Oportunidade de negócios em Florianópolis: conheça algumas delas

por Americanas Marketplace

31 de janeiro de 2022

Quer começar a empreender na capital catarinense? Descubra e selecione uma boa oportunidade de negócios em Florianópolis e não perca tempo!

Além das famosas praias, que atraem o turismo, a capital do estado de Santa Catarina também é um prato cheio para quem deseja começar um negócio. Quem busca empreender poderá encontrar muita oportunidade de negócios em Florianópolis

A região possui um alto índice de desenvolvimento humano (IDH) e oferece uma qualidade de vida como nenhuma outra. Um ponto alto para a lista de motivos para abrir um negócio em Florianópolis, não é mesmo?

Além disso, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2020 da Endeavor, Florianópolis é a segunda melhor cidade para investir no empreendedorismo no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. Já se imaginou empreendendo nesse lugar paradisíaco? 

O potencial de Florianópolis

A capital tem diversos atributos para atrair e incentivar o empreendedorismo local. De acordo com os números de Registro Mercantil da Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC), Florianópolis é a cidade que lidera o ranking de abertura de novas empresas e chegou a somar 8.083 novos negócios apenas no primeiro semestre de 2021. 

Um dos pontos que favorecem esse avanço é a facilidade do sistema de registro e abertura de novos negócios que a cidade possui. A prefeitura já havia chegado em um sistema que permitia a abertura de uma empresa em apenas 10 dias. Porém, eles foram além e lançaram o Programa Floripa Mais Simples, que permitirá a abertura de empresas em cerca de quatro horas. 

A novidade chegou em agosto de 2020 e elimina a ida presencial até a Junta Comercial, Prefeitura e outros órgãos necessários para a abertura de uma empresa. Agora, independentemente se a sua loja for física ou online, todas as etapas de abertura são digitais — desde a consulta de viabilidade até a liberação do alvará de licença — e podem ser feitas pelo próprio empreendedor. 

Oportunidade de negócios em Florianópolis

Florianópolis tem alguns setores bastante promissores para os próximos anos e que trazem uma grande oportunidade de negócio. Então, se a capital é o local onde você quer começar a empreender, fique de olho nesses setores. 

O turismo da Ilha da Magia

Com opções de entretenimento para todas as idades e diversas praias paradisíacas, Florianópolis logo se tornou um dos principais destinos turísticos da América do Sul e até recebeu o apelido de Ilha da Magia. 

Assim, o turismo acaba sendo  uma opção evidente na região, mas que ainda pode ser muito explorada e desenvolvida, uma vez que, esse é um setor em constante movimento e que tem tudo para ter uma forte retomada nos próximos anos. 

oportunidade de negócios em florianópolis - interna

A tecnologia da Ilha do Silício 

Nos últimos anos, a região também teve um crescimento notável no mercado de tecnologia e começou a receber diversas sedes de empresas e startups, o que levou a cidade a ganhar um novo apelido: Ilha do Silício. 

Esse crescimento está diretamente relacionado a uma das principais forças da capital: a mão de obra especializada. Boa parte da população possui formação superior e a cidade possui três universidades públicas 

Segundo dados do Acate Tech Report 2020, realizado pela Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia, a região metropolitana possui 3,9 mil empresas do setor, com faturamento de R$ 9,9 bilhões. 

Muito espaço para inovar! 

O ecossistema de inovação de Florianópolis não é novidade! Há anos a cidade investe fortemente nesse setor, oferecendo incentivos fiscais e incentivando o empreendedorismo local.

Tudo isso resultou na abertura de diversas empresas e startups com foco em tecnologia e inovação, e também fez com que a capital atraísse empresários do país todo apostassem na região para o desenvolvimento de seus negócios. 

O e-commerce em foco

Segundo dados da 44ª edição do Webshoppers, durante o primeiro semestre de 2021, a região Sul do país foi a segunda região que mais contribuiu para o crescimento do e-commerce no país, com 25% de contribuição, ficando apenas atrás da região Sudeste. 

Com os consumidores cada vez mais acostumados com as compras online, atuar no e-commerce aparece como uma grande oportunidade de negócio para se destacar nas vendas regionais. Dessa forma, você ainda consegue oferecer um frete mais competitivo e realizar entregas mais rápidas, que são fatores determinantes nas vendas do e-commerce. 

E se você quer entrar nessa tendência, que tem tudo para continuar crescendo nos próximos anos, já que 55% dos brasileiros pretendem continuar comprando online após a pandemia, os marketplaces são uma ótima opção para começar a vender online de uma forma simples e com baixo orçamento. 

Os marketplaces já oferecem uma plataforma pronta para as vendas e cobram apenas uma comissão sobre os pedidos, ou seja, você só paga quando vende. Assim, você consegue começar de uma forma mais simples, um orçamento bem controlado e com toda a visibilidade por trás desses canais. 

A Americanas Marketplace, por exemplo, permite que lojistas de todos os tamanhos, segmentos e experiência vendam seus produtos dentro dos sites das maiores marcas da internet: Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime. 

Os parceiros da Americanas Marketplace ainda contam com soluções e serviços que facilitam suas rotinas de vendas, fazendo com que suas lojas vendam cada vez mais e cheguem ainda mais longe. 

Agora que você já conhece algumas das oportunidades de negócio de Florianópolis, já imaginou abrir a sua empresa em um local com tantas possibilidades como essa capital?

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

6 oportunidades de negócio na Bahia

Planejamento financeiro: 7 dicas para sua empresa

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

esg - destaque

O que é ESG? Entenda a importância e como adotar

Adotar práticas ESG não é apenas uma tendência corporativa, mas uma necessidade urgente para empresas que buscam sustentabilidade e responsabilidade […]

recrutamento - destaque

Recrutamento: quais os tipos mais comuns e como fazer?

O recrutamento e seleção de novos funcionários é uma etapa que todo empreendedor vivencia ou irá vivenciar. Mas é preciso […]

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]