6 oportunidades de negócios na Bahia

por Americanas Marketplace

17 de janeiro de 2022

Pensando em começar a empreender? Conheça algumas oportunidades de negócios na Bahia e descubra todo o potencial do estado nordestino 

Engana-se quem pensa que a Bahia é só sobre praias e cenários paradisíacos. Entre tantos cartões postais, carnavais e muita história, o maior estado do Nordeste também está repleto de oportunidades de negócios para quem quer começar a empreender. 

Salvador, capital da Bahia, é também a maior capital do Nordeste e quarta maior do país, se tornando uma boa localização para as empresas que estão chegando agora no mercado. 

O potencial dos negócios na Bahia 

De acordo com o Sebrae, a ideia média das empresas na Bahia é de cerca de 8 anos, uma expectativa bem alta quando comparamos com os resultados nacionais, que mostram que 24,4% das empresas fecham as portas em menos de 2 anos. Sendo assim, o estado nordestino aparece como um ótimo lugar para começar a empreender. 

E quando consideramos o varejo online, a região Nordeste tem sido um grande destaque em vendas. Durante o primeiro trimestre de 2021, a região concentrou 14,6% das vendas realizadas no país, ficando atrás apenas da região Sudeste. (Neotrust)

Com os brasileiros cada vez mais acostumados a comprar online, atuar no e-commerce aparece como uma ótima oportunidade de negócio na Bahia para se destacar nas vendas regionais, uma vez que você consegue oferecer um frete mais competitivo, mais em conta e com entregas mais rápidas.  

Dado isso, você deve estar se perguntando: o que eu vou vender? Hoje, diversos segmentos estão crescendo e aparecem como grandes oportunidades de negócios na Bahia, confira algumas e veja como você pode começar. 

As oportunidades de negócios na Bahia 

Varejo de alimentos

A venda online de alimentos e bebidas, também conhecida como grocery, ganhou ainda mais força nos últimos anos. Impulsionada pelo fechamento dos estabelecimentos físicos, muitas lojas que não estavam presentes no e-commerce, correram atrás de continuar chegando até os consumidores. 

Assim, uma nova oportunidade de negócio na Bahia tomou forma: a venda de alimentos online! Você não precisa ter um restaurante, mercado ou qualquer tipo de espaço físico para começar (mas tudo bem se já tiver um). Basta definir um segmento e optar pela melhor plataforma digital para atender o seu negócio. 

Hoje, existem diversos aplicativos que auxiliam na venda de restaurantes, como o Americanas Delivery, e na venda de alimentos e bebidas variadas, como o Americanas Mercado

Varejo de moda 

A categoria de moda e acessórios é campeã de vendas no e-commerce. A facilidade e a comodidade do varejo online acabou conquistando os consumidores na hora de comprar roupas, mesmo trazendo uma experiência diferente, onde o cliente não tem contato nenhum com a peça e nem pode experimentá-la. 

Sendo assim, vender roupas online pode ser uma forma certeira para começar o seu negócio. Escolha o seu segmento, uma boa plataforma para disponibilizar o seu sortimento e boas vendas. 

oportunidades de negócios na bahia - interna

Varejo de material de construção e ferramentas 

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de suas casas e isso mudou a relação que elas tinham com esse espaço próprio. Com isso, o setor de materiais de construção e ferramentas passou a ficar na mira do público e se tornou uma grande oportunidade de negócio na Bahia. 

Por ser um segmento bastante diversificado, isso também traz diversas possibilidades para os empreendedores que querem apostar nessa categoria, tanto pelos diferentes nichos, quanto pelas possibilidades de plataformas online. 

Mercado pet

Outro setor que está em constante crescimento em todo país é o mercado pet. O Brasil possui um dos maiores mercados de produtos pets do mundo e, em 2020, o segmento chegou a crescer 13,5% em comparação com 2019, segundo o Instituto Pet Brasil. 

Hotéis, creches, cuidados, produtos de beleza e até alimentação saudável para os bichinhos de estimação são segmentos que são cada vez mais procurados pelos clientes e podem trazer uma boa oportunidade para quem quer começar a vender online. 

Setor automotivo

Outro setor em crescimento e que pode trazer uma grande oportunidade de negócio na Bahia é o de peças automotivas. A categoria não é nova, por isso, quem busca se diferenciar dentro da área, consegue ainda mais reconhecimento. 

Você pode abrir um negócio físico, focado em alguns serviços específicos, ou até mesmo atuar online, vendendo peças automotivas para pessoas e negócios da sua região. 

Beleza e saúde

Um segmento que impacta diretamente homens e mulheres de diferentes faixas etárias não teria um resultado diferente: durante o primeiro trimestre de 2021, o setor de Beleza e Saúde ficou entre os campeões de em volume de vendas, com 15,2% do total de pedidos realizados no e-commerce, perdendo apenas para o segmento de Moda e Acessórios. (Neotrust) 

A popularização dos produtos ligados à beleza, estética e saúde levou o segmento a registrar um crescimento elevado nos últimos anos e a proporcionar um grande espaço para expansão no território nordestino. 

Use o marketplace ao seu favor 

Todas essas categorias destacadas como grandes oportunidades de negócios na Bahia, podem ser trabalhadas tanto offline, quanto online e, caso você opte pela última opção, o marketplace com certeza é uma das formas mais baratas de começar. 

Os marketplaces funcionam como grandes shopping centers online, onde os lojistas conseguem vender seus produtos na internet de forma simples, rápida e com orçamento bem controlado. 

A Americanas Marketplace, por exemplo, permite que lojistas de todos os tamanhos, segmentos e experiência anunciem seus produtos nos maiores sites de vendas do país: Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime. Assim, você deixa os seus produtos disponíveis para uma base de mais de 50 milhões de clientes ativos. 

Quem vende na Americanas Marketplace, ainda conta com diversas soluções e serviços que facilitam o dia a dia de suas operações, fazendo com que suas lojas cresçam e vendam cada vez mais. Logística, entrega, publicidade, crédito e capacitação são algumas das nossas soluções que levam os negócios dos nossos parceiros ainda mais longe. 

E com o frete mais competitivo em sua região do que empresas de outras partes do país, você pode se tornar uma opção mais interessante e atrativa para o consumidor. Sua loja na internet pode se tornar um importante pilar para o varejo online regional em seu departamento e, claro, podendo conquistar diferentes espaços e muitas vendas em todo o país. 

Então, que tal apostar em umas dessas oportunidades de negócios na Bahia e começar a vender produtos destes segmentos dentro de um marketplace?

Leia também:

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Como importar da China?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

grocery - destaque

O que é grocery e como vender na categoria?

A categoria de grocery concentra as vendas de alimentos e bebidas pela internet. Mas a venda destes itens requer atenção […]

coisas para revender - destaque

9 coisas para revender e ganhar dinheiro

Conheça algumas opções de coisas para revender e ter um negócio ainda mais lucrativo  Que existe uma série de coisas […]

vender produtos de limpeza - destaque

7 dicas para você vender produtos de limpeza

Tudo que você precisa saber para vender produtos de limpeza na internet  Comprar online já faz parte da rotina de […]