5 dicas para sua padaria vender no mercado digital

por Americanas Marketplace

21 de março de 2022

Os apps de delivery já estão entre os favoritos dos brasileiros e trazem uma grande oportunidade para as padarias digitalizarem seus negócios 

As compras online já caíram no gosto dos brasileiros, que hoje apostam nesse método para garantir os mais diversos produtos, desde uma roupa nova até um pedido de comida em uma padaria.

A categoria de grocery, que se refere às vendas de alimentos e bebidas pela internet, teve um crescimento agressivo nos últimos anos. E o que durante a pandemia parecia apenas uma questão de necessidade momentânea, acabou agradando muita gente e, hoje, se tornou uma adaptação certeira para muitos negócios voltados para a alimentação, como as padarias

De acordo com a Statista, em 2020, o Brasil foi responsável por 48,77% do mercado de delivery em toda América Latina. 

Já a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostraram que o segmento de delivery foi o que mais cresceu entre maio de 2020 e maio de 2021. 

Nesse período, 55% dos consumidores compraram comida por delivery, sendo que, entre eles, 65% comprou com mais frequência por meio de aplicativos e 47% comprou utilizando redes sociais. 

O delivery é uma ótima solução para impulsionar as vendas de padarias de todos os tamanhos, seja uma grande rede ou um negócio mais local, como as padarias de bairro, já que cada vez mais pessoas estão buscando essa comodidade na hora de garantir suas refeições e outros alimentos

Oportunidades para as padarias online

Por meio das entregas, as padarias têm chance de atender diferentes demandas dos clientes, que vão desde um pão fresquinho logo cedo, um lanche e bebida durante a tarde ou até um pedido mais específico, como para um aniversário.

Além disso, o delivery permite que as padarias estendam seu alcance, passando a atender consumidores mais afastados da sua localização e ampliando sua lista de clientes e o seu faturamento. 

Planeje-se para a digitalização

Antes de apostar no mercado digital, planeje-se e pense exatamente em como você quer realizar essa adaptação. Uma dica é analisar como outras padarias estão realizando esse movimento, até para entender as necessidades do setor e ver como você pode se diferenciar da concorrência. 

Se você já está no ramo há alguns anos, você já conhece o seu público e as preferências dele, como horário em que ele mais compra e os pedidos mais feitos. Lembre-se desses detalhes na hora de definir as suas estratégias para o delivery. 

Essa pesquisa poderá te ajudar a definir alguns detalhes, como quais produtos você irá disponibilizar para entrega, como cada um deles será embalado e entregue e se você terá embalagens personalizadas do seu negócio. 

padaria - interna

Invista em um bom cadastro de produtos

Quando um cliente vai até uma padaria, ele pode ver todos os alimentos disponíveis e até conversar com os funcionários para saber mais detalhes de cada produto. Já no online, esse processo é bem diferente e o cliente depende apenas das imagens e descrições oferecidas. 

Por isso, ao cadastrar os seus produtos e criar a descrição de cada um, pense nas dúvidas que os clientes teriam e na melhor forma de apresentar os pratos disponíveis, sempre incluindo detalhes relevantes para a decisão de compra deles. 

Além disso, o visual é extremamente importante, afinal, o consumidor não vai comprar um produto sem antes ver a aparência dele. Então, aposte em imagens de qualidade e que mostrem a realidade dos seus produtos.

Ofereça diferenciais competitivos

Os diferenciais competitivos vão fazer com que a sua padaria se diferencie da concorrência e saia na frente, seja por oferecer melhores preços, entregas mais rápidas, um frete mais competitivo ou promoções exclusivas. 

A 44ª edição do Webshoppers analisou os principais motivadores para as compras em apps de delivery e praticidade e preço foram os grandes destaques. Para 73% o principal motivo é “não precisar sair de casa”, enquanto 52% destacaram as “promoções especiais”, 47% ressaltaram a “economia de tempo” e 38% é motivado pelas “entregas rápidas”. 

Aumente o ticket médio dos pedidos

Você também pode aproveitar o seu cardápio online para diversificar as ofertas da sua padaria e atender diferentes demandas, como por exemplo criando kits de produtos ou até sugerindo itens adicionais para as escolhas dos clientes. 

Essas opções ainda possibilitam que você aumente o ticket médio dos pedidos, seja na compra de um kit ou de um item adicional, aumentando ainda mais o faturamento do seu negócio.

Busque parcerias que facilitem o processo 

Hoje, existem diversos aplicativos que auxiliam na venda de restaurantes e padarias no universo online, como o Americanas Delivery, solução de entrega da Americanas Marketplace

O aplicativo funciona como um marketplace para restaurantes, padarias e outros estabelecimentos, disponibilizando a plataforma para que esses lugares montem uma vitrine online, enquanto deixam a parte logística por conta da marca. 

Com a sua loja no aplicativo, você moderniza o seu negócio, incentiva os pedidos online com uma vitrine completa e ainda aumenta o seu reconhecimento de marca e a sua área de alcance.

Além disso, o Americanas Delivery impulsiona a visibilidade da sua padaria dentro de um app que conta com a credibilidade Americanas e é acessado diariamente por milhões de usuários.

Já imaginou impulsionar as vendas da sua padaria dessa forma? Com essas dicas, não temos dúvida de que o seu negócio pode chegar muito mais longe! 

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