O posicionamento estratégico adotado por sua marca pode dar direção às suas estratégias e te ajudar a alcançar resultados mais rapidamente. Veja algumas dicas!
Definir o posicionamento estratégico de uma empresa é essencial para torná-la competitiva no mercado, seja pela inovação ou qualidade de seus produtos, seja pela excelência de seus serviços. Como não é possível se destacar em tudo, a estratégia é focar em apenas uma ou duas áreas e direcionar as ações da companhia para esse objetivo.
Para chegar a essa definição, alguns aspectos devem ser considerados. Um dos principais é, sem dúvida, o público-alvo: conhecer o perfil dele, suas necessidades e vontades torna-se essencial. Estudar a concorrência, também: quais empresas competem com a sua? Em que aspectos sua organização é melhor e quais as falhas dos concorrentes?
Antes de elaborar um plano de ação, avalie cuidadosamente a sua organização para identificar pontos fortes, setores em que é preciso melhorar, fatores que podem prejudicá-la e oportunidades a serem aproveitadas. Essa análise pode ser feita por meio da matriz SWOT. Apesar de algumas limitações, as qualidades da SWOT – manuseio fácil, baixo custo e aplicação em empresas de todos os segmentos – compensam as falhas. Outro ponto positivo é a integração de dados, que facilita as tomadas de decisão.
A escolha das áreas em que a empresa vai focar deve levar em consideração sua expertise, de modo que seja possível manter a posição de liderança alcançada. É importante, ainda, prever os recursos necessários. Se o objetivo é destacar-se pela rapidez e pontualidade na entrega, por exemplo, o investimento em logística será prioritário.
Estratégias definem a direção
Após essa avaliação cuidadosa, é hora de escolher uma estratégia. As preferidas do mercado são:
- posicionamento de valor: seleciona produtos ou serviços, em vez de segmentos específicos de consumidores. Exemplo: empresas que fabricam somente móveis para escritório.
- posicionamento de necessidade: visa atender todas ou quase todas as necessidades de um segmento. Exemplo: empresas que produzem somente alimentos para bebês.
- posicionamento de acesso: segmenta clientes por mercado, porte e localização geográfica. Exemplo: empresa que organiza somente excursões para praticar rapel.
Considerado um dos maiores estrategistas de marketing, o professor americano Philip Kotler acrescenta outras quatro estratégias a essa lista:
- posicionamento baseado em concorrência: o produto tem um diferencial em relação aos concorrentes. Exemplo: relógios e canivetes suíços.
- posicionamento baseado em categoria: quando a empresa é líder em um segmento. Exemplo: Coca Cola.
- posicionamento baseado em preço/qualidade: o valor é alto e a qualidade é o grande diferencial. Exemplo: Apple.
- posicionamento baseado em uso/aplicação específica: quando uma marca tem vários produtos, mas é conhecida por um deles. Exemplo: Ray-Ban, que fabrica também óculos de grau, mas virou sinônimo de óculos de sol.
Outros fatores que devem ser considerados
Qualquer que seja a estratégia escolhida, algumas medidas contribuem para alcançar o posicionamento estratégico ideal.
1 – Transformação digital
A transformação digital vai muito além da implantação de softwares, representa uma total mudança de perspectiva e envolve todas as áreas do negócio. São muitas as vantagens: contribui para estruturar um modelo de vendas escalável, reorganiza os processos internos e otimiza as estratégias de marketing. É um trabalho complexo que deve ser desenvolvido por equipe especializada.
2 – SEO
Um recurso muito importante no mundo digital em que vivemos é o SEO, ou Search Engine Optimization. Por meio dessa estratégia, quando o internauta digitar um nome de produto ou serviço a sua empresa terá mais chances de aparecer entre os primeiros resultados. Inserir uma ou mais palavras-chave no site é um dos recursos.
3 – Investimento em mídias sociais
De acordo com o relatório Digital 2021, das empresas We Are Social e Hootsuite, existem 160 milhões de usuários de internet no Brasil. Esses números dão bem a medida da importância de levar a sua marca para as redes sociais. Tudo de mais relevante acontece nesse ambiente e seu gerenciamento deve ser feito por especialistas.
4 – Experiência do cliente
As redes sociais são uma grande aliada, também, para oferecer a melhor experiência de compra ao cliente. As avaliações que ele posta constituem um bom indicador do que funciona e do que precisa ser mudado para obter um bom posicionamento estratégico e devem ser monitoradas de perto.
5 – Produção de conteúdo relevante
Se o seu produto é bem avaliado, mas os índices de prospecção e conversão de leads da sua empresa (conversão de potenciais clientes em clientes efetivos) deixam a desejar, experimente oferecer algo mais ao seu público, por exemplo, novidades do setor e notícias que possam interessá-lo. Além de aumentar o tráfego de usuários em seu site, esse serviço pode colocar a sua empresa na liderança de buscas na internet.
Um posicionamento estratégico bem estruturado traz muitos benefícios, como tornar a sua marca uma referência para os consumidores. A definição dos valores da organização, que facilita a identificação do público com ela, é outra vantagem. Tudo isso, claro, se traduz em mais vendas. Outra maneira de incrementá-las é ser um Ponto de Retirada da Americanas. O consumidor faz compras nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime e busca o produto na sua loja física, conhecendo e se engajando com ela. Com mais clientes circulando, são maiores as chances de vender. E, o que é melhor, a custo zero!
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