Revenda de produtos: como iniciar esse processo?

por Americanas

23 de setembro de 2021

Antes de começar uma operação de revenda de produtos, é preciso planejar e organizar atentamente os seus objetivos de negócio. 

Já pensou em trabalhar com revenda de produtos? Essa pode ser uma ótima alternativa de negócio tanto para quem quer começar a vender quanto para quem já tem uma loja e quer diversificar o sortimento. 

A revenda de produtos não é um modelo de negócio novo. Porém, com o crescimento acelerado das vendas pela internet e com o público buscando cada vez mais formas diferentes de ganhar uma grana extra, esse modelo acabou ganhando mais força. 

Mas, assim como em qualquer negócio, antes de dar os primeiros passos, você deve entender muito bem o segmento e garantir uma estrutura organizada e bem planejada. Por isso, separamos alguns pontos importantes sobre a revenda de produtos para você se atentar. Confira! 

Como funciona a revenda de produtos? 

O profissional que trabalha com a revenda é na verdade um intermediário entre o consumidor final e o local de origem de um produto (como o fabricante ou fornecedor). Dessa forma, ele não tem nenhuma preocupação com a produção do produto e foca apenas em realizar a venda do mesmo. 

Alguns pontos de atenção sobre a revenda de produtos 

Antes de se aventurar nesse segmento, é importante que você conheça muito bem o funcionamento do negócio, as burocracias envolvidas e documentações exigidas para que a operação ocorra sem falhas.

Em alguns casos, por exemplo, é necessário que você tenha um CNPJ para comprar os produtos de fabricantes e fornecedores antes da revenda. 

Antes de fechar essas parcerias, lembre-se de sempre trabalhar com pessoas de confiança. Um relacionamento mais estreito, fará com que você tenha melhores negociações com fornecedores ou outras marcas. 

Para garantir a sua margem de lucro, estude sobre precificação de produtos e entenda a influência disso no seu negócio. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre como precificar os seus produtos, conte com a nossa calculadora de preços para encontrar o valor ideal para os seus itens. 

Os diferentes tipos de revenda de produto 

1 – Revenda por consignação 

Esse modelo foca na revenda de produtos oferecidos diretamente pelos fornecedores e é uma excelente opção para quem quer começar no ramo, já que não é necessário fazer nenhum tipo de investimento. 

Para realizar a revenda por consignação, você fica responsável pela venda comissionada dos produtos acordados com o fornecedor e não precisa comprar as peças com antecedência. Porém, ao fechar esse tipo de acordo, é importante esclarecer todos os detalhes com o fabricante e garantir uma relação de confiança entre as partes.   

2 – Revenda por catálogo

Esse tipo de revenda é bastante conhecido no Brasil e muito utilizado por empresas de cosméticos. 

O modelo é bastante vantajoso por não exigir um investimento financeiro. Às vezes, algumas empresas pedem que o revendedor compre um kit inicial de vendas ou cobram um valor de investimento inicial, porém é bem baixo.

Outro ponto positivo da revenda por catálogo é o fato de ser um negócio muito flexível. Isso porque você precisará carregar apenas o catálogo de produtos (e talvez algumas amostras) e apresentar aos clientes, sem a necessidade de ter as mercadorias em mãos, um espaço para estoque ou até um lugar fixo de trabalho. 

Quanto a sua margem de lucro, na revenda por catálogo, o vendedor ganha pela quantidade de produtos vendidos. 

3 – Revenda de produtos importados

A revenda de produtos importados da China já é uma forte realidade entre muitos varejistas. O processo acaba trazendo diversas vantagens, já que o sortimento de lá é mais diversificado, o que diminui a concorrência. 

Apesar do processo de importação parecer complicado, com as informações corretas sobre todos os procedimentos legais envolvidos, é possível garantir os seus produtos importados facilmente. 

Além disso, já existem empresas especializadas que facilitam o processo de importação, como a ST, por exemplo Com um time de especialistas da China, eles cuidam de todas as etapas da importação, desde a escolha dos fornecedores até o desembaraço aduaneiro, transporte e a entrega na sua loja. 

revenda de produtos - interna

Como escolher os produtos para revenda? 

Escolher os produtos que você irá revender é escolher onde você irá investir. Por isso, essa etapa é decisiva e exige bastante planejamento e pesquisa. 

Confira um passo a passo simples para te ajudar nesse primeiro momento: 

1º. Faça uma boa pesquisa de mercado e entenda quais são as tendências do momento e quais oportunidades você pode aproveitar.

2º. Considere produtos com os quais você se identifica ou tem mais afinidade e conhecimento. Assim, você conseguirá avaliar melhor a qualidade dos itens e até ter mais facilidade na hora de vendê-los.

3º. Defina o seu público-alvo e pesquise muito sobre ele. Essa análise irá guiar suas estratégias de negócio para a divulgação dos produtos. 

4º. Pesquise sobre os seus concorrentes no segmento e entenda como eles estão trabalhando para identificar oportunidades únicas. 

Onde comprar produtos para revenda 

A escolha de um fornecedor ou distribuidor de produtos para começar a revenda é muito particular, isso porque depende bastante do modelo de negócio que você escolher e dos itens que deseja vender. 

Se você for revender itens importados, por exemplo, precisará lidar com fornecedores internacionais e um processo de importação mais demorado. Já se os seus produtos forem nacionais, uma opção é buscar fornecedores ou distribuidores de produtos no atacado.

Você pode começar pesquisando polos industriais do segmento desejado aqui no País, encontrando cidades e regiões que concentram empresas especializadas na fabricação do produto desejado e com os preços mais competitivos.

Como realizar a revenda de produtos na internet 

O varejo online cresceu em um ritmo bastante acelerado nos últimos anos e acabou trazendo muitas vantagens para quem sonhava em ter o próprio negócio. Além de não exigir mais um espaço físico, o custo inicial para vender online é muito mais baixo, quando comparamos com o investimento necessário para abrir uma loja física. 

Novos canais de venda também ganharam espaço, trazendo diversas opções para você escolher a que melhor atenda às necessidades do seu negócio.  

Se você quer abrir a sua própria loja online, por exemplo, esteja preparado para fazer um investimento um pouco maior, mas aproveite ao máximo todas as vantagens que esse canal oferece, como ter o seu próprio espaço com a identidade da sua marca para publicar os produtos. 

As redes sociais também estão sendo cada vez mais adaptadas para atender essa demanda comercial. Canais como o Instagram e o Facebook estão recebendo funcionalidades exclusivas para de compra e venda, facilitando o processo para quem quer utilizar esses canais para os negócios. 

Agora, se você quer fazer um investimento bem baixo – mas bastante profissional – e ainda assim conseguir resultados, os marketplaces são a melhor opção. O fluxo de visitantes nesses sites é enorme, o que aumenta a sua visibilidade e as suas chances de conversão de vendas. 

A B2W Marketplace, por exemplo, conta com três grandes marcas (Americanas, Submarino e Shoptime) que já são bastante conhecidas pelos consumidores brasileiros, que compram e confiam nesses sites. 

E aí, preparado para iniciar o seu negócio? Escolha o tipo de revenda que você deseja realizar, os produtos da sua loja e boas vendas! 

Leia também:

4 Ps do marketing: como eles se encaixam on e offline

O que é marketplace?

O que é jornada de compra?

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

veja ainda:

análise preditiva - destaque

Análise preditiva: como utilizar no e-commerce 

A análise preditiva no e-commerce utiliza dados para antecipar tendências, otimizar processos e personalizar a experiência do cliente, aumentando a […]

black friday 2024 - destaque

Black Friday 2024: o que esperar do evento?  

A Black Friday 2024 consolida o digital e a multicanalidade. E o lojista que se preparar, sai na frente! Esse […]

ficha técnica de produto - destaque

Como criar uma boa ficha técnica de produto?

Você sabe criar uma boa ficha técnica de produto? Neste artigo explicamos, com exemplos, como fazer uma boa ficha técnica […]