Por que é importante ter produtos à pronta-entrega ao vender online?

por Americanas Marketplace

12 de dezembro de 2022

Entenda como os produtos à pronta-entrega podem impulsionar o desempenho da sua operação online 

A venda de produtos à pronta-entrega tem o objetivo de atender os clientes de forma imediata, simplificando e agilizando o processo, já que o consumidor escolhe o item, realiza o pagamento e logo recebe o que comprou. 

É uma venda diferente daquela feita por encomenda, onde os produtos apenas começam a ser produzidos após a escolha do item e confirmação da compra pelo cliente. Também é diferente do dropshipping, onde o fornecedor é quem faz a entrega do item para o cliente, e também do cross docking, onde, só após o recebimento de um pedido, o fabricante faz o envio do item para sua loja entregar. 

Nos casos de encomendas, dropshipping e cross docking, o prazo de entrega acaba se estendendo, uma vez que, ele contabiliza o tempo de fabricação e/ou envio do produto, além do período de entrega. Por isso, ter os itens à pronta-entrega acaba agilizando a chegada do item até o cliente.

A verdade é que não há opção melhor ou pior. Tudo depende dos seus objetivos, da modalidade da sua loja, do seu fluxo de caixa e, claro, das necessidades dos seus clientes em relação aos produtos oferecidos. 

Se você está pensando em atuar no e-commerce vendendo produtos à pronta-entrega, separamos algumas informações essenciais que podem ajudar. Confira. 

Como funciona a venda de produtos à pronta-entrega?

Como falamos anteriormente, a venda de produtos a pronta-entrega foca no imediatismo e na urgência da entrega dos produtos. Afinal, o lojista já tem um estoque pronto com os produtos e assim que a compra é confirmada, os itens são despachados para entrega. 

Esse processo é diferente das vendas feitas por encomenda, que normalmente trabalham com produtos mais personalizados, que passam a ser confeccionados quando a compra é confirmada, demandando um prazo de produção somado ao prazo de entrega. 

Pontos de atenção para a venda de produtos à pronta-entrega

A falta de personalização das mercadorias pode fazer com que a venda de produtos a pronta-entrega seja muito fácil e simples. De fato, esse modelo dispensa a etapa de produção, porém, exige bastante atenção do lojista em outros momentos. 

Entenda alguns pontos de atenção que são extremamente importantes em uma operação pronta-entrega:   

Estoque à disposição

A venda de produtos à pronta-entrega exige que você tenha um estoque recheado de mercadorias e preparado para atender a demanda, pois os produtos devem sair para entrega assim que a venda é confirmada. 

A gestão de estoque deve ser muito organizada para não correr o risco de vender uma quantidade maior do que a disponível ou para não ficar sem mercadorias. E também é necessário contar com um lugar espaçoso, como um galpão, armazém ou sala, para manter os produtos. 

Sortimento e quantidade de produtos 

Preparar o seu estoque para a venda de produtos à pronta-entrega exige atenção e estudo. Afinal, você não quer fazer um grande investimento em uma quantidade absurda de itens para, no final, ter um monte de produtos encalhados no estoque

Sendo assim, antes de montar o seu estoque, entenda a periodicidade de entrada e saída dos produtos e quais os itens favoritos dos seus consumidores. Dessa forma, você monta um estoque certeiro, com uma quantidade de produtos razoável e um sortimento que atende às necessidades da sua loja e dos seus consumidores. 

Organização financeira 

Na comercialização de produtos à pronta-entrega, os pagamentos são feitos na hora e, assim que a venda é confirmada, os produtos já entram no processo de separação, packing e entrega. Um processo diferente do disponível nas vendas por encomenda que, às vezes, os pagamentos acontecem em partes ou até são apenas pagos no momento da entrega. 

Apesar do pagamento no ato, é necessário ter uma boa gestão financeira na sua empresa para conseguir negociar com fornecedores, ter o seu estoque em dia e lidar com as despesas operacionais da loja. 

produtos à pronta-entrega - interna

Vantagens de trabalhar com produtos à pronta-entrega

Como você pode ver, a venda de produtos à pronta-entrega exige atenção aos detalhes para garantir que a operação flua sem gargalos, oferecendo uma boa experiência de compra aos consumidores. 

Ao mesmo tempo, esse modelo pode trazer algumas vantagens que só quem trabalha com a venda de produtos à pronta-entrega consegue ter. Por isso, é muito interessante para o seu negócio ter produtos à pronta-entrega. 

Se você trabalha com a venda de produtos por encomenda, uma opção interessante é mesclar o seu sofrimento e vender também à pronta-entrega. Assim, você conta com uma operação versátil e que atende às diferentes necessidades dos seus clientes.

Entenda porque trabalhar com a pronta entrega pode potencializar as vendas da sua loja: 

Agilidade para as entregas

Uma das principais vantagens de oferecer produtos à pronta-entrega é a agilidade para realizar a entrega dos itens. Assim que a compra é confirmada e o pagamento é recebido, o produto já entra no processo de pós-venda – onde ele é separado, embalado e enviado para a rota de entrega. 

Com os consumidores cada vez mais acostumados com a experiência de compra oferecida no e-commerce, eles também se tornaram mais exigentes, e a entrega rápida se tornou um grande diferencial. 

Sendo assim, a agilidade desse modelo pode impulsionar as suas vendas, pois faz com que você se destaque da concorrência e ainda fidelize seus clientes, que conseguem ter uma experiência bastante satisfatória na sua loja. 

Além disso, como a venda à pronta entrega não conta com uma etapa de produção ou personalização, você acaba ganhando tempo e economizando com alguns custos operacionais envolvidos nesse processo, o que pode aumentar a lucratividade da sua empresa. 

Maior giro de estoque e menor risco de inadimplência

Como nas vendas de produtos à pronta-entrega os pagamentos dos clientes são feitos no momento da compra, isso acaba trazendo um maior giro de estoque para a sua loja. Permitindo que você tenha ainda mais facilidade para lidar e prever gastos e despesas do seu negócio. 

E como nas vendas à pronta-entrega o produto só é liberado após o pagamento – diferentemente das vendas por encomenda, onde, muitas vezes, o produto começa a ser produtos sem a necessidade do pagamento total  –, isso evita casos de inadimplência, onde o lojista acaba não recebendo o pagamento pelo produto produzido. 

Entendeu como funciona a venda de produtos à pronta-entrega? Com organização e planejamento é possível vender seus produtos e garantir uma operação eficiente e descomplicada. Boas vendas!

Leia também:

E-commerce: o que é e como começar?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Tipos de embalagens: o que é embalagem primária e secundária?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

customer experience - destaque

Customer experience: o que é, importância e aplicação

O foco em customer experience ajuda a fidelizar seus clientes e melhorar a relação deles com a sua marca A […]

google analytics - destaque

Google Analytics 4: como funciona o GA4?

Descubra como funciona o Google Analytics 4, a nova versão da ferramenta do Google! O Google Analytics 4, também chamado de […]

clientes insatisfeitos - destaque

Clientes insatisfeitos: o que fazer?

Clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da sua loja, e por isso é preciso saber lidar com eles. Veja como! […]