Dicas para aprimorar o plano de mídia da sua loja e alcançar a audiência certa

por Americanas Advertising

14 de maio de 2021

Fizemos uma seleção de boas práticas para te ajudar a construir um plano de mídia de sucesso e obter os melhores resultados  

O último ano foi marcado pelo crescimento do digital. As empresas se reinventaram para sobreviver e o e-commerce cresceu em meses, o que demoraria anos. De acordo com o índice MCC-ENET, essa mudança de comportamento do vendedor e, principalmente, do consumidor, impulsionada pela pandemia, trouxe ao e-commerce brasileiro o crescimento de 73%, como divulgou o E-Commerce Brasil.  

Mas o resultado disso é que, com mais gente vendendo, maior a necessidade de estar em evidência. Afinal, como diz aquela famosa frase: quem não é visto, não é lembrado. E é nesse momento que a publicidade entra em cena como uma grande aliada da estratégia de expansão da sua loja.   

Sabemos que a verba de investimento precisa ser muito bem planejada. Principalmente, porque que em tempos desafiadores, cada centavo importa. Na hora de investir em publicidade muitas dúvidas surgem. Qual o melhor canal? Vou ter retorno? E se eu não vender? Estou no momento de expandir minha marca? São muitas perguntas, não é mesmo? 

Mas, fique tranquilo, porque estamos aqui para esclarecer todas as questões. Separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de criar seu plano de mídia. Confira:

Tenha um objetivo claro 

É preciso entender o que você deseja com cada ação do seu plano de mídia. Seu principal objetivo é conquistar novos clientes, aumentar suas vendas ou melhorar o alcance da sua marca? Essa decisão te levará aos próximos passos.  

Estipule um orçamento 

Entender o quanto você quer e pode investir em mídia também é fundamental. Quanto maior for o seu investimento, maior serão as chances de apostar em ações mais robustas ou até mesmo combinar múltiplos canais de publicidade. Isso te ajuda a aumentar a presença da sua marca, a credibilidade do seu negócio e, claro, impacta positivamente na conversão.  

Entretanto, se a verba for menor, priorize as mídias que convertem mais rápido. Um bom exemplo são os links patrocinados e os Produtos Patrocinados, um produto exclusivo para os lojistas da Americanas Marketplace que querem anunciar nos sites da marca – Americanas, Submarino e Shoptime.  Isso porque eles possuem um ROI (retorno sobre investimento) acima do mercado. Com isso, é possível alcançar bons resultados, mesmo com um orçamento limitado.

plano de mídia - interna

Defina o seu público-alvo 

Outro ponto importante é conhecer o seu cliente. Baseado na sua estratégia, pergunte-se com quem você quer falar. Afinal, quem precisa ser impactado por esse anúncio? Mapear seu público-alvo e persona trará um direcionamento para sua campanha. Assim, você consegue identificar qual o melhor lugar para conquistar a audiência certa para o seu site.  

Estabeleça os canais em que estará presente  

Após definir quanto investir, por que anunciar e com quem se comunicar, fica mais fácil escolher onde você quer veicular sua campanha. Por exemplo, se o seu objetivo é alcançar mais pessoas para deixar sua marca em evidência, as redes sociais são uma excelente escolha. 

Agora, se você quer uma mídia de performance e awareness, para deixar sua marca em exposição durante toda jornada do cliente e, com isso, também reforçar o desejo de compra pelos consumidores, a solução Mídia Display vai te ajudar a acelerar seus resultados de reconhecimento de marca.  

Com tudo isso em mente e no seu planejamento de mídia, você consegue eliminar canais que não conversam com seu público e determinar até mesmo a forma de contratação, como CPC (Custo Por Clique) ou CPM (Custo Por Mil Impressões). 

Confira e mensure resultados

Com todas as informações mapeadas e organizadas no seu plano de mídia, você conseguirá tomar decisões mais assertivas, obtendo resultados melhores. 

Por falar em resultados, é essencial acompanhar a evolução da sua campanha. Para isso, faça revisões semanais, estipule metas e seja criterioso com seus relatórios. Assim, você terá o melhor direcionamento para acelerar seus resultados e, principalmente, insights para as próximas campanhas.  

Tire sua estratégia do papel e alavanque seus resultados. Se você é um parceiro da Americanas Marketplace, conheça mais sobre Facebook ADS, Google ADS, mídia programática através do  nosso canal de publicidade, a Americanas Advertising, que conta com diversas soluções. Nosso time de especialistas está pronto para ajudar empresas de todos os tamanhos a se destacarem da concorrência e aumentarem a conversão de vendas. 

Leia também:

Marketing digital no marketplace: 4 ações para ajudar sua loja

Você sabe como calcular seus investimentos em publicidade?

O que é ROI e como calculá-lo?

Americanas Advertising

Oferecemos a mais completa solução de publicidade nos sites da Americanas Marketplace. Ajudamos a escalar seu negócio com maior visibilidade para seus anúncios em áreas estratégicas dos sites e com insights relevantes sobre o consumidor.

veja ainda:

indicadores - destaque

8 principais indicadores de desempenho: como medir e otimizar? 

Conheça indicadores de desempenho que seu negócio precisa acompanhar e mensurar periodicamente A competitividade no varejo exige que lojistas estejam sempre atentos […]

horário para postar no tiktok - destaque

Qual o melhor horário para postar no TikTok? 

Veja o melhor horário para postar no TikTok de acordo com cada dia da semana No mundo dinâmico das redes […]

google ads - destaque

Google Ads: entenda como funciona e quais os benefícios

Explore o poder do Google Ads e alcance seu público-alvo de forma eficaz, aumentando a visibilidade e impulsionando as vendas […]