridays que já passou vendendo na Americanas Marketplace (nome atual da B2W Marketplace) e prepare-se!

Quais as regras para vender na Black Friday?

Para vender na Black Friday, é preciso cumprir requisitos do Procon. É importante frisar que o varejista que não cumprir as recomendações sugeridas estará passível de fiscalização.

Entre outras boas práticas, o lojista deve:

  • Informar com clareza e visibilidade todas as condições da promoção, como os produtos participantes, o preço original, o preço promocional e a data de entrega;
  • Incluir informações do valor do frete na tela principal;
  • Aplicar o desconto sobre o menor preço do produto nos últimos 60 dias;
  • Ter no estoque os produtos anunciados com o maior percentual de desconto;
  • Identificar com clareza e exatidão os produtos participantes da Black Friday, informando o preço original, preço promocional e a data de entrega;
  • Observar o cumprimento do prazo de entrega, direito de arrependimento e outras disposições do Código de Defesa do Consumidor.

Confira na íntegra todas as regras do Procon para a Black Friday clicando aqui.

Feito tudo isso, a sua loja estará em conformidade com as recomendações do órgão e apta a receber o Selo Procon para a data. Ele busca identificar e reconhecer as lojas que não manipulam os descontos durante a Black Friday, tentando confundir o consumidor. Além de ser um reconhecimento para você, ela traz mais credibilidade para o seu negócio perante os clientes.

Vale lembrar que caso seu produto não tenha o menor preço dos últimos 60 dias você pode continuar suas vendas durante a Black Friday, mas não irá receber o selo de que sua oferta está participando da data promocional.

A Black Friday na Americanas Marketplace

A Americanas Marketplace é uma plataforma que permite que você anuncie e venda seus produtos nas maiores lojas virtuais do Brasil, a Americanas, a Americanas Empresas, o Submarino e o Shoptime.

Os nossos sites recebem mais de 1 bilhão de visitas de mais de 19 milhões de clientes. Na Black Friday, estes números crescem ainda mais!

Para se ter uma ideia do tamanho do alcance das nossas marcas e das oportunidades que elas representam, nossas marcas já chegaram a vender o equivalente a 53 dias durante a data! É isso mesmo: quase dois meses de vendas feitos em apenas cem horas.

Por que vale a pena?

Entre os benefícios para os lojistas parceiros que vendem nos sites da Americanas Marketplace estão a enorme visibilidade e o gasto zero para começar. Eles também contam com um ecossistema completo de soluções para impulsionar os resultados, que vão da logística ao crédito, passando por publicidade e treinamentos. Além disso, não é preciso montar uma loja virtual ou se preocupar com os custos relacionados a um e-commerce próprio, como hospedagem e infraestrutura. Basta utilizar a plataforma das maiores lojas da internet.

“A Americanas Marketplace é uma engrenagem que já está funcionando”, diz Leonardo, dono da loja Bistrô da Beleza. “Na Black Friday, no mínimo um aumento de 50% de faturamento dentro do mês é esperado”. Cadastre-se na Americanas Marketplace e venda na maior Black Friday da internet!

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

O que é e como vender na Americanas Marketplace?

4 pontos fundamentais para criar um negócio de sucesso

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

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