4 oportunidades de negócios em Londrina

por Americanas Marketplace

14 de março de 2022

Quer empreender? Fique por dentro de todas as oportunidades de negócios em Londrina e veja como esse município pode abrir portas para o seu negócio

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. E, quem busca empreender em um local fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro, com certeza deve ficar de olho nas oportunidades de negócios em Londrina

Localizada na região Sul do Brasil, Londrina fica no Paraná e possui cerca de 575 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do Estado – ficando atrás apenas de Curitiba – e a 38º cidade mais populosa do Brasil. 

De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2020, realizado pela Endeavor, Londrina está entre as 100 cidades mais propícias para os empreendedores que querem começar um negócio ou expandir seus empreendimentos.

A classificação do Ranking ICE 2020 leva em consideração sete determinantes. Entre elas, Londrina se destaca nos pilares de inovação, ocupando a 27ª colocação, e de cultura empreendedora, na 32ª posição e ficando a frente até de Curitiba. 

Assim como em muitas cidades brasileiras, o setor de serviços é o que tem maior destaque em Londrina, junto às atividades comerciais, educação, saúde e, principalmente, tecnologia da informação. 

Londrina: a “Cidade Genial” 

Atualmente Londrina conta com o título de “Cidade Genial”, um reconhecimento que reforça todas as vantagens competitivas da região, sendo um forte pólo de tecnologia da informação no país. 

A educação é outro ponto forte em Londrina e que serviu como pilar para o recebimento desse título. Por conta da presença de grandes instituições, como a Universidade Estadual de Londrina, o município também é considerado um pólo estudantil. 

Um futuro com muitas oportunidades de negócios

Há alguns anos, foi lançado o “Fórum Desenvolve Londrina”, que reúne as principais entidades empresariais e instituições de ensino superior da cidade. O objetivo: promover o desenvolvimento sustentável de Londrina e região, realizando um planejamento estratégico para o futuro. 

Dessa forma, o grupo desenvolve uma visão estruturada para o futuro da cidade. Entre as entidades do movimento está a Associação Comercial de Londrina (ACIL) e o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

oportunidades de negócios em londrina - interna

As oportunidades de negócio em Londrina 

Depois dos meses de isolamento social por conta da pandemia, Londrina iniciou um Plano de Retomada da Economia, buscando estimular o empreendedorismo na região. 

Como parte desse movimento, foi lançada a pesquisa “Consumo e Carências de Mercado em Londrina”, encomendada pelo Sebrae/PR e realizada pela Chiusoli Pesquisas, que mostrou diversos insights sobre as atividades do Estado paranaense. 

A pesquisa mostrou que algumas das principais motivações londrinenses na hora da compra são: preço, promoções, qualidade do produto e do atendimento. Já ao serem perguntados sobre qual atividade falta no varejo regional, os consumidores destacaram categorias como: roupas (24,4%), eletrodomésticos (13,8%) e calçados (13,8%). 

Ao mesmo tempo, os resultados mostraram que os entrevistados estão em um movimento de começar a optar pelas compras online e as categorias que foram apontadas anteriormente, apareceram em alta. Roupas e acessórios (23,3%), calçados (17,6%) e eletrodomésticos (14%) são os segmentos mais comprados por meios digitais. 

Enquanto isso, no setor de alimentos, 24,7% dos entrevistados afirmaram que os mercados estão em falta na região

Oportunidades de negócio no e-commerce 

Essas quatro categorias – roupas e acessórios, calçados, eletrodomésticos e mercado  – representam fortes oportunidades de negócio em Londrina, que podem ser exploradas na venda online e iniciadas facilmente com a ajuda dos marketplaces

Os marketplaces são uma ótima opção de canal para começar a vender online de uma forma simples e com baixo orçamento. A plataforma oferece uma estrutura sólida para as vendas e cobra apenas uma comissão sobre os pedidos, ou seja, o lojista só paga quando vende. 

Além disso, essas plataformas contam com marcas fortes por trás, como a Americanas Marketplace, que permite que os seus parceiros anunciem dentro dos sites das marcas Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime. 

Além disso, a Americanas Marketplace também oferece uma oportunidade para os mercadistas anunciarem seus sortimentos na categoria de mercado da Americanas. Trazendo uma oportunidade para que esses negócios digitalizem suas operações, trazendo comodidade e conveniência para as compras de alimentos e bebidas. 

Os parceiros Americanas Marketplace ainda contam com serviços e soluções que facilitam suas rotinas de vendas – como publicidade, logística, entrega e capacitação – fazendo com as lojas potencializarem suas vendas. 

Cadastre-se e comece a vender na Americanas Marketplace!

Agora que você já conhece algumas das oportunidades de negócios em Londrina, que tal começar a empreender nessa região? 

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Como criar Missão, Visão e Valores da sua empresa

Pirâmide de Maslow: conheça as motivações do seu público

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

iso 27001 - destaque

O que é a norma ISO 27001 e como implementar?

A norma ISO 27001: entenda seu papel na gestão da segurança da informação e saiba como implementar um sistema eficaz […]

cnae

CNAE: o que é e como incluir uma atividade econômica no CNPJ

CNAE: o que é e como incluir atividade econômica no seu CNPJ A CNAE é um padrão nacional para identificar […]

contrato de compra e venda - destaque

Contrato de compra e venda: como funciona e quais as garantias?

Conheça o contrato de compra e venda e saiba quando e como usá-lo em suas negociações O contrato de compra e […]