O que vender para ganhar dinheiro? Confira 7 dicas e ganhe uma renda extra

por Americanas Marketplace

26 de janeiro de 2023

Saiba o que vender para ganhar dinheiro, veja nossas dicas e defina o que faz mais sentido para você 

A internet é uma forte aliada não só para o compartilhamento de informações, mas também para encontrar novas formas de ganhar um dinheiro extra.

Nos últimos tempos, as pesquisas no Google sobre o que vender para ganhar dinheiro cresceram. Muitas pessoas buscam dicas na internet para começar a empreender e se você chegou até aqui, é porque também tem interesse no assunto, certo?

Para te ajudar a ter ideias do que vender para ganhar dinheiro, preparamos esse artigo com algumas sugestões imperdíveis para você escolher e começar agora mesmo.

Boa leitura!

O que devo saber antes de começar a vender?

Quando o assunto é ganhar um dinheiro extra, empreender no mundo das vendas pode ser uma boa opção. Existem muitas possibilidades para vender itens variados e alcançar bons resultados. O melhor é que com o avanço da internet e o fortalecimento do e-commerce brasileiro, tudo isso se tornou ainda mais fácil.

Mas não pense que antes de a internet ter esse papel fundamental em nossas vidas, isso não acontecia. Lembra aquela vizinha que vendia cosméticos e você escolhia na revistinha? Ou até mesmo no verão quando os vendedores passavam oferecendo aquelas redes? E aquela sobrinha que vendeu brigadeiro para custear a formatura?

Pois é!

Essas são algumas formas de ganhar dinheiro vendendo e que, com certeza, em algum momento da vida você já se deparou.

Antes de começar, é importante definir qual será o nicho e o público que você espera alcançar. Isso porque você consegue planejar qual o investimento necessário para atuar nesse mercado – comprando ingredientes/ materiais, em casos de produções artesanais, ou estoque, caso opte pela revenda – e mapear um possível retorno financeiro com as vendas.

Para te ajudar nesse processo, listamos algumas opções que poderão ajudá-lo a descobrir o que vender para ganhar dinheiro e garantir resultados sustentáveis ao longo do tempo:

1 – Venda livros usados

Essa é uma ótima opção para quem é amante da leitura, gosta de colecionar livros e quer dar espaço para novos títulos na estante e ainda ganhar um dinheiro com isso.

Você pode criar um sebo de livro, como era conhecido antigamente, totalmente online e vendê-los em um marketplace. Isso vai te ajudar com a visibilidade da sua loja, já que o tráfego de clientes em sites como o da Americanas, por exemplo, é muito grande.

Além de você levantar uma grana extra, você também fortalece um comércio de livros mais sustentável, com menos descartes e possibilitando que outras pessoas possam ler por um valor mais acessível, sem precisar adquirir um livro novo.. Sem falar que você pode juntar suas amigas e amigos e aproveitar os livros que eles também não querem mais.

Uma dica é criar um perfil no Instagram para começar a divulgar os livros disponíveis. Você pode publicar nos stories, junto aos valores e o link para a sua loja no marketplace.

2 – Itens de Informática

Sem dúvida alguma esse é um dos nichos que mais crescem no e-commerce. Muitas pessoas decidem comprar e revender online produtos de informática para ganhar dinheiro, estima-se, segundo o E-commerce Brasil, que 20% das lojas online vendem esse tipo de produto aqui no Brasil.

É um mercado em expansão e você pode aproveitar a grande procura para investir também. Crie uma loja própria ou venda  em um marketplace e comece a anunciar o seu estoque: esta é uma maneira mais rápida de atrair clientes e otimizar a logística do seu negócio. Além da possibilidade de alcançar mais pessoas, você também pode aproveitar todos os serviços oferecidos, como entrega, publicidade, crédito, etc.

Para começar a vender itens de informática, antes de tudo, escolha um bom fornecedor, faça pesquisa de preço e qualidade e tenha um estoque variado e atrativo. Depois é só anunciar e começar a vender!

Você pode investir em itens como:

  • Notebooks
  • Computadores para games
  • Carregadores
  • Headphones
  • Mouses
  • Teclados

3 – Joias de prata

Outra opção do que vender para ganhar dinheiro é a revenda de joias de prata. Esse é um negócio que requer investimento inicial para ter um estoque de produtos, mas não é nada absurdo e você pode começar com poucas peças para criar o próprio caixa do seu negócio.

Existem muitos fornecedores de prata com um catálogo variado, que vendem por atacado, ou seja, você ganha um desconto grande a depender da quantidade de peças que irá comprar e depois, pode ganhar mais de 100% em cima do valor que pagou.

Neste caso, você também pode usar as redes sociais e marketplaces como aliados na hora de vender seus produtos online. Mas, se desejar, é possível também vender presencialmente e expandir os horizontes do seu negócio.

Quais itens você pode vender?

  • Brincos;
  • Anéis;
  • Pulseiras;
  • Colares;
  • Alianças;
  • Tornozeleiras

Claro, a prata é apenas uma sugestão, dependendo da sua intenção, público e orçamento, também vale apostar em mercados como a venda de itens relacionados, como joias de outros metais e pedrarias, relógios ou até no mercado de bijuteria.

4 – Importados

Outra opção bem legal do que vender para ganhar dinheiro é investir na importação de produtos que você pode revender aqui no Brasil.

Tudo o que você precisa é encontrar um bom site de produtos importados, com preços acessíveis e produtos de qualidade. O ideal é ter o estoque pra começar a vender, o que irá passar maior segurança ao seu cliente quanto aos prazos de entrega.

Mas que tipo de importados posso vender? 

  • Capinhas de celular;
  • Pulseiras inteligentes;
  • Roupas, calçados e acessórios;
  • Caixinhas de som;
  • Fones de ouvido;
  • Games e brinquedos;
  • Perfumes e cosméticos;
  • Itens de decoração;
  • Acessórios para carros;

Dê preferência a itens exclusivos ou com grande interesse do público. Apenas fique atento quanto à procedência do que vender e se tudo está de acordo com os órgãos de regulação e fiscalização nacional para a venda destes produtos.

o que vender para ganhar dinheiro - interna

5 – Alimentos e bebidas

O comércio de alimentos e bebidas online é uma opção interessante para quem já possui uma mercearia física, por exemplo, ou até mesmo para quem deseja comercializar somente no digital.

Você ainda pode contar com apoio na logística e na entrega dos produtos, além de aproveitar a visibilidade que algumas plataformas de marketplace podem oferecer pro seu negócio.

Você pode criar uma página do mercado no Instagram, por exemplo, e divulgar os produtos que estão em promoção, benefícios para quem compra online, além de planejar conteúdos que engajem e tenham a ver com o seu público.

Fique de olho em datas comemorativas e pense em estratégias pro marketing, como no São João, por exemplo, com promoções dos itens festivos ou do Natal, com a divulgação de panetones, por exemplo.

Outro nicho que tem crescido muito nas vendas online é o de bebidas. Se tornou comum pedir bebidas pelo delivery, então invista também nesses itens no seu estoque.

6 – Refeições 

Se você gosta de cozinhar e sabe fazer pratos deliciosos, vender comida pelo delivery pode ser uma boa opção para ganhar dinheiro, sem precisar de um lugar físico para receber os clientes.

Já se tornou comum para muitas pessoas pedirem comida pelo delivery e esse mercado segue expandindo e costuma ser lucrativo, já que não há necessidade de investir em um negócio físico, apenas em produzir os alimentos que serão comercializados.

Monte um cardápio variado, faça pesquisa de preço na hora de comprar os ingredientes e leve em consideração cada item necessário na hora de precificar os pratos. Esse é um ponto muito importante para ter certeza que haverá lucro.

Invista nas redes sociais para divulgar o restaurante e as promoções, não esqueça de divulgar o link do restaurante para que as pessoas possam fazer pedidos.

7 – Produtos de Beleza

Criar uma loja de produtos de beleza pode ser uma boa opção para quem curte esse nicho. Produtos para cabelos, maquiagens, skin care, por exemplo, são muito procurados na internet, já que muitas vezes apresentam um valor menor do que em uma loja física.

Você pode abrir uma loja de produtos de beleza e vender no e-commerce, por exemplo, mantendo seu estoque sempre atualizado e anunciando seus produtos digitalmente.

Crie um perfil para a sua loja virtual e indique o link para compra, além de publicar dicas de beleza, cuidado para peles e cabelo, além de divulgar os cosméticos do estoque e seus benefícios.

Escolhi o que vou vender e agora?

Essas são apenas algumas das opções que você tem para decidir o que vender para ganhar dinheiro. Escolha a que faz mais sentido para você, para o momento que está vivendo e dentro das suas possibilidades de empreender.

Definido o nicho e o tipo de produto que será vendido, é hora de investir no fortalecimento da marca para alcançar clientes e divulgar as vendas.

A internet é uma forte aliada e, independentemente do que tenha escolhido vender, você pode criar uma loja virtual para impulsionar o comércio. Sempre que puder, comece por um canal sem investimento inicial, mas que te abra possibilidades para crescer vendendo ali. 

Uma opção para começar pequeno, mas escalar ao longo do tempo, são os marketplaces, como o da Americanas, por exemplo, onde você só paga uma comissão quando vender ali e ainda consegue facilidade em trabalhar em uma plataforma de vendas com estrutura completa, vários meios de  pagamento, e que passa mais credibilidade e confiança aos clientes.

Invista na divulgação da loja, dos produtos e crie autoridade no nicho que você escolheu. Esse é o melhor caminho para ter sucesso com as vendas e garantir a rentabilidade que procura.

E aí? Agora que você já sabe o que vender para ganhar dinheiro, monte o seu negócio e comece a vender agora mesmo! É sempre um ótimo momento para vender; seja no segundo semestre, pra fazer aquela graninha para as festas de final de ano, ou no início do ano, para começar suas vendas com tudo!

Leia também:

5 dicas para vender relógios

9 dicas para vender sapatos

Vender roupa fitness: como começar?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

grocery - destaque

O que é grocery e como vender na categoria?

A categoria de grocery concentra as vendas de alimentos e bebidas pela internet. Mas a venda destes itens requer atenção […]

coisas para revender - destaque

9 coisas para revender e ganhar dinheiro

Conheça algumas opções de coisas para revender e ter um negócio ainda mais lucrativo  Que existe uma série de coisas […]

vender produtos de limpeza - destaque

7 dicas para você vender produtos de limpeza

Tudo que você precisa saber para vender produtos de limpeza na internet  Comprar online já faz parte da rotina de […]