OKR: o que é este indicador e como ele pode te ajudar?

por Americanas Marketplace

13 de janeiro de 2022

Conheça o OKR, a metodologia de gestão que pode alavancar os seus resultados e impulsionar o crescimento do seu negócio

Não importa o tamanho da sua empresa, ter uma estratégia bem definida e consolidada entre os colaboradores é primordial para o funcionamento do negócio e, principalmente, para suportar o seu crescimento no mercado. 

Hoje, o planejamento estratégico é um dos maiores desafios de muitas empresas. Algumas ainda conseguem driblar essa falta de metodologia de gestão com estratégias muito bem alinhadas entre os colaboradores e uma comunicação clara em todos os momentos.

De acordo com o Sebrae, a falta de gestão estratégica é um dos principais motivos que levam ao fechamento de pequenas e médias empresas.

Diante desse desafio, um novo método de gestão ganhou relevância entre grandes empresas: o OKR. Com foco em trazer agilidade e clareza para as estratégias das empresas, os OKRs trouxeram transparência para o gerenciamento de forma simples e descomplicada. 

Descubra tudo sobre essa metodologia e veja como você também pode implementá-la na sua empresa. 

Afinal, o que é OKR? 

O termo OKR é uma sigla para Objectives and Key Results, que traduzindo para o português significa Objetivos e Resultados-Chave. Ele funciona como um sistema de definição de metas mensuráveis, garantindo que os objetivos e prioridades da empresa estejam claros para todos os colaboradores e sejam alcançados de forma efetiva. 

Sendo assim, podemos considerar que os OKRs fazem com que todas as pessoas de uma empresa andem na mesma direção, o que é essencial para o crescimento do negócio.  

Os OKRs nasceram na Intel, criados pelo ex-CEO da empresa, Andrew S. Grove. Porém, por conta da efetividade da metodologia, ela rapidamente passou a ser utilizada por diversas empresas do Vale do Silício. 

Em 1999, os OKRs ganharam ainda mais fama quando John Doerr, um dos investidores do Google, apresentou a metodologia e passou a incorporá-la. Assim, o OKR ficou conhecido por ter suportado todo o crescimento da empresa, que na época contava com apenas 40 funcionários. 

Como o OKR funciona?

Como o próprio nome mostra, o OKR consiste em definir objetivos para a empresa, em todos os níveis de atuação, e metas a serem atingidas, ou seja, os resultados-chaves que devem estar na mira dos colaboradores. 

De modo simplificado, John Doerr estabeleceu uma fórmula para exemplificar a definição de metas pelo OKR. É ela: 

“Eu vou”  (Objetivo)  “medido por”  (resultados-chave)    

Esses componentes podem ser tratados da seguinte forma:

Objetivos (O)

Que direção você quer tomar com a empresa? Que resultados você espera? Os objetivos devem ser descritos de forma clara e direta, de forma que os envolvidos consigam captar facilmente e levar como inspiração para que eles sejam alcançados. 

Resultados-chave (KR)

Os resultados-chave nada mais são do que desdobramentos dos objetivos listados anteriormente. São metas mensuráveis que estão diretamente relacionadas ao atingimento dos objetivos. 

Resumindo, com os OKRs você deixará claro para todos os colaboradores da sua empresa quais as metas que eles devem atingir ou realizar ao longo de um período e a forma como será medida a realização dessas metas. 

okr - interna

Quais são os diferenciais dos OKRs?

Você deve estar se perguntando: o que realmente diferencia o OKR de outras metodologias de gestão

Um dos principais pontos é que, por contemplar uma metodologia ágil, que não possui regras ou sistemas fixos, ela pode ser facilmente implementada em uma empresa. Afinal, ela pode ser ajustada e adaptada para atender as necessidades de cada negócio ou de cada time.  

Além disso, quando pensamos em uma estratégia de marketing, utilizando a metodologia OKR, você consegue ter objetivos mais claros para medir o resultado das suas ações ou ainda priorizar aquelas campanhas que podem gerar resultados melhores para o seu negócio. 

Porém, ela ainda conta com diversas vantagens que a diferenciam das outras metodologias, confira: 

Agilidade e flexibilidade

Nada de criar um plano anual e definitivo. Com o OKR, você define metas a curto prazo e pode ir se adaptando conforme as mudanças e as necessidades da empresa. Assim, os seus objetivos ficam mais tangíveis e você tem mais flexibilidade para realizar ajustes.  

Processo simples e claro 

O OKR permite um processo mais leve, simples e claro. Possibilitando que os objetivos sejam traçados de maneira simples, reduzindo o gasto de tempo nessas definições e gerando um alto engajamento dos colaboradores. 

Transparência e alinhamento 

O OKR prioriza a transparência, sendo assim, todas essas definições devem estar claras e alinhadas entre todos os funcionários da empresa, independentemente do nível hierárquico. Todos devem ter acesso às OKRs para auxiliar na aplicação deles.  

Metas mensuráveis

Utilizando o OKR, você terá ainda mais facilidade em medir os resultados do seu time e entender se elas estão sendo muito fáceis de executar ou ambiciosas demais. Metas desafiadoras podem impulsionar o seu time e o crescimento do seu negócio e, acompanhando os OKRs, você pode adaptar os seus objetivos. 

Entendeu como o OKR funciona e como ele pode levar o seu negócio ainda mais longe? Comece a implementar essa metodologia no seu negócio e veja os seus resultados decolarem. 

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