O que é PDV online?

por Bling

11 de maio de 2021

*Guest post por Bling.

O PDV online é um ponto de venda exclusivamente digital. Saiba mais sobre as vantagens desse modelo

A sigla PDV deriva da expressão inglesa Point of Sale (POS), ou seja, ponto de venda, e é utilizada para descrever a área do varejo onde os produtos são expostos para o cliente comprar, como uma loja física ou virtual, um quiosque, etc. Quando se fala em PDV online (ou frente de caixa online), estamos falando em locais de venda exclusivamente digitais, como um e-commerce ou marketplace

Os PDVs online podem estar integrados ao sistema de gestão das lojas, ou seja um ERP, para facilitar todo o processo de venda digital. 

Contar com um PDV online é importante para que os processos internos estejam interligados e sejam eficientes para o lojista e também para o consumidor. 

Confira as principais funções do PDV online: 

O PDV online é uma ferramenta muito útil para quem trabalha no e-commerce, pois engloba o processo de venda direta do produto. Entre as suas  principais funções estão: 

  1. Frente de caixa: possibilita a compra de produtos sem contato direto com o vendedor ou prestador de serviço. Junto com o ERP online, a opção de frente de caixa automatiza a leitura de produtos com código de barras e utiliza as etiquetas criadas para registrar as vendas de forma automática. 
  2. Emissão de nota fiscal: com a plataforma integrada ao PDV, é possível emitir notas fiscais e controlar o armazenamento e envio das notas fiscais. 
  3. Logística integrada: com a centralização das informações, é possível atualizar em tempo real, desde o gerenciamento dos produtos em estoque, o envio dos produtos, até rastrear as entregas aos clientes.
  4. Emissão de cupom fiscal: com o PDV integrado também é possível emitir e transmitir  as Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e), ou o cupom fiscal. 
  5. Controle financeiro: o PDV online também auxilia o empreendedor a ter uma visão mais ampla sobre o seu negócio, principalmente com relação a faturamento e gastos fixos e adicionais. Ele é um aliado para as relações de compra e venda da empresa, já que a ferramenta dá acesso, de forma simplificada, aos processos administrativos. 

Quais as vantagens em utilizar o PDV online?

Os ganhos organizacionais do estoque, a emissão de notas e a visão geral sobre o negócio são sem dúvidas as principais vantagens que o empreendedor tem ao utilizar o PDV online. Mas além destas, outros benefícios são relevantes:

  • Reduz custos pois pode ser feito com mobilidade online;
  • Torna a experiência do cliente mais dinâmica;
  • Permite registro de produtos de qualquer lugar, analisando também os resultados de tablet ou celular;
  • Na função PDV o empreendedor tem acesso a todas as informações e agiliza o trabalho diário. 
pdv online - interna

Facilidade para vender em marketplaces e receber pagamentos instantâneos: 

Com as vendas acontecendo de forma concomitante em diversas plataformas, é importante que o lojista que vende em múltiplos canais mantenha os controles através do ERP, que automatiza as funções e integrações e também facilita processos de compra e venda, mantendo o negócio organizado. 

O consumidor entende a presença digital de uma marca como um fator relevante para a compra online, por isso, a multicanalidade é uma importante estratégia de vendas. As integrações permitem que os produtos cadastrados se conectem aos canais de venda e a partir disso passa a automatizar os processos como a cotação de transportadoras, pedidos, controle de estoque, organização logística, emissão de notas fiscais e acompanhamento de entrega. 

O PDV online se relaciona diretamente com os meios de pagamento, e é possível integrar além de opções tradicionais como TED e DOC, também o PIX, tornando o pagamento e recebimento mais ágil e simplificado. A partir da integração, o Banco Central liberará uma API que possibilitará tal convergência de sistemas.

O que levar em conta na hora de escolher o PDV online?

Pensando sempre em melhorar a experiência do consumidor, o PDV online é um aliado na gestão de vendas do seu negócio.  

O profissional do nosso tempo deve levar em conta a facilidade de poder gerenciar o seu negócio de qualquer lugar: ter mobilidade na gestão através de tecnologia com armazenamento online e em nuvem são fatores que podem trazer muitos benefícios para o negócio. Além disso, o PDV online tem funções importantes e vantagens interessantes para o empreendedor.

Na hora de escolher o PDV online, vale ficar de olho nos seguintes pontos:

Integração entre estoque e vendas:

Utilizado para integrar estoque físico com vendas online, e não ter desconexão de informações. É uma forma de integrar as vendas da empresa com seus canais de venda;

Controle de caixa: 

Gerencia a abertura e fechamento da sua frente de caixa com precisão, sem despender tempo e energia produtiva do seu time;

Emissão de notas e boletos de forma automatizada: 

Assim que a venda é efetivada, já são geradas notas fiscais e boletos automaticamente. 

Boas ferramentas de tecnologia são importantes para que o negócio integre seus processos e otimize tempo e energia dos colaboradores. Além disso, o cliente se beneficia de plataformas integradas, já que diminuem chances de erro nas vendas, estoque e emissão de notas, e transformam a experiência de compra em uma jornada fluida. 

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

Estatísticas do e-commerce: dados importantes sobre o setor

O que é live commerce e como usá-lo em sua loja

Bling

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