Produtos artesanais: dicas para administrar a venda destes itens no marketplace

por Americanas Marketplace

15 de julho de 2019

Veja como superar eventuais desafios na venda de produtos artesanais

Existem muitas razões pelas quais algumas pessoas começam a trabalhar com a produção de produtos artesanais. Fato é que esse mercado pode ir além de um passa-tempo, virar profissão e até gerar crescimento financeiro para muitos negócios.

Com a facilidade de venda no online, por meio dos marketplaces, é muito fácil expor seus itens de produção artesanal para pessoas de todo o país e encontrar os clientes certos para o que você vende.

Para quem está começando, vale focar na qualidade do produto e em seu processo de produção: o que será feito, para qual público, com quais materiais. Esse é o caso de Jhonatas Roque, 25 anos, fundador da Casa Roque e parceiro da Americanas Marketplace, que fabrica e vende itens de decoração para quartos de bebês.

Segundo ele, quando começou a vender online, não tinha lugar para guardar as coisas, por isso, seu foco principal foi em ter um produto bom e, aos poucos, os resultados começaram a vir. “[O resultado] começou baixinho e, de repente, começou a crescer e dar um boom. O [meio] online te proporciona isso, coisa que o PDV (ponto de venda físico) não consegue”, conta Roque.

produtos artesanais - interna

Estoque vs. crescimento

Outro ponto que o seller destaca e que é importante para todos os pequenos artesãos é a atenção que precisou ter quanto ao estoque com o crescimento do negócio. Com as vendas online, a demanda pode crescer bastante, sendo necessário ter um planejamento para suprir o mercado.

Jonathas, que começou com um espaço pequeno para armazenar as produções, explica a dificuldade que enfrentou com o estoque com o crescimento das vendas.

“Chegou um estado em que eu não conseguia mais suportar: tinha espuma no quarto, no fundo, tinha espuma na garagem, tinha espuma em tudo que é lugar e você não conseguia entrar em casa”, explica.

Essa dificuldade fez com que fosse atrás de um espaço para armazenar os produtos, ajustando sua operação e conseguindo uma estrutura melhor para o crescimento.

De olho nisso, os lojistas de produtos artesanais devem considerar a realidade em que se encontram, mas sempre com atenção ao futuro, tendo um plano B para quando as vendas começarem a crescer. Estoque, escala de produção, gestão e integração de canais de venda são alguns fatores que precisam ser considerados por todo lojista que planeja expandir resultados vendendo digitalmente.

Conexões

O seller Jhonatas Roque, fundador da Casa Roque, faz parte do projeto Conexões, onde contamos a história de alguns lojistas que vendem na Americanas Marketplace. No vídeo abaixo você pode conhecer mais sobre ele e seus desafios na venda de produtos artesanais:

Americanas Marketplace

A Americanas Marketplace é formada pelos sites Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime, e permite que outros lojistas se tornem seus parceiros e vendam nestes sites. Se os seus produtos ainda não estão aqui, aproveite e cadastre-se!

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