Veja nossas dicas para reduzir seu prazo de entrega e frete para atrair mais clientes na maior data do varejo: a Black Friday
A logística vem se reinventado a cada dia para atender as novas necessidades de consumo ditada pela evolução da tecnologia mobile, um exemplo disto, é o surgimento da nova geração de consumidores online, também conhecidos por millennials ou Geração Y. Essa geração cresceu com conexão à internet e celular nas mãos, trazendo assim uma maior exigência para a criação e desenvolvimento de produtos e serviços, segundo o presidente da Wunderman.
No entanto, atender as expectativas criadas no mundo digital e no físico é um verdadeiro desafio logístico para todos que trabalham com e-commerce. Não basta entregar o produto, é necessário oferecer uma boa experiência na jornada de compra. Hoje o principal objetivo do varejo é entregar o produto desejado o quanto antes, em qualquer lugar e pelo menor custo operacional possível.
O relatório do Webshoppers, elaborado pelo Ebit, aponta um crescimento de 14% dos pedidos entregues fora do prazo e aumento do prazo de entrega para 11,3 dias aos consumidores no 1º semestre/20. Isso é algo que pode impactar muito na experiência do cliente e, portanto, um ponto a ser revisto por todos os lojistas.
Hábitos dos novos consumidores
Os consumidores Heavy Users estão atentos às mudanças e em constante busca por novas alternativas de entrega. As entregas por conveniência têm se tornado o modelo mais prático, rápido e com menor custo operacional por não levar o produto até o destino final, mas deixando-o em um lugar que seja mais próximo e conveniente ao consumidor.
A tecnologia ampliou novas possibilidades ao varejo físico e online para atender as expectativas do mercado. Diariamente o varejo busca integrar as lojas online com a estrutura das lojas físicas para estarem mais próximos de seus clientes, utilizando assim o tão conhecido formato O2O (online to offline). Este modelo de negócio consiste em habilitar a compra online para ser entregue em diversos formatos.
Modelos de entrega O2O (online to offline)
- Entrega por conveniência –recebimento do pedido em poucas horas, o reduzindo prazo de entrega;
- Ponto de retirada – retirada das compras em lojas físicas, agências dos Correios ou até mesmo em postos de gasolina;
- Lockers com autoatendimento – retirada do produto quando e onde desejar, levando mais autonomia aos clientes;
- Modelo híbrido – otimização das rotas de abastecimento de produtos nas lojas físicas, tornando a malha de distribuição mais eficiente e até mesmo mais ecológica.
Como a entrega por conveniência ajuda no aumento das vendas na Black Friday?
Muitos consumidores têm seus CEPs rejeitados no momento que tentam finalizar uma compra online, pois muitos sites utilizam o serviço de transporte dos Correios e Transportadoras que possuem restrição de entrega em áreas consideradas de risco.
Para driblar esta situação, a oferta do serviço de entrega no ponto de retirada consegue atender o cliente, pois a loja física recebe o produto e o consumidor faz a retirada do item presencialmente. Esta iniciativa além de atender as necessidades de compra do consumidor, também aumenta as chances de conversão de vendas da loja física.
Você sabia que o B2W Marketplace tem este serviço em seu portfólio?
O Click & Collect é uma solução O2O da B2W gratuita para seus parceiros oferecendo mais opções de entrega aos clientes, aumentando o fluxo de consumidores da loja física e maior visibilidade da marca em nossos sites. E isso, claro, sem custos para toda essa operação!
Se você tem uma loja física e deseja cadastrá-la como um ponto de retirada, basta preencher o formulário abaixo.
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