Oportunidades de negócio em Natal que você precisa conhecer

por Americanas Marketplace

7 de fevereiro de 2022

Já pensou em empreender no Rio Grande do Norte? Conheça as oportunidades de negócio em Natal e veja como começar 

O crescimento acelerado do Rio Grande do Norte pode ser facilmente notado e é o que atrai tantas novas oportunidades de negócio em Natal! A região já é conhecida por ser uma opção excelente para as férias, mas também pode ser ideal para quem quer começar a empreender

Natal é o município mais populoso de seu estado e o sexto do Nordeste, tornando a cidade um ótimo cenário para aqueles que querem começar um negócio próprio

De acordo com a 44ª edição do Webshoppers, no primeiro semestre de 2021, a região Nordeste contribuiu em 12% para o crescimento do e-commerce no país e teve um crescimento de 35% em relação ao primeiro semestre do ano anterior. 

Já imaginou empreender nesse lugar? Então, confira tudo que você precisa saber sobre as oportunidades de negócio em Natal. 

Fomento ao empreendedorismo

A cidade potiguar possui uma boa infraestrutura, o que impulsiona os negócios que estão apenas começando no mercado, já que existem diversas ferramentas e iniciativas educacionais para incentivar o empreendedorismo local. 

O programa Empreender, por exemplo, está presente há mais de 10 anos no estado e atende Micros e Pequenas Empresas de 13 municípios por meio do Facern (Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte).

De acordo com dados do Sebrae, o estado possui hoje quase 250 mil empresas em operação, sendo 88,7% de micro e pequeno porte. A maior parte (55,2%) se encontra registrada na categoria MEI, somando mais de 137 mil negócios enquadrados nesse modelo. 

As oportunidades de negócio em Natal

O turismo que aquece a economia

Natal é um famoso destino turístico dentro do país e atrai muitos visitantes durante o ano todo. Assim, o turismo acaba sendo um setor bem forte na região e que ainda pode ser muito explorado, uma vez que, esse é um segmento que está em constante crescimento e oferece opções que vão desde agências de turismo até a venda de lembrancinhas típicas da região. 

Destaque para o segmento de serviços 

A maior parte dos pequenos negócios do Rio Grande do Norte estão dentro do segmento de serviços. São operações que vão desde salão de beleza até empresas ligadas ao setor de alimentos.

Essa variedade de possibilidades na hora de abrir um novo negócio é um dos principais fatores que levam novos empreendedores a optar pela categoria. Do total de operações que se enquadram dentro do Simples Nacional – regime tributário simplificado –, quase 45% estão dentro do segmento de serviços.  

oportunidade de negócio em natal - interna

 O comércio em alta 

Abrir um comércio em Natal também é uma ótima alternativa para aqueles que querem começar a empreender na região, já que o local possui oportunidades em todos setores e um público bastante diversificado, com os próprios moradores e milhares de turistas que passam por lá. 

A chegada da pandemia causou um grande impacto nessa categoria. Na época, 50% das operações já estavam adaptadas a vender em canais digitais, porém 14% se viram diante de um novo desafio para adaptar seus negócios às novas necessidades dos consumidores. (SEBRAE) 

As vantagens do e-commerce regional

A região nordeste tem ganhado cada vez mais destaque no varejo digital. Segundo dados do Neotrust, durante o 1º trimestre de de 2021, a região concentrou 14,6% das vendas realizadas no e-commerce. 

Consumidores do país inteiro estão cada vez mais acostumados com a comodidade e a facilidade das compras online. Sendo assim, investir em um negócio online também pode ser uma grande oportunidade, principalmente para você se destacar nas vendas regionais! 

Os empreendedores locais conseguem uma grande vantagem competitiva frente às empresas que estão posicionadas em sua maioria no eixo Sul e Sudeste, conseguindo se tornar uma opção mais atrativa para os clientes da região, com um prazo de entrega melhor e um frete ainda mais em conta.  

Marketplace: a porta de entrada para o e-commerce

Os marketplaces são uma excelente opção para aqueles que querem começar a investir no e-commerce de forma rápida, simples e com baixo orçamento. 

Esses canais oferecem uma plataforma sólida e estruturada para as vendas, sem a necessidade de pagar qualquer tipo de investimento inicial, mensalidade ou taxa fixa. É cobrada apenas uma comissão sobre os pedidos, ou seja, você só paga quando vende. 

Além disso, nos marketplaces, você anuncia e vende os seus produtos dentro de sites de grandes marcas e conta com toda a visibilidade desses canais. Como na Americanas Marketplace, por exemplo, onde lojistas de todos os tamanhos e segmentos podem vender seus produtos na Americanas, no Submarino e no Shoptime. 

Os parceiros da Americanas Marketplace ainda contam com diversas vantagens para impulsionar suas vendas, como soluções de publicidade, logística e entrega para facilitar suas rotinas de venda. 

As oportunidades de negócio em Natal são diversas e você pode aproveitá-las para tirar as suas ideias do papel e começar a empreender.

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

9 séries de empreendedorismo que você precisa assistir

O que é carga tributária e como ela influencia na precificação?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

iso 27001 - destaque

O que é a norma ISO 27001 e como implementar?

A norma ISO 27001: entenda seu papel na gestão da segurança da informação e saiba como implementar um sistema eficaz […]

cnae

CNAE: o que é e como incluir uma atividade econômica no CNPJ

CNAE: o que é e como incluir atividade econômica no seu CNPJ A CNAE é um padrão nacional para identificar […]

contrato de compra e venda - destaque

Contrato de compra e venda: como funciona e quais as garantias?

Conheça o contrato de compra e venda e saiba quando e como usá-lo em suas negociações O contrato de compra e […]